Saiba tudo o que rolou no Worlds 2020: o mundial de LoL

Imagem: Reprodução/Riot Games
ROTINA GAMER

O maior evento do ano para os fãs de League of Legends finalmente deu as caras e veio recheado de muitas emoções. O Worlds 2020, o Mundial de LoL, teve início em 25 de setembro de 2020 e terminou recentemente no dia 31 de outubro em Xangai, na China, com os coeanos, a equipe Damwon como vitoriosa. 

Foram 22 organizações (inclusive uma brasileira, a INTZ) e 11 competições diferentes disputando o prêmio nos 37 dias de torneio. Com seis fases ao todo, que trouxeram muitas horas de partidas incríveis para os competidores e o público, o mundial de LoL não perdeu as características por conta das mudanças ocorridas devido à pandemia do coronavírus. 

Segundo o Esports Charts o Worlds 2020 se tornou o campeonato mais assistido na história dos eSports com 139,9 milhões de horas assistidas.

Se você não conseguiu acompanhar o torneio e quer saber tudo o que rolou no Words 2020, não se preocupe! Continue a leitura deste post para conferir todos os detalhes.

O que é o Worlds?

Se você nunca ouviu falar em Worlds, trata-se de uma competição anual do principal jogo de MOBA da atualidade: League of Legends. Reunindo equipes do mundo inteiro, os países que possuem uma cultura significativa de LoL enviam seus competidores para uma série de desafios. 

Banner para o teste de desempenho de PC da Shopinfo.

Desenvolvido pela Riot Games, empresa produtora e distribuidora do jogo, 16 equipes se classificaram para a fase de grupos, em que grandes nomes do eSports disputaram os playoffs até uma delas se consagrar como a campeã, atingindo o primeiro lugar tão desejado. 

O primeiro mundial de League of Legends aconteceu em 2011 na cidade de  Dreamhack, na Suécia, reunindo um total de oito times da América do Norte, do Sudeste da Ásia e da Europa. 

No primeiro ano da competição, foram mais de 1,6 milhão de espectadores acompanhando a transmissão online e ao vivo do torneio, que consagrou a Fnatic, do Reino Unido, como grande campeã.

O Brasil só conseguiu entrar na disputa do mundial em 2014 com a 

KaBuM! eSports, que ficou entre uma das melhores equipes do continente americano. Depois daí, marcamos presença em todos os torneios anuais. Em 2015, foi a vez de PaiN Gaming fazer bonito.

Já em 2016, a INTZ conquistou a vaga; em 2017, foi a vez de Team oNe eSports, e em 2018, a KaBuM! eSports retornou. Em 2019, a Flamengo eSports garantiu seu lugar e, em 2020, quem representou o Brasil novamente foi a INTZ.

Times em 2020

Devido à pandemia do coronavírus, a Riot Games teve que reajustar o número de vagas do mundial de LoL e fez algumas alterações, já que a equipe do Vietnã não pôde comparecer. 

Ao todo, foram 22 times participantes, sendo quatro da China e Europa, três da América do Norte e Coreia do Sul, dois da região PCS (Taiwan, Hong Kong e Sudeste Asiático) e um do Brasil.

Os grupos ficaram divididos da seguinte forma, por ordem de classificação: 

Torneios regionais classificatóriosVencedores
Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL)INTZ
League of Legends Continental League (LCL)Unicorns of Love
Liga Latinoamérica (LLA)Rainbow 7
Turkish Championship League (TCL)SuperMassive 
League of Legends Japan League (LJL)V3
Oceanic Pro League (OPL)Legacy
Taiwan, Macau, Hong Kong e Sudeste Asiático (PCS)Machi EsportsPSG Talon
League of Legends Pro League (LPL)Top EsportsJD GamingSuningLGD Gaming
League of Legends Championship Series da Europa (LEC)G2 EsportsFnaticRogueMAD Lions
League of Legends Champions Korea (LCK)DAMWON GamingDragonXGen.G
League Championship Series – (LCS)Team SoloMidFlyQuestTeam Liquid

INTZ: o Brasil no Worlds 2020

A organização brasileira de multijogos foi fundada em 2014 e tem sua sede e seu complexo de treinamento localizados na cidade de São Paulo. Atualmente, é uma das principais equipes do cenário de esporte eletrônico da América do Sul em diversas modalidades, como League of Legends, Rainbow Six, Free Fire, CS Go, entre outras. 

Com prêmios internacionais e quatro títulos do CBLoL, a INTZ já participou do Worlds em 2016 e voltou este ano representando o Brasil em Xangai. 

A equipe foi composta por Rodrigo Panisa (Tay), na posição de topo; Franklin Coutinho (Aoshi) e Luan Cardoso (Jockster) como assistant coaches; Diogo Rogê (Shini), de caçador; Bruno Farias (Envy) e Tainá dos Santos (Yatsu) como meios; Micael Rodrigues (MicaO) e Guilherme Conti (Mills) como atiradores; e Ygor Freitas (Redbert) fez o suporte. O técnico foi Lucas Pierre (Maestro) e o analista, Luiz Junior (ONMETA).

A equipe INTZ de League of Legends.
A equipe INTZ de League of Legends levou o troféu 2019 do CBLoL. Foto: Reprodução/INTZ.

Local

O campeonato de 2020 foi realizado com diversas mudanças e com protocolos de segurança devido à pandemia do coronavírus. Por isso, em vez de ser organizado em diferentes países de acordo com as fases, o Worlds 2020 foi sediado apenas no Estádio de Pudong, em Xangai, na China. 

Os torneios não puderam ser abertos ao público, sendo possível acompanhá-los somente via transmissão ao vivo pela internet nos canais de YouTube e Twitch da Riot Games e/ou TV a cabo

Fases

Foram mais de cinco semanas de competição e cinco fases até chegarmos ao campeão do Worlds 2020. A fase de entrada aconteceu entre 25 e 30 de setembro – a equipe brasileira não avançou e terminou sua participação no torneio. 

De 3 a 6 e de 8 a 11 de outubro, os times que passaram da primeira etapa disputaram a fase de grupos. 

As quartas de final aconteceram de 15 a 18 de outubro, e as semifinais, em 24 e 25 do mesmo mês. Finalmente, descobrimos os campeões na grande final, que ocorreu dia 31. Confira as tabelas de cada fase. 

Fase de entrada

Esta primeira disputa do torneio Worlds 2020 é formada pelos times que não foram classificados automaticamente para a fase de grupos em suas competições nacionais.

Meninos de frente para computadores enfileirados jogando.
Existem vários tipos de eSports, sendo o LoL um dos mais famosos. Imagem: Reprodução/Riot Games

Nesta etapa, os dois primeiros colocados de cada grupo passam para a próxima fase. Os que ficaram em terceiro e quarto lugar disputam uma repescagem, a última oportunidade de avançar na competição, enquanto o último é eliminado. 

Confira os grupos da fase de entrada.

Grupo AGrupo B
INTZUnicorns of Love
Papara SuperMassive Rainbow 7
Legacy EsportsV3 Esports
MAD LionsPSG Talon
Team LiquidLGD Gaming

Fase de grupos

Nesta etapa, são 16 times competindo (os 12 classificados direto para a fase de grupos nos torneios de suas regiões e mais os quatro que estiveram competindo pela vaga na fase de entrada). 

Foram quatro grupos de quatro equipes em que saíram apenas dois classificados de cada, avançando para as quartas de final. 

Grupo AGrupo BGrupo CGrupo D
G2 EsportsDAMWON GamingFnaticDRX
Machi EsportsJD GamingGen.GFlyQuest
SuningRogueTeam SoloMidTop Esports
Team LiquidPSG TalonLGD Gaming Unicorns of Love

Quartas de final

Nas quartas de final, os oito times classificados, que ficaram nas primeiras colocações de cada grupo, disputam vagas na semifinal. As equipes foram divididas em dois grupos de quatro times, em que o primeiro e segundo lugar avançam na competição. 

Grupo AGrupo BGrupo CGrupo D
G2 EsportsDAMWON GamingFnaticDRX
SuningJD GamingGen.GTop Esports

Semifinal

Na semifinal, os dois primeiros colocados em cada grupo disputam a tão desejada vaga na final. 

Grupo AGrupo B
G2 EsportsSuning
DAMWON GamingTop Esports

Final 

A final do Worlds 2020 foi disputada por ninguém mais ninguém menos que os coreanos Damwon e os chineses Suning. As equipes batalharam ferozmente durante as mais de 5 horas de jogo com muitas emoções e jogadas épicas, dignas de verdadeiros magos. 

Levando o campeonato pelo placar de 3-1, Damwon teve sua primeira vitória em jogos de eSports.

Grupo A
Damwon
Suning

A premiação

O dia 31 de outubro de 2020 foi o fim do maior campeonato de League of Legends do mundo, que consagrou Damwon como campeões. A equipe levou para casa a taça da vitória e um prêmio de US$ 1 milhão que será dividido entre os membros do time.

Neste ano, o prêmio em dinheiro foi um pouco diferente. A Riot Games afirmou que os vencedores levariam um montante um pouco menor se comparado a outras edições. 

Parte do dinheiro foi diluído e distribuído para os outros participantes, com intuito de ser mais justo, inclusive para a equipe do Vietnã que não conseguiu participar do torneio por restrições do país frente à pandemia do coronavírus. 

Os campeões

Uma das maiores equipes coreanas de eSports, Damwon foi fundada em 2017 e nunca antes tinha ganhado o título da LCK. Uma das favoritas desde o começo da competição, DWN mostrou para o que veio fazendo uma final limpa e cheia de bons momentos.

Campeões jogando um dos jogadores para cima.
DWN foram os grandes campeões do Worlds 2020. Imagem: Riot Games/ Reprodução

PCs da Shopinfo para jogar League of Legends

Para acompanhar as performances da gameplay de um dos maiores jogos da atualidade, é necessário aquele setup perfeito para aproveitar a máxima experiência, não é mesmo? 

Por isso, a Shopinfo montou séries especiais para você se aventurar no mundo dos eSports, com os PCs Neologic eSports box.

Pensados especialmente para jogos competitivos, os PCs contam com gráficos, performance e tempo de resposta ideais para garantir vitórias certas. Com as melhores placas de vídeo NVIDIA GeForce GTX Série 16, as imagens te fazem experimentar uma gameplay sensacional. Os processadores Intel proporcionam um desempenho de alto nível mesmo nas configurações mais altas.

Além de estar pronto para jogar, o Neologic eSports box é apto para fazer transmissões no YouTube e Twitch com alta qualidade devido ao codificador de hardware NVIDIA (nvenc) que oferece uma melhoria de eficiência. 

O Worlds 2020 já acabou, mas você já pode se preparar para o do ano que vem. Clique no banner e saiba mais sobre as máquinas que garantem o melhor de League of Legends para você. 

Imagem de capa: Reprodução/Riot Games

banner para comprar computadores para jogar League of Legends

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *