Conheça as melhores marcas de fontes para PC

Fonte vermelho para computador
HARDWARE

Todos nós queremos os melhores e mais velozes computadores do mundo, não é mesmo? É muito comum ver gamers investindo em boas peças de hardwares, como placas de vídeo e CPUs, e se esquecendo do principal: aquele que é responsável por ligar e fazer todo o sistema rodar. Por isso, separamos para você conferir as melhores marcas de fontes para PC. 

banner para um quiz que irá testar se seu pc é fraco, médio ou top de linha.

Qual a função da fonte para computador?

As fontes de energia ou Power Supply Unit (PSU/no inglês) são os hardwares necessários para dar vida ao computador. Esses dispositivos transformam a energia elétrica que vem das tomadas em voltagens menores, suportadas pelos PCs, fazendo-os ligar.

É por isso que as fontes funcionam com função de chaveamento, ou seja, a energia é recebida por meio de um controle que funciona como chaves, que liberam a tensão elétrica de acordo com a necessidade do aparelho.

De uma maneira geral, as fontes possuem quatro sistemas funcionando dentro delas. O primeiro é a Bobina de Filtragem, que auxilia os sinais elétricos a ficarem mais estáveis e com menos risco a problemas.

Outro componente das fontes de alimentação é o Transformador, que é responsável por modificar as voltagens de 110 V e 220 V em tensões menores, ideais para os computadores. Já a Ponte Retificadora, composta por quatro diodos, transforma a corrente alternada (AC) em corrente direta (DC).

Por fim, os Capacitadores de Suavização são os componentes que controlam a saída de tensão da Ponte Retificadora, fazendo com que as ondulações de energia não sejam sentidas pelos computadores. 

Tipos de fontes para PC

Existem variados tipos de fontes, tanto para computadores quanto para notebooks. Para o primeiro, as mais comuns são as ATX, que possuem voltagens de saída de +3,3 V, +5 V, +12 V, -5 V, -12 V e +5 VSB, dependendo da potência que a máquina necessita.

Já os notebooks saem de fábrica, geralmente, com a voltagem de 65 W. No entanto, há algumas exceções, como os modelos gamers, que possuem de 120 W a 150 W. 

Como escolher a melhor fonte?

Para escolher a melhor fonte para o seu computador, é necessário se atentar a alguns fatores, principalmente a placa de vídeo. Dessa forma, o primeiro passo é analisar a quantidade de watts que esse hardware necessita. 

Depois, se o seu computador exigir alto desempenho ou tiver sistema para a refrigeração, também é importante verificar os watts dos hardwares, como memória, processador e coolers

Na sequência, é só somar esses números e escolher uma fonte de alimentação com quantidade de watts superior, para que haja uma margem de segurança. 

Uma boa dica para aqueles que não se sentem confiantes nas contas é o Power Supply Calculator, que pode auxiliar e efetuar as somas automaticamente. Apesar de ser em inglês, é bastante fácil de entender. 

Melhores fontes para PC

Depois de ter em mente a quantidade de watts necessária para suprir todas as funções do computador, é preciso avaliar as marcas e as vantagens de cada uma. Fizemos uma lista das melhores fontes para PC sob o ponto de vista do custo-benefício.

One Power

A One Power é uma ótima marca em relação ao custo-benefício. Com o modelo de 600 W MP600W3-I, é possível encontrar um hardware bivolt com cabos de malha. Possui padrão ATX, eficiência máxima de 70% e cooler interno de 14 cm. 

Possui 24 pinos (sendo 20 + 4), podendo ser usada em placas-mãe de 20 ou 24 eixos no cabo de alimentação. Além disso, conta com entrada para linha dupla (dual processor).

Fonte para computador verde
Botão para e-commerce

Neologic

A marca Neologic é bastante conhecida no mundo gamer e oferece maior garantia em termos de segurança de compra. As fontes de alimentação da empresa são ótimas escolhas para PC de uso pessoal, workstation ou computadores de jogos. 

Conta com alta eficiência de economia de energia, além de possuir um único barramento, responsável pelo consumo extremo da CPU ou GPU. As fontes Neologic são sinônimo de boa qualidade, pois garantem menor ondulação, ruído e funções de proteção para  preservar os hardwares do sistema. 

O modelo ATX 80 Plus Bronze de 500 W tem ótimo custo-benefício. Possui 80+ APFC em até 85% de eficiência. Além disso, por ter os pinos mais longos de 20 + 4 e 4 + 4, é possível instalar em gabinetes de alta performance de forma muito mais fácil. 

Para aqueles que necessitam de fontes para PC de 500 W, a Neologic ATX 80 vai surpreender. 

Fonte para computador cinza

Aerocool

Assim como a Neologic, a marca AeroCool é grande conhecida no mundo gamer e se posiciona no mercado como uma das melhores fontes para computador. Possui alta qualidade de hardware, sendo bastante popular entre os apaixonados por sistemas de PCs. 

Além de ser boa, o preço dos modelos também chama atenção, fazendo com que as fontes da AeroCool sejam muito vantajosas em custo-benefício.

Para aqueles que buscam uma opção 400 W, a KCAS 80 Plus é uma boa escolha. Mantendo estabilidade ao longo do uso, esse modelo é compatível com ATX12V e possui proteção OVP, UVP, OPP, SCP e SIP. 

A KCAS 80 Plus conta com cooler de 12 cm e seis conectores. 

Fonte para computador azul
Botão de compra pelo e-commerce

Com essas marcas de fontes para PC confiáveis, não há dúvida de que sua máquina vai rodar suavemente todo o sistema e os hardwares. Escolher uma fonte de alimentação correta para seu computador é essencial para que ele execute todas as funções sem sobrecarregar outros componentes. 

Para conferir os principais componentes de um PC gamer, clique no banner abaixo e receba no seu e-mail, gratuitamente, uma lista com todos os hardwares necessários para montar o computador dos sonhos!

Banner e-commerce

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *