7 jogos de computador para crianças

Criança jogando no PC.
LISTAS

Videogames não servem apenas para entretenimento ou como passatempo para relaxar. Eles podem chegar ao nível competitivo, como nos e-Sports, ou até ajudar a desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade.

Sugerir jogos de computador para crianças funciona como uma ótima ferramenta de aprendizagem, além de serem atividades que podem ser aproveitadas em qualquer ambiente, não necessitando de grandes espaços.

Se estiver procurando uma forma diferente de entreter o seu filho, confira a seleção que preparamos a seguir, que vai muito além de jogos infantis – observação: os games também podem ser apreciados pelos pais!

1. Minecraft

Construções no Minecraft.
Cenário construído no Minecraft.

O game já passou várias vezes aqui no blog. Minecraft foi criado a partir de uma ideia simples, de sobrevivência em um mundo gerado de forma procedural – ou seja, a cada novo jogo, o cenário é calculado e formado aleatoriamente.

Essa característica, por si só, faz com que cada campanha seja diferente, com vários ecossistemas para o usuário interagir, de selvas chuvosas a desertos. É possível combinar os recursos coletados e fabricar itens que vão desde tochas até uma maçã dourada capaz de curar zumbis.

Minecraft possui gráficos baseados em blocos, que trazem uma dinâmica espetacular: é possível empilhar e agrupar cubos de diversos materiais (madeira, pedra, terra) para dar vida a construções – desafiando as leis da física da forma mais divertida possível.

Algumas pessoas, com muito empenho e tempo sobrando, conseguiram construir verdadeiras obras de arte, como mostra o compilado do canal Pipocando Games com algumas das melhores construções feitas dentro do jogo:

2. Terraria

Screenshot do jogo Terraria.
Imagem: Steam/Reprodução.

Terraria é muitas vezes associado a um tipo de “Minecraft 2D”, mas traz muitos novos elementos. A princípio, um jogo de exploração de biomas e cavernas em duas dimensões não parece tão interessante, mas o game esconde muitos segredos e possibilidades ao jogador.

O mapa é dividido em camadas, que padronizam o tipo de cenário que pode ser encontrado. A superfície é o equivalente ao nível do chão; para cima, é possível encontrar ilhas flutuantes no espaço; por fim, ao cavar e descer pela terra, o player passa pelos níveis de subsolo, caverna e submundo.

Para além da exploração, também é possível coletar materiais que variam de acordo com o grau de raridade, que podem ser combinados em itens para melhorar as habilidades de combate e movimentação.

3. Kerbal Space Program

Screenshot do jogo Kerbal Space Program.
Foguete construído em Kerbal Space Program (Imagem: Steam/Reprodução).

Nada de NASA ou SpaceX… neste game, o jogador tem a experiência de trabalhar na construção de um foguete espacial alienígena, selecionando todas as partes que compõem os principais estágios da aeronave.

As missões começam na oficina, com um catálogo complexo de materiais para escolher. O resultado do projeto é posto à prova com o lançamento do veículo e sua trajetória pela atmosfera, até chegar ao destino final no espaço.

Com design divertido e gráficos amigáveis, Kerbal Space Program funciona como uma espécie de simulador de aeronaves espaciais, no qual se aprende sobre as etapas desse processo.

4. Spore

Screenshot do jogo Spore.
Fase celular no Spore (Imagem: Steam/Reprodução).

Já imaginou como seria se um organismo vivo pudesse evoluir com velocidade astronômica, desafiando os princípios da biologia para demonstrar como a vida partiu de pequenos seres unicelulares até animais complexos e civilizados?

Spore é o jogo para matar essa curiosidade. O jogador começa em um ambiente aquático, como uma pequena célula que se alimenta e vai crescendo em tamanho, até que aquele local se torna pequeno demais.

Então, a fase celular dá lugar a uma criatura com membros, olhos, asas, e outras características animais – que podem ser escolhidas durante o gameplay. O ambiente muda para a superfície de uma região do planeta, com outros seres da mesma espécie e interações com animais.

Continuando a evolução, após cumprir desafios de organização de grupo, evolui-se para estágios de tribo e civilização, com novas responsabilidades e tarefas para conquistas. Por fim, o jogo avança até a exploração espacial interplanetária.

Spore é uma opção muito interessante para observar as dinâmicas sociais que os seres vivos encaram nos mais diferentes estágios evolutivos, por meio de uma experiência divertida e personalizável.

5. Portal 2

Screenshot do jogo Portal 2.
Portal 2: quebra-cabeças em um cenário 3D (Imagem: Steam/Reprodução).

Um dos jogos de puzzle mais famosos da Steam. Desenvolvido pela própria Valve (dona da plataforma de distribuição de games), o jogador precisa cumprir uma série de quebra-cabeças em cenários 3D.

No estilo dos jogos de tiro em primeira pessoa, Portal 2 insere uma dinâmica diferente ao disponibilizar uma portal gun – arma capaz de abrir portais e interligar dois pontos no mapa.

Para quem gosta de pensar bastante até descobrir como resolver desafios de raciocínio lógico, essa é uma alternativa para gastar boas horas de gameplay.

6. Cities: Skylines

Screenshot do jogo Cities: Skylines.
Cities: Skylines traz gráficos modernos ao estilo de jogos de gerenciamento (Imagem: Steam/Reprodução).

Para quem era da época do PlayStation 1, SimCity foi um game que marcou um estilo que continuaria se propagando em muitos outros títulos. O simulador colocava o jogador no papel de um prefeito que precisa lidar com todos os desafios de gerenciamento de uma cidade.

Cities: Skylines é a renovação desse estilo para a geração atual, com gráficos excelentes e a mesma essência de trabalho, resolução de problemas, administração e desenvolvimento rumo ao progresso.

Consertar estradas, construir escolas e fornecer a melhor infraestrutura para os moradores são apenas algumas das responsabilidades do jogador. O game é uma ótima escolha para praticar habilidades de organização e gestão voltada ao coletivo.

7. Overcooked 2

Screenshot do jogo Overcooked 2.
Ação maluca e cooperativa em Overcooked 2 (Imagem: Steam/Reprodução).

O último jogo da lista é perfeito para jogar em família ou com os amigos. Overcooked 2 é um prato cheio para quem gosta de games casuais cooperativos e engraçados. No game, os jogadores (até quatro) precisam cozinhar os pedidos de um restaurante, de acordo com as instruções das receitas.

No entanto, as fases não se passam em cozinhas tradicionais, mas em ambientes e cenários malucos e inusitados, de naves espaciais a caminhões em movimento. Elas também oferecem desafios aos processos, como ratos que roubam as comidas ou bancadas que trocam de posição e mudam todo o fluxo da operação.

Banner para o teste de desempenho de PC da Shopinfo.

Sugerir jogos de computador para crianças é uma forma de estimular a criatividade dos pequenos, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades cognitivas e se divertem, acima de tudo.

O blog da Shopinfo preparou um quiz com sugestões sobre qual deve ser o próximo game da sua lista, acessível pelo banner abaixo. Obrigado e até a próxima!

Banner para o quiz da Shopinfo com dicas de jogos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *