Conexão instável: saiba como melhorar seu Wi-Fi

Gamer quebrando o teclado
ROTINA GAMER
banner para um quiz que irá testar se seu pc é fraco, médio ou top de linha.

O pior pesadelo de um gamer é quando o Wi-Fi fica com a conexão instável e o jogo cai, levando com ele todo o progresso feito sem dar a menor chance de apertar o save antes. 

Se isso já aconteceu com você e te fez querer quebrar o modem de frustração, não se estresse mais. Com algumas dicas é possível melhorar a sua internet evitando que você precise começar o jogo todo de novo. 

Neste post, você aprenderá tudo sobre esse tipo de conexão e truques para melhorar o sinal. Boa leitura!

O que é conexão instável?

Não é segredo para ninguém que uma conexão instável é aquela que não nos deixa navegar pela web de uma maneira fluida e sem interrupções, não é mesmo? No entanto, em termos técnicos, isso acontece porque a rede de Wi-Fi não consegue decifrar os vários dados de uma só vez, causando panes e oscilações. 

Para aqueles que não conhecem o que significa Wi-Fi, essa sigla vem de Wireless Fidelity, homenagem ao Hi-Fi (High Fidelity), muito usado nos anos de 1950 pela indústria fonográfica.

Wi-Fi é o nome dado às redes wireless, ou seja, sem fio e que usam ondas de rádio para transmitir informações e dados de um aparelho para outro. 

Como manter a conexão estável?

Para manter a conexão estável e a internet no seu máximo potencial, há alguns pontos para se atentar, como o roteador, o local de instalação, entre outros. Confira!

Tipos de roteadores

Para ter uma ótima conexão de internet, também é necessário um modem à altura. Com várias opções no mercado, conheça as principais delas e quais os tipos de roteadores ideais para atender à sua necessidade. 

Roteador simples

Os modelos de roteadores simples, como o nome já diz, são os mais básicos possíveis de encontrar no mercado e possuem ótimo custo-benefício. Com a função de transmitir sinal de internet, há alguns poréns para se atentar em relação a esse dispositivo. 

Um roteador de funcionalidade modesta não é indicado para longos alcances ou compartilhamento com diversos aparelhos. Além disso, modelos antigos podem já não ser eficientes para captar e transmitir internet de fibra óptica, por exemplo. Por isso, é importante mantê-lo atualizado. 

Para aqueles que não irão exigir muito do aparelho e procuram opções mais em conta, o roteador simples é um ótimo investimento. 

Roteador com antena interna

Outro modelo de roteador que tem ganhado espaço nas casas e nos escritórios é o modem com antena interna. Com a mesma tecnologia dos atuais smartphones, a maior vantagem desse tipo de aparelho é a estética, já que por ser discreto e compacto não necessita de muito espaço. 

No entanto, é necessário prestar atenção na qualidade do sinal de conexão. É importante pesquisar o fabricante e a capacidade do modem. Há roteadores com antena interna mais potentes que aqueles de duas ou mais externas, porém, antes de investir em um, analise seu espaço disponível, orçamento e modelo.

Roteador de duas ou mais antenas

Os roteadores de duas ou mais antenas são bastante comuns. É possível encontrar modelos com até oito hastes, mas, nesse caso, nem sempre quanto mais, melhor. 

É preferível, e indicado, se atentar ao tipo de conexão do roteador e só depois verificar o número de antenas. De nada adianta ter vários pontos de distribuição de sinal se o modem não consegue lê-los e transmiti-los na mesma agilidade. 

Esse tipo de roteador é indicado para garantir uma boa velocidade de internet mesmo quando há muitos dispositivos conectados à mesma rede.

Roteador AC (dual e tri-band)

Outro roteador indicado para os que jogam online são os de duas ou mais bandas. Devido ao fato de oferecer uma troca de dados superior em relação aos modelos mais antigos, com apenas uma banda, a velocidade da internet entregue por esses dispositivos é muito maior.

Porém, é necessário se atentar à sua internet. Caso a conexão não suporte a segunda (no caso do dual) ou a terceira (no caso da tri-band) banda de 5 GHz, o aparelho irá se conectar à rede de 2.4 GHz.

Escolha o lugar de instalação com sabedoria

Além de possuir um bom aparelho roteador, a posição que ele precisa estar  influencia, e muito, na estabilidade de uma conexão. Como os dados são transmitidos por meio de ondas de rádio, é imprescindível que estas tenham livre passagem para chegar aos dispositivos e consigam completar o caminho sem interrupções.

É o local em que o dispositivo ficará posicionado que estipulará a distância e a força da conexão. Tenha isso em mente e sempre deixe os roteadores em lugares altos, em uma área central, com as antenas voltadas para cima e longe de outros dispositivos eletrônicos e janelas. 

O posicionamento correto do roteador é essencial para uma boa conexão de internet.

Dessa forma, haverão menos obstáculos, possibilitando uma conexão mais rápida, forte e estável.

Atente-se para a qualidade da internet

Caso seu roteador seja do modelo mais atual e esteja posicionado em um local correto e, ainda assim, sua conexão não melhora, pode ser que a internet banda larga contratada não esteja de acordo com as suas necessidades.

Nessa situação, há chances de haver problemas no fluxo de dados pela rede, devido a uma conexão falha. Para resolver essa inconveniência, é necessário entrar em contato com o provedor de internet e mudar o pacote de dados. 

Fique atento em relação à velocidade, à latência e ao seu objetivo com a internet. Um pacote necessário para quem apenas navega pelas redes sociais é diferente do que demanda quem joga online e assiste a filmes e séries em 4K. 

Verifique a conexão

Para verificar a conexão e identificar eventuais quedas de dados, há um teste simples e rápido: o de velocidade. Com o SpeedTest é possível analisar a taxa de upload, de download e o ping, ou seja, ele é um medidor de internet.

Para jogos online, recomendamos se atentar ao valor do ping. Esse recurso demonstra a latência da conexão, isto é, o tempo de resposta de uma rede Wi-Fi. Desse modo, no teste de velocidade da internet, quanto menor for este resultado, melhor. 

Já a taxa de download e upload é inversamente proporcional, o preferível é que ela esteja a mais alta possível. Isso acontece porque se sua conexão consegue reter uma maior quantidade de dados por segundo, menor o tempo de transferência. 

Com essas dicas e esses truques será possível evitar uma conexão instável e parar de se estressar com jogos caindo toda hora. 

Para mais conteúdos como esse, se cadastre na newsletter da Shopinfo e fique por dentro das novidades do mundo dos games.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *