Eventos de games no Brasil: o que esperar em 2020

eventos gamer 2019
ROTINA GAMER

Em razão das medidas de combate à pandemia de COVID-19, causada pelo novo Coronavírus, as datas dos eventos estão sujeitas a alterações, ou mesmo cancelamentos. Portanto, as informações deste post podem ficar desatualizadas, e serão ajustadas quando novas datas forem confirmadas.

Atualização do dia 24/03/2020.
Banner para o teste de desempenho de PC da Shopinfo.

Eventos gamer já são um fenômeno. Com várias opções ao longo do ano, esses espaços são ótimos para conferir as novidades no mundo dos jogos, experimentar lançamentos que estão por vir e conhecer o hardware e os consoles de última geração.

Essas feiras são, acima de tudo, grandes encontros entre apaixonados por videogames e cultura pop em geral. Com base no que aconteceu em 2019, reunimos indicações de eventos de games no Brasil para curtir no próximo ano. Continue a leitura e confira!

Game XP 2020

A Game XP é um dos principais eventos gamer do país. Começando em 2017, em parceria com o Rock in Rio, a feira trouxe o conceito inovador de Game Park, uma estrutura enorme com vários ambientes dedicados aos videogames.

Na edição de 2019, o espaço contou com recriações do campo de batalha do Fortnite, um palco de Just Dance e uma arena de futebol do PES 2020. Durante o evento, os visitantes também podiam jogar partidas do clássico Pac Man na “vida real”, correndo por um labirinto e tentando capturar os prêmios (ou adversários).

O Game Park também trouxe uma montanha russa com realidade virtual. Nela, os participantes utilizavam óculos de VR enquanto estavam no carrinho, criando uma imersão total no brinquedo.

https://www.facebook.com/GameXPoficial/videos/524605448384900/

A feira contou, ainda, com grandes shows de IZA, Anavitória, Projota e Mano Brown. Os fãs de eSports presenciaram campeonatos de League of Legends, CS:GO e Rainbow Six.

Além disso, nomes famosos da área marcam presença, assim como youtubers e cosplayers. Com mais de 96 mil visitantes em 2019, a edição do ano que vem já foi confirmada para o mês de julho, na cidade do Rio de Janeiro.

Brasil Game Show (BGS) 2020

A Brasil Game Show, popularmente conhecida como BGS, é um dos principais eventos de games no Brasil. A feira conta com exposições de grandes empresas de jogos como Nintendo, Playstation e WB Games, e é considerada a maior da América Latina.

Aclamada pelos influenciadores, a feira é um grande ponto de encontro entre YouTubers e streamers, proporcionando também um espaço de contato com seguidores.

https://www.youtube.com/watch?v=mRSxOhZ4ZyM

Pelo vídeo, dá para perceber a dimensão do evento. Em 2019, o streaming veio com tudo, contando com a presença do Facebook Gaming, Twitch e YouTube Gaming. Também marcaram presença grandes marcas do universo PC Gamer, como Intel, ASUS e Razer.

O cenário competitivo não ficou de fora. A antiga Brasil Game Cup, agora denominada BGS Esports, contou com campeonatos masculinos e femininos de CS:GO. Outro destaque interessante do evento é a Avenida Indie, um espaço para desenvolvedores independentes.

Foto da fila da BGS 2019.
Corredor de entrada lotado para a BGS 2019 (Imagem: BGS / Divulgação).

A BGS também contou com lançamentos de jogos como Borderlands 3 e os remakes de Final Fantasy VII e Battletoads. A estimativa para 2020 é que a BGS deve acontecer entre os dias 8 e 11 de outubro, na cidade de São Paulo.

Campus Party 2020

A Campus Party não é apenas um evento gamer – é um lugar para quem ama tecnologia, inovação e muito mais. A feira já chegou em 15 países pelo mundo, sempre contando com um ótimo lineup e um espaço separado exclusivamente para o universo dos games.

Com 12 edições no Brasil, a Campus Party já se expandiu para além da cidade de São Paulo, chegando em Natal, Goiânia e, em 2020, terá seu primeiro evento em Manaus, a CPAMAZÔNIA.

O evento é uma verdadeira mistura de elementos relacionados à tecnologia. A possibilidade de acampar dentro do espaço é o grande diferencial que contribui para a imersão total dos participantes.

https://www.youtube.com/watch?v=soLb3S3I_fU&feature=emb_logo

Na programação, espere encontrar de tudo: exposições de startups e inventores, simuladores de voo e palestras de especialistas da área. Outra atração são os modders, que trazem seus PCs completamente customizados.

A feira conta com três áreas principais. O Open Campus, gratuito, concentra estandes, simuladores, startups e a praça de alimentação. A Arena é um espaço para pagantes, com palestras, workshops e a famosa internet de altíssima velocidade, característica da Campus Party.

Palestra durante a Campus Party Brasil 2019.
A Campus Party também é palco para desafios e hackathons – maratonas de desenvolvimento de tecnologia (Imagem: Campus Party Brasil / Divulgação).

A conexão que fica disponível na feira é da ordem de 40 Gbps, uma atração à parte. Muitos participantes trazem seus computadores para o evento, participando de sessões de gameplay noite adentro.

Por fim, a área de Camping é reservada para quem adquiriu ingressos dessa modalidade. O ambiente conta com toda a estrutura necessária de barracas, além de áreas de higiene e bem-estar.

Acesse o site oficial da Campus Party para conferir as datas de todas as edições de 2020. Até o momento, temos a data da CPAMAZÔNIA: 18 a 22 de março.

CCXP 2020

A CCXP dispensa apresentações: o maior evento de cultura pop e geek do Brasil é um sucesso que só cresce a cada ano. A primeira edição, em 2014, começou reunindo 97 mil pessoas; em 2018, esse número saltou para 262 mil.

A feira foi pensada nos moldes da San Diego Comic-Con, a maior referência em evento de cultura nerd no mundo. Mesmo sendo mais nova, a CCXP não deixa nada a desejar, trazendo grandes estúdios de cinema, como Disney, Warner e FOX.

https://youtu.be/gVpvLaTFwaA

Nos painéis, atores famosos como Ryan Reynolds e Gal Gadot já marcaram presença, em sessões para conversar sobre e divulgar seus trabalhos recentes. O lineup de 2019 também contou com o elenco da série La Casa de Papel.

Outra atração interessante é a Artist’s Alley, um local repleto de artistas expondo seus trabalhos. Nesse espaço, os criadores podem interagir com fãs, autografando obras e vendendo artes produzidas no evento, inéditas e exclusivas.

Os gamers não ficam para trás: a Game Arena é a área dedicada exclusivamente para os amantes de jogos, com novidades, competições de eSports e grandes nomes da comunidade.

Quem curte jogos de tabuleiro também não ficará decepcionado, pois a Arena Board Games oferece diversas opções, com sessões de 30 minutos para os entusiastas da modalidade.

A CCXP costuma acontecer nos primeiros dias de dezembro, na cidade de São Paulo.

Todas essas feiras são ótimas oportunidades para ter contato com conteúdos exclusivos e lançamentos do mundo dos jogos. As experiências de interação com novas tecnologias e o contato com outros torna a experiência ainda melhor.

Em 2019, muita coisa legal aconteceu. E, para o ano que vem, as expectativas estão altas para os eventos de games. E aí, para qual deles você está mais animado? Conte para a gente nos comentários!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *