Novo PS5: como montar um PC com o mesmo desempenho?

Controle de ps5 e mouse
HARDWARE
Banner para clicar na oferta de valor

O novo PS5 foi lançado, aqui no Brasil, no dia 19 de novembro de 2020, porém desde que foi anunciado tem gerado muitas especulações e expectativas. Atualmente, sabemos que os hardwares de um console são facilmente comparáveis aos de computadores para jogos e que montar um PC igual ou mais potente que esses aparelhos não é nada difícil. 

Outro ponto positivo para os PCs diz respeito à   evolução e ao acompanhamento das tecnologias, o que não podemos dizer o mesmo dos consoles. Por serem caixas fechadas, é impossível atualizar os hardwares conforme novas versões vão aparecendo no mercado. 

Por isso, para você que quer dar um upgrade em sua máquina e ter o mesmo desempenho do novo PS5 ou deseja montar uma do zero com as mesmas especificidades do console, continue a leitura e saiba em quais peças investir. 

Vale a pena comparar consoles com PCs?

Antes de começarmos a mostrar as peças, há algumas considerações que precisamos observar. Comparar todas as especificidades de um console com um PC seria injusto. 

Os computadores são desenvolvidos para operar muito mais recursos e programas do que apenas jogos. Outro aspecto para observar é que os consoles têm peças desenvolvidas exclusivamente para eles e com esse intuito, então não espere encontrar exatamente os mesmos visuais em gameplays do PS5 em PCs.

Hardwares equivalentes do PS5 para PCs

Esclarecidas essas questões, confira os hardwares equivalentes do PS5 para os computadores gamers. 

Placa-mãe

Como já sabemos, a placa-mãe é o principal componente de um computador – e do console. Por isso, para ter um PC gamer robusto e potente, esse hardware precisa também estar à altura. 

A placa-mãe Asus ROG Strix B450-F oferece o mesmo desempenho do Playstation 5. Imagem: Reprodução/Asus 

Uma boa opção de placa-mãe para pc gamer é a Asus ROG Strix B450-F. Com possibilidade de expansão, duas portas USB 3.1, multi-GPU-CFX, entre outras, esse hardware tem um bom custo-benefício. É compatível com processadores e placas gráficas da AMD.

Processador

O processador do Playstation 5 é fabricado pela AMD, por isso nada mais compatível que trazer essa marca para o nosso PC gamer. A opção escolhida desse hardware é a Ryzen 7 3700X que, assim como o do console, apresenta a arquitetura ZEN 2. 

Outro ponto que podemos destacar é quanto aos núcleos, o processador do PS5 apresenta oito deles, que trabalham em 3.5 GHz. O Rayzen – do computador – tem frequência bem próxima com 3.6 GHz. 

Dessa forma, é seguro afirmar que seu computador não vai sofrer queda de desempenho. 

Memória RAM

Este é talvez um dos hardwares mais difíceis de encontrar equivalente entre console e PCs. A memória do PS5 é de 16 GB de RAM GDDR6 e responde tanto ao CPU quanto ao GPU. Já nos PCs, além de a DDR6 ainda não ter sido fabricada, a memória RAM e a da placa de vídeo são separadas e têm funções diferentes. 

Dessa forma, uma boa saída para equiparar com o PS5 e seu PC ter a mesma quantidade de memória unificada seria a memória PNY de 16 GB, 3200 MHz e DDR4.

Botão de compra pelo e-commerce

Placa de vídeo

A placa de vídeo é outro componente muito difícil de ser encontrado em um mesmo modelo para console e PCs. A do PS5 é uma AMD, com microarquitetura RDNA 2, 10.3 Teraflops e 36 unidades computacionais, que não existe para computadores. 

A saída é escolher uma com desempenho parecido. A NVIDIA Dual Geforce RTX 2070, dá conta do recado. Com DLSS e Ray Tracing, além da memória de vídeo GDDR6, é equivalente à do PS5. 

Caso você prefira investir um pouco mais na placa de vídeo, outra boa opção seria a NVIDIA Dual Geforce RTX 3070, que, por ser baseada em uma arquitetura mais nova, oferece melhor desempenho em resolução 4K nos 30 ou 60 frames. 

SSD

O grande destaque do novo PS5 foi o SSD desenvolvido pela própria Sony. Acoplado à placa do console, apresenta velocidade de resposta maravilhosa e ainda não está disponível para PCs. 

Para encontrar um equivalente a esse hardware, um bom custo-benefício é o Aorus de 1TB. Estimulado pela NVMe Gen4, possui velocidade de resposta de 5000 MB/s, chegando muito perto da do PS5. 

Fonte 

Para que toda essa máquina funcione da melhor forma, é necessário uma fonte de alta qualidade para não sobrecarregar o sistema. Uma boa opção é a fonte gamer KCAS

Com 600W, cooler e proteção de sobretensão e subtensão, curto-circuito, sobrecarga de corrente e potência e superaquecimento, ela vai exigir o máximo do seu computador com segurança. 

Botão de compra pelo e-commerce

Montar um PC gamer profissional com o mesmo desempenho de consoles às vezes pode ser uma tarefa divertida, mas equipará-los não faz sentido e é uma luta injusta, afinal são tecnologias diferentes. 

Muito diferente de um setup gamer completo e barato, mas muito mais eficiente, esses hardwares são capazes de equipar um computador de respeito. 

Ei, não seja um nurb! Para mais conteúdos como esse direto na sua caixa de e-mail, assine a newsletter da Shopinfo e fique por dentro de tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *