Jogos de esportes para PC: 10 títulos interessantes para jogar

Screenshot do jogo Session (Imagem: Steam / Divulgação).
GAMES

A tecnologia das mecânicas nos games vem transformando os jogos de esportes para PC em verdadeiros simuladores, cada vez mais próximos das condições encontradas no mundo real.

No entanto, não podemos deixar de lado alguns títulos inovadores, que, mesmo não sendo fiéis ao que acontece na realidade, são extremamente divertidos de jogar e conquistam fãs até hoje.

Continue com a gente e confira nossas indicações de games de esportes. Boa leitura!

1. NBA 2K17

Screenshot do jogo NBA 2K17.
(Imagem: Steam / Divulgação).

Não precisa ser fã de esportes para gostar da franquia NBA 2K. Referência entre os jogos de basquete para PC, os games trazem uma enorme quantidade de opções, como um modo carreira e a possibilidade de criar e administrar seu próprio time.

As mecânicas de drible, passe e posicionamento também aproximam os jogos da experiência de uma partida de verdade. As narrações e reações da torcida ajudam a trazer uma atmosfera imersiva e emocionante. Para essa lista, recomendamos a versão de 2017, aclamado pela crítica.

Dados do game

Lançamento: 20/set/2016

Desenvolvido por: 2K

Compre na Steam

Requisitos mínimosWindows
ProcessadorIntel Core i3-530, 2.93 GHz / AMD Phenom II X4 805, 2.50 GHz
Memória RAM4 GB
Placa de vídeoNVIDIA GeForce GT 430 1 GB / ATI Radeon HD 6450 1 GB
Espaço em disco70 GB

2. FIFA 20

Screenshot do jogo FIFA 2020.
(Imagem: Origin / Divulgação).

Jogos de futebol para PC estão entre os mais populares do gênero, com um cenário competitivo forte e grandes desenvolvedoras atuando no segmento. FIFA é um dos maiores nomes, com edições que trazem atualizações e recursos novos todos os anos.

O game inclui atualizações e packs de cartas com jogadores sortidos. Entre os modos de jogo, estão os clássicos campeonatos oficiais, partidas avulsas, administração de clubes e, inclusive, uma nova modalidade, ao estilo battle royale, chamada de Modo Sobrevivência.

Nessas partidas, a cada gol marcado, um jogador aleatório do time é expulso, criando um cenário divertido e imprevisível. Também marcam presença um novo modo de jogo, chamado de Volta.

A modalidade traz o futsal popularizado no game FIFA Street, que teve seu último lançamento em 2012. Com cenários de quadras no melhor estilo underground, prepare-se para curtir partidas cheias de dribles.

Outro destaque vai para o licenciamento de nomes oficiais. Na edição de 2020, o FIFA conseguiu trazer a Champions League com todos os seus clubes, algo que era exclusividade do seu concorrente em anos anteriores.

Dados do game

Lançamento: 28/set/2018

Desenvolvido por: Electronic Arts

Compre na Origin

Requisitos mínimosWindows
ProcessadorIntel Core i3-2100, 3.1GHz / AMD Phenom II X4 965, 3.4 GHz
Memória RAM8 GB
Placa de vídeoNVIDIA GTX 460 1 GB / AMD Radeon R7 260
Espaço em disco50 GB

3. eFootball PES 2020

Screenshot do jogo PES 2020.
(Imagem: Steam / Divulgação).

O maior concorrente do FIFA nos jogos de futebol é, sem dúvida, o PES. Com mecânicas semelhantes e uma sequência de lançamentos que também acontece anualmente, os dois games têm muito em comum.

Clássico também dos consoles, esse game marcou a história na época do Playstation 2, sendo trabalhado em vários mods famosos no Brasil, como o Bomba Patch – atualizado até hoje.

O foco de eFootball PES 2020 é na simulação de movimentos reais dos campos. A física da bola foi remodelada, juntamente com os comandos de dribles e a mecânica dos chutes.

Enter os modos de jogo, destaca-se a clássica Master League, na qual o player acompanha a jornada de um clube em todos os aspectos, dos jogos à contratação e negociação de jogadores, rumo ao topo das maiores ligas de futebol do mundo.

O campeonato brasileiro e seus estádios estão presentes no PES, ao contrário do FIFA. A narração da versão brasileira fica por conta de Milton Leite e Mauro Beting, que fazem um excelente trabalho em aproximar as partidas da experiência real dos campos.

Dados do game

Lançamento: 29/ago/2018

Desenvolvido por: KONAMI

Compre na Steam

Requisitos mínimosWindows
ProcessadorIntel Core i5-3470 / AMD FX 4350
Memória RAM4 GB
Placa de vídeoNVIDIA GTX 670 / AMD Radeon HD 7870
Espaço em disco30 GB

4. Steep

Screenshot do jogo Steep.
(Imagem: Steam / Divulgação).

Para quem gosta de esportes de inverno, paisagens incríveis e muita, muita neve, Steep é um prato cheio. Ainda mais para nós, brasileiros, que não temos contato direto com essas modalidades.

No game, você explora montanhas com skis, snowboards e parapentes. As manobras são esteticamente agradáveis e fluidas, com tombos e acidentes muito bem representados. Também é possível personalizar os personagens.

Dados do game

Lançamento: 2/dez/2016

Desenvolvido por: Ubisoft

Compre na Steam

Requisitos mínimosWindows
ProcessadorIntel Core i5 2400S, 2.5 GHz / AMD FX-4100, 3.6 GHz
Memória RAM6 GB
Placa de vídeoNVIDIA GeForce GTX 560Ti / AMD Radeon R7 260X
Espaço em disco25 GB

5. QWOP

Screenshot do jogo QWOP.
(Imagem: Steam / Divulgação).

QWOP é um daqueles jogos despretensiosos, mas que prendem a atenção pela dificuldade. A premissa é simples: guiar um corredor em uma pista de atletismo pela maior distância possível.

São os controles que tornam a jogabilidade complexa. Existem apenas quatro teclas para movimentação, duas para as coxas e duas para as panturrilhas. Ao pressionar os botões, o personagem movimenta os músculos separadamente.

Prepare-se para investir muito tempo até descobrir como avançar no percurso. É como se estivéssemos aprendendo a andar de novo. Depois de conseguir, no entanto, a sensação de realização é ótima.

Dados do game

Lançamento: 12/nov/2008

Desenvolvido por: Bennett Foddy

Jogue online de graça

  • Requisitos: navegador compatível com HTML5 ou Flash

6. Brasfoot 2019

Screenshot do jogo Brasfoot.
(Imagem: Steam / Divulgação).

O próximo game da lista possui forte apelo do público brasileiro. O Brasfoot é um gerenciador de clubes completo e alinhado com todas as informações mais atualizadas sobre o mercado da bola.

Como técnico, o player pode contratar jogadores, jogar campeonatos nacionais e internacionais, se transferir para outras equipes, promover garotos dos times de base e criar suas próprias táticas e formações. 

Embora não mostre as partidas sendo jogadas, a sensação de realidade é alta. A maior parte dos clubes do mundo está presente, inclusive equipes brasileiras de divisões menos expressivas.

No game, ainda é possível criar sua própria equipe ou jogador. Você pode editar as características de posição no campo, perna “boa”, habilidades e idade. 

Em 2018, Brasfoot ganhou sua primeira versão mobile, que não foi tão bem aceita pela base de fãs. A experiência pelo PC ainda é a mais agradável pelos amantes do game, que já vai para sua 18ª edição. 

Dados do game

Lançamento: 2019

Desenvolvido por: Brasfoot

Baixe e jogue de graça

Ao fazer o registro no site, você ainda tem acesso a uma área exclusiva com download de mais times, opções extras e participação em um fórum oficial de discussões do jogo.

7. Rocket League

Screenshot do jogo Rocket League.
(Imagem: Steam / Divulgação).

Rocket League é um dos títulos mais interessantes da lista. Misturando pilotagem com futebol, esse game é repleto de ação, com veículos se enfrentando e buscando empurrar a bola até o gol adversário.

A mecânica de movimentação inclui cálculos de física que levam em consideração a velocidade para aumentar a inércia e a potência, quando os carros se chocam uns com os outros e também quando realizam chutes.

Para complementar, os gráficos do jogo são ótimos e cheios de efeitos para as batidas e colisões. Há uma variedade de carros para escolher, com possibilidade de personalização em mais de 10 bilhões de combinações.

Rocket League se tornou um grande sucesso no multiplayer, com partidas online de até oito jogadores se enfrentando nas arenas.

Dados do game

Lançamento: 7/jul/2015

Desenvolvido por: Psyonix

Compre na Steam

Requisitos mínimosWindowsMac OS XSteamOS + Linux
ProcessadorDual core, 2.4 GHzIntel Core i5, 2.4 GHzDual core, 2.4 GHz
Memória RAM2 GB8 GB2 GB
Placa de vídeoNVIDIA GTX 260 / ATI 4850NVIDIA GeForce GT 640M / ATI Radeon HD 5670 / Intel HD Graphics 4000 / Iris Pro GraphicsNVIDIA GTX 260 / ATI 4850
Espaço em disco7 GB7 GB7 GB

8. OlliOlli

Screenshot do jogo OlliOlli.
(Imagem: Steam / Divulgação).

OlliOlli se assemelha um pouco ao estilo de Rocket League, inserindo o esporte em um contexto de ficção. No game, as manobras de skate são executadas em cenários cheios de obstáculos e com oportunidades para movimentos que desafiam a gravidade.

São 50 fases diferentes, somando 250 desafios. Do lado do jogador, estão disponíveis mais de 120 tricks de skate, abrindo possibilidade para combos gigantes e diversificados.

Se você está em busca de um game casual e divertido, OlliOlli é uma ótima opção, com quatro modos de jogo: Career, Spots, Daily Grind e RAD mode. Para completar, a arte do jogo possui estética retrô e lembra os clássicos de arcade, com um charme especial.

Dados do game

Lançamento: 22/jul/2014

Desenvolvido por: Roll7, General Arcade

Compre na Steam

Requisitos mínimosWindowsMac OS XSteamOS + Linux
ProcessadorDual core, 2.0 GHzDual core, 2.0 GHzDual core, 2.0 GHz
Memória RAM2 GB2 GB2 GB
Placa de vídeoNVIDIA GeForce 9400m / Intel HD 3000NVIDIA GeForce 9400m / Intel HD 3000NVIDIA GeForce 9400m / Intel HD 3000
Espaço em disco300 MB300 MB300 MB

9. MXGP

Screenshot do jogo MXGP.

MXGP é o videogame oficial de motocross, com todos os pilotos e motos do esporte. Até as marcas patrocinadoras estão presentes. As pistas possuem escala real, ou seja, são do mesmo tamanho que aquelas onde as corridas acontecem nos campeonatos.

A mecânica de controle permite manipular a moto e o corredor de maneira independente, trazendo mais realismo para o gameplay, uma vez que as corridas de motocross exigem uma movimentação corporal intensa.

No modo carreira, o jogador tem a chance de escalar do anonimato até as ligas principais do esporte, sendo recrutado por times oficiais e competindo com grandes nomes do motocross.

Dados do game

Lançamento: 28/mar/2014

Desenvolvido por: Milestone

Compre na Steam

Requisitos mínimosWindows
ProcessadorIntel, 2.4 GHz
Memória RAM2 GB
Placa de vídeoNVIDIA GeForce 7600 / ATI X1600
Espaço em disco4 GB

10. Session

Screenshot do jogo Session.
(Imagem: Steam / Divulgação).

O último game da lista é também o mais recente. Jogos de skate não são tão abundantes nos dias de hoje, depois dos anos dourados de Tony Hawk e SKATE (EA). Porém, este ano, Session chega com uma proposta interessante.

Em uma época na qual o skateboarding está cada vez mais profissional, com a primeira aparição nos jogos olímpicos marcada para o ano de 2020, em Tóquio, o game aposta na essência dos skatistas: uma cultura de diversão pura.

Um elemento interessante resgatado em Session são os vídeos de skate, chamados de videoparts. O game traz um editor que permite ao jogador criar e compartilhar montagens a partir de suas manobras e sessões.

Observação: o jogo está em fase de acesso antecipado e sua versão definitiva ainda não foi lançada.

Dados do game

Lançamento: 17/set/2019

Desenvolvido por: crea-ture Studios

Compre na Steam

Requisitos mínimosWindows
ProcessadorIntel Core 2 Quad Q6600 / AMD Phenom II X4 940
Memória RAM4 GB
Placa de vídeoNVIDIA GeForce GTX 480 / AMD Radeon HD 6970
Espaço em disco10 GB

Jogos de esportes para PC são ótimas oportunidades para se divertir e ultrapassar as barreiras físicas do mundo real, ou então simular da maneira mais realista possível as partidas oficiais.

A capacidade de processamento dos PCs gamer está permitindo avanços cada vez maiores nas mecânicas de gameplay, com resultados que impressionam pela semelhança com a realidade.

Mesmo assim, ainda há espaço para a criatividade dos desenvolvedores, que utilizam conceitos do esporte para construir jogos que misturam vários elementos. Esses títulos focam na diversão e na competitividade entre os players.

E aí, faltou algum jogo na lista? Deixe nos comentários quais os seus jogos de esportes favoritos e assine a newsletter para não perder nenhum post novo do blog. Até a próxima!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *