Lives de jogos: entretenimento para a quarentena

Gamer fazendo live de jogos.
GAMES

A pandemia causada pelo novo coronavírus obrigou muita gente a ficar em casa, incluindo os artistas, que inundaram o Instagram e o YouTube com suas transmissões ao vivo. No entanto, a comunidade gamer também vem chamando a atenção com sua presença no streaming.

O crescente número de canais e criadores de conteúdo produzindo lives de jogos no Brasil está construindo uma nova forma de entretenimento, alternativa aos campeonatos convencionais e aos programas e séries de TV.

Neste post, vamos falar um pouco sobre como esse novo formato está se tornando uma ótima alternativa para os quarentenados, com pontos positivos que vão da acessibilidade ao alto número de opções. Boa leitura!

O cenário das lives de jogos

Nos últimos quatro meses, o consumo de jogos eletrônicos se configurou como um passatempo totalmente compatível com o distanciamento social. No caso dos e-Sports, os campeonatos presenciais se transferiram para o ambiente online e poucos eventos foram prejudicados.

Banner para a página do quiz com dicas de jogos em 2 minutos.

No entanto, o cenário atual das lives está recheado de canais de jogadores compartilhando suas sessões de jogo. As competições, que migraram para as plataformas de streaming, disputam lado a lado com esses gamers, cujo foco está no entretenimento e na interação com a comunidade.

Dados de março deste ano colocaram o Brasil como o segundo mercado que mais consome o serviço de transmissões da Amazon, a Twitch, atrás apenas dos Estados Unidos.

Um novo formato de entretenimento

Consumir videogames vai muito além das horas de gameplay. Muitos jogos possuem extensas enciclopédias, com comunidades dedicadas a desvendar todos os segredos e compartilhar as respostas para determinados desafios.

Nesse contexto, o streaming de games entra como complemento à experiência de gameplay, entregando conteúdos nos mais diferentes formatos, dos mais engraçados aos mais técnicos.

Pessoas fazendo uma live de jogos em um estúdio.
O cenário de lives de jogos oferece uma nova forma de entretenimento aos quarentenados.

Assistir a outras pessoas jogando também é uma alternativa para quem não tem como gastar o valor cheio de um jogo que acabou de lançar, ou investir em um upgrade de placa de vídeo que suporte determinados títulos mais novos.

As transmissões ao vivo são gratuitas e oferecem horas de conteúdo, que pode ser acessado de qualquer local com internet e ainda permite a interação em tempo real com os streamers, via chat.

Entre os sites mais populares para assistir a esses conteúdos, estão a Twitch, o YouTube Gaming e o Facebook Gaming (para recomendações de canais de jogos para acompanhar, confira o nosso post!).

Perspectivas para o futuro

O momento atual acelerou o crescimento de plataformas como o YouTube, conforme mais pessoas ficam em casa durante o distanciamento social. Avanços tecnológicos permitiram uma maior facilidade para fazer e assistir às transmissões, aumentando a acessibilidade para novos adeptos das lives de jogos.

Outro indicador do sucesso nas transmissões ao vivo é a mudança de postura de algumas emissoras de TV, que começaram a trazer alguns campeonatos de e-Sports com uma infraestrutura de narração e comentários muito bem feita.

Banner para o teste de desempenho de PC da Shopinfo.

O mercado de jogos eletrônicos está atraindo cada vez mais empresas e marcas, devido a seus números expressivos: o Brasil já é o terceiro maior público para o cenário competitivo no mundo, ficando atrás de China e Estados Unidos e ostentando mais de 20 milhões de fãs (entusiastas e casuais).

Alternativa para o isolamento

Agora, falando especificamente sobre o momento de isolamento social, as lives de jogos são, de fato, uma das melhores formas de entretenimento para os amantes de videogames.

Entre as possibilidades dentro do YouTube e da Twitch, encontram-se diversos canais de gameplays casuais, jogando campanhas inteiras de jogos (populares ou não), além de competições e transmissões mais sérias, discutindo notícias recentes do mundo dos jogos.

Setup de computador com luminárias sobre a mesa.
A variedade de opções é uma das maiores qualidades das lives de jogos.

Outra qualidade do streaming é a presença de muitos jogadores famosos, que, durante ou após encerrarem suas carreiras competitivas, encontram nas lives a plataforma perfeita para exibirem suas habilidades e interagirem com seus seguidores.

Seja qual for a sua intenção, é muito provável que exista alguém fazendo uma stream neste exato momento, jogando ou falando sobre um game que você tem interesse. Esse é o principal efeito da acessibilidade trazida por essas plataformas, aliada a uma evolução nas tecnologias dos computadores e da internet.

Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos e deixe um comentário com seus canais favoritos para seguir na Twitch ou no YouTube. 

Ah, e não se esqueça de assinar a newsletter do blog da Shopinfo para receber os conteúdos diretamente por e-mail, toda semana. Obrigado e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *