PC para rodar Valorant: conheça o novo jogo da Riot

Agentes de Valorant.
ROTINA GAMER

Se você já ouviu falar em League of Legends (LoL) ou Legends of Runeterra (LoR), com certeza conhece a Riot Games. O estúdio norte-americano, responsável por um dos jogos mais jogados no mundo e o Multiplayer Online Battle Arena (MOBA) de maior destaque, aposta no sucesso de outro game da categoria FPS (first-person shooter) com multiplayer: Valorant. Entenda tudo e saiba qual o melhor PC para rodar Valorant.

O novo jogo da gigante dos games é free-to-play (grátis para jogar, em português) e se assemelha muito ao Counter-Strike e Overwatch. Lançado em junho de 2020, Valorant está disponível, por enquanto, apenas para o sistema Windows. 

banner para um quiz que irá testar se seu pc é fraco, médio ou top de linha.

Sobre o game

O novo lançamento da Riot é um jogo 5×5 tático de tiro em primeira pessoa. Ambientado em uma arena que possui o nome do game, os players, que contam apenas com uma vida em cada rodada, têm o objetivo de desarmar a Spike (que é uma espécie de bomba). Essa gameplay dura em torno de 8 a 12 minutos.

https://www.youtube.com/watch?v=IhhjcB2ZjIM
Valorant: data de lançamento foi divulgada ao público na comemoração de 10 anos de LoL em 2019. Imagem: Riot Games/Reprodução

Com diversas armas e munições, o jogo traz a lembrança de LoL com um toque de fantasia. Os agentes, com habilidades um tanto mágicas, como recursos fantasmagóricos de teletransporte, possuem poderes especiais que auxiliam a planejar ataques e batalhar uns com os outros.

Com quatro tipos de jogadas, você pode optar por entrar no game como duelista, iniciador, controlador ou sentinela. 

Agentes

Com 12 agentes de diversas localidades do mundo e habilidades únicas, você escolhe aquele que mais se adequa à sua gameplay (lembra das quatro opções?)

Duelistas: 

Os quatro duelistas são os verdadeiros trunfos de Valorant. Mesmo que todos os agentes consigam derrubar os adversários, eles não se comparam com as habilidades específicas para o combate de Jett, Raze, Phoenix e Reyna.

Jett

Nascida na Coreia do Sul, esta agente não brinca em serviço. Com estilo de luta ágil e eficiente, ela encara qualquer confronto, deixando seus oponentes no chão. 

Sem nenhum poder mágico, os recursos de Jett são duas adagas letais: uma Smoke e uma Ultimate, mas não se engane, ela não precisa ser mágica para acabar com os adversários. 

Indicamos esta agente para quem já possui experiência na mobilidade no jogo. 

Imagem mostrando como foi a confecção da personagem Jett
Arte conceitual da agente Jett. Imagem: Valorant/Reprodução.

Raze

Eu ouvi BUUM? Com a Raze, tudo vai para os ares, literalmente. Especialista em explosões e com estilo bruto, a agente consegue tirar entrincheirados dos esconderijos e limpar espaços. 

Perfeita para os jogadores não tão bons de mira, Raze consegue eliminar vários inimigos em uma jogada só. 

Indicamos essa agente para quem gosta de irritar o time contrário e causar muitos danos

Phoenix

Pelo nome já deu para adivinhar o poder do Phoenix, não? Original do Reino Unido, este agente pega fogo. Incendiando o campo de batalha e com um Molotov que cura, é uma ótima opção para inserir no seu gameplay. 

Com este agente, você precisa ser imprudente e não pode ficar se escondendo atrás de outros players, por isso indicamos para os jogadores que preferem correr riscos.

Reyna

Nascida no México, Reyna é a agente que mais se destaca no jogo. Bastante dependente de desempenho, a personagem se sobressai no combate individual, eliminando até 40 adversários por partida. 

A Imperatriz, como se autoproclamou, ganha forças a cada duelo vencido, pois possui o poder de sugar a alma dos derrotados, se curando, e também consegue “parar” o jogo por alguns segundos para explorar o mapa sem ser eliminada. 

https://www.youtube.com/watch?v=IzsQNYrq9AM
Apresentação da agente Reyna. Imagem: Valorant/Reprodução

Iniciador 

Como o próprio nome já diz, são agentes responsáveis por iniciar uma batalha com habilidades especiais que garantem benefícios para os seus times. Os dois agentes responsáveis por essa ação são Breach e Sova. 

Breach 

O sueco-biônico é responsável por atirar diversos jatos cinéticos, forçando a abertura do território. Por ter skills muito lentas, recomendamos atenção ao timing e ao mini mapa.

Habilitades de Breach descritas em tópicos.
Habilidades do agente Breach. Imagem: Facebook Valorant Brasil oficial/Reprodução.

Sova

Nascido no inverno castigante da Rússia, este agente rastreia os adversários com precisão e os elimina no ato. Possui um arco personalizável e estilo lento, pois sua principal habilidade é o reconhecimento de áreas. 

Controlador

Os três agentes responsáveis por esta função funcionam como defensores do jogo e controladores do mapa. Conheça Omen, Brimstone e Viper.

Omen

Usando poderes das sombras fantasmagóricos, este agente consegue se teletransportar e enganar a cabeça do inimigo. Ao contrário dos outros personagens, a origem de Omen é desconhecida e ele caça nas sombras. 

https://www.youtube.com/watch?v=_jJdWy6bDj4
As habilidades de Omen são sombrias e auxiliam os jogadores na conquista do objetivo. Imagem: Valorant/Reprodução.

Brimstone

Diretamente dos Estados Unidos, este agente tem um arsenal e precisão à distância de dar inveja. Possui granada incendiária, fumaça celeste que bloqueia a visão dos adversários, simulador que concede tiro rápido ao personagem e ataque orbital.

Viper

Uma química também dos Estados Unidos, utiliza dos seus conhecimentos para envenenar e prejudicar a visão dos adversários. Além disso, com a habilidade de poço peçonhento, ela consegue reduzir a vida máxima dos jogadores que estão lá dentro.

Sentinela

Os agentes sentinelas são perfeitos para proteger a equipe e obter informações dos adversários. São compostos por três personagens: Sage, Killjoy e Cypher.

Sage 

A calmaria no meio do caos, Sage é de origem chinesa e possui habilidade de reviver seus companheiros. Além disso, a personagem utiliza seus cristais para criar uma fortaleza de proteção no meio da batalha. 

Killjoy

Uma grande inventora alemã, a agente conta com a ajuda dos seus companheiros robôs. Com as suas invenções, é possível perseguir o adversário, atirar no inimigo a 180 graus, jogar granadas invisíveis e congelar o time contrário. 

Cypher

Este agente é de origem marroquina e, de acordo com a Riot Games “é uma rede de vigilância de um homem que acompanha todos os movimentos do inimigo. Nenhum segredo é seguro. Nenhuma manobra passa despercebida. Cypher está sempre assistindo”. 

Concept art do personagem Cypher
Rascunho conceitual das habilidades do Cypher. Imagem: Riot Games/Reprodução. 

Mapas

Valorant possui quatro mapas principais com suas vantagens e desvantagens. Chris Carney e Sal Garrozzo, designers criadores dos caminhos, explicam que o design das plantas é relativamente simples. A ideia não é realizar infinitas combinações e situações de combates iguais, mas, sim, construir experiências de gameplay distintas uma das outras.

Bind

Neste mapa, os players têm apenas duas opções por onde seguir, porém independentemente de qual for, o caminho leva direto para os atacantes. Além disso, possui dois portais que facilitam a locomoção dos jogadores de um lado para o outro. 

Dica: cuidado com os atiradores de elite! No Bind, eles têm lugares estratégicos para fazerem suas vítimas. 

Haven

As “bombs” são áreas em que os atacantes podem armar a Spike e o Haven tem três, por isso cuidado! Ambientado em um antigo mosteiro, bem diferente dos outros mapas, esse é menor e, por isso, mais fica fácil de defender. 

Atente-se ao bomb B, nele é possível que os adversários ataquem por qualquer um dos lados.

Split

Com dois bombs e três entradas que favorecem a equipe defensiva por serem estreitas, para conquistar o Split é preciso subir. 

O mapa é o maior de todos e conta com áreas elevadas, que os jogadores precisam ficar atentos. Cada ponto possui uma torre suntuosa e dutos que os agentes conseguem se mover sem fazer barulho.

Mapa de Split em Valorant
As torres do Split possuem posições essenciais para a vitória. Imagem: Riot Games/Reprodução.

Ascent

O mapa mais recente em Valorant, Ascent também é o mais complexo com várias opções para conflitos e posições. Cada uma das áreas possui portas explosivas, que, quando acionadas, são irreversíveis e forçam os adversários a perder muito tempo tentando derrubá-las ou pensar rápido em outra rota. 

Arsenal

Por ser um jogo FPS, o game possui muitas armas de tiro, é claro. Separadas em categorias, como armas leves, submetralhadoras, escopetas, fuzis, fuzis de precisão, metralhadoras e armas de confronto, todas elas foram idealizadas para que o jogador obtenha sucesso em sua missão.

Concept art de arma em Valorant
Desenho conceito de uma arma em Valorant. Imagem: Riot Games/Reprodução.

Claro que elas não aparecem magicamente de graça, por isso é importante saber usar os valores ganhos no jogo com sabedoria. 

Requisitos para jogar Valorant no PC Mínimos

Sistema operacional Windows 7/8/10
Processador Intel Core 2 Duo E8400 ou Intel Core 4000
Memória RAM 4 GB
Placa gráfica Intel HD 4000

O que a crítica está falando?

O impacto do jogo no mundo dos games foi marcante desde seu lançamento em 2019. Pouco tempo depois do anúncio, milhares de espectadores acompanharam partidas beta no canal: Valorant twitch. As expectativas eram altas até junho quando a versão oficial foi disponibilizada para os jogadores do mundo todo.

Com um grande investimento em marketing, o jogo ainda é um tema promissor no mundo gamer. Porém, os especialistas já começaram a perceber que, apesar de uma grande quantidade de personagens e arsenal, os mapas são poucos e cansativos, e as mecânicas bem familiares.

No entanto, não podemos deixar de citar a ótima comunidade em que o jogo está inserido. Pensado especialmente para os e-esportes, a Riot aplicou todo o seu conhecimento adquirido ao longo dos anos com LoL e trouxe experiências fantásticas para quem caiu de paraquedas pela primeira vez e até para os mais experientes em jogos FPS. 

Espera-se que a empresa continue trazendo atualizações para manter o jogo em destaque para os gamers e mais eficiente para os e-esportes. Por enquanto, o game cumpre boa parte do que prometeu e oferece um suporte na comunidade que nem os mais experientes jogos consegue ofertar.

Como baixar Valorant

O jogo é free-to-play, ou seja, gratuito para baixar, mas claro que, apesar disso encher os olhos de muito jogadores, vale o alerta: nem tudo que reluz é ouro. 

Assim que instalado, algumas habilidades, armas e alguns escudos são pagos, por isso não vá achando que quem escolher jogar sem pagar nada terá a mesma experiência de quem está disposto a investir. 

Para baixar o jogo, entre no site de Valorant e vá até o canto direito da tela onde aparece o botão “jogue agora” e clique nele.

Depois dessa ação, uma aba se abrirá e você poderá escolher entre entrar na sua conta da Riot ou criar uma. Caso necessite criar um usuário, alguns dados serão requeridos, como e-mail, data de nascimento, nome no jogo e senha. Em seguida aperte no botão para baixar. 

página de download de Volarant
Depois de três meses do lançamento de Valorant, a página de download ainda é muito acessada. Imagem: Valorant/Reprodução.

PC Gamer Valorant Neologic da Shopinfo

Pensando em trazer o melhor desempenho de jogo para os players, a Shopinfo idealizou com a Neologic PCs com ótimo custo-benefício, especialmente para o jogo Valorant. 

Com processadores da Intel nona geração e placas de vídeo AMD RX 570, o game oferece uma resposta muito mais rápida e gráficos acima de 144 FPS mesmo em altas configurações. 

Pronto para jogar, o computador já vem completo e com tudo configurado. Além disso, possui o melhor hardware do mercado e toda a assistência necessária por 12 meses. 

PC Gamer Valorant Neologic NLI81795 i3

Este PC possui placa de vídeo AMD Radeon RX 570 de 4GB, memória interna de 8GB, processador i3-9100F e HD de 1TB. Ótima opção de custo-benefício para jogar Valorant.

Valorant é um jogo FPS tático com alta possibilidade de se tornar um grande fenômeno mundial, assim como League of Legends (ou pelo menos é o que a Riot espera). 

Para aproveitar o máximo dos gráficos e desempenhos que os criadores desenvolveram, clique no banner e confira os computadores da Shopinfo especiais para o game e brilhe na arena. 

 

 

Confira alguns setups para rodar o Valorant:

  • PC Gamer Valorant Neologic NLI81806 Ryzen 3 3200G 8GB (GTX1650 4GB) 1TB

  • PC Gamer Intel i3 10100F 16GB (RTX 2060 6GB) SSD 480GB M.2 500W, Neologic – NLI84402

  • PC Gamer Intel i3 12100F 16GB (RTX 3050 8GB) 1TB 600W 80 Plus, Neologic – NLI83710

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *