Montar um PC em casa: conheça os perigos e as dificuldades

Homem montando computador
HARDWARE

O computador gamer é o sonho de muitos players. Sendo uma máquina potente, tem a força de rodar grandes e poderosos gráficos a um fps alto. No entanto, é um investimento generoso e, por isso, queremos que ele seja 100% seguro. Para evitar componentes instalados de forma errada que acabam rodando com desempenho abaixo do esperado, é bom evitar montar um PC em casa, principalmente se você não conhece muito de hardware.

Dessa forma, é muito mais vantajoso e seguro investir em um computador já montado por profissionais capacitados e especialistas no assunto. Além disso, essas máquinas costumam ter melhor custo-benefício. 

Para evitar que situações desagradáveis aconteçam, é importante ter conhecimento prévio sobre o assunto. Existem diversos cursos de especialização para esse caso, no entanto, nem sempre é viável realizá-los antes de montar o computador.

Por isso, o mais adequado é investir em uma máquina que já venha montada e pronta para o uso, sem que o usuário precise se preocupar com nada. 

Pensando nisso, separamos algumas informações que você precisa saber sobre os perigos e desafios caso queira se arriscar e montar seu próprio computador. Continue a leitura e saiba mais. 

Banner e-commerce

Prós e contras de montar um PC em casa

Investir em um computador desmontado pode ser um desafio. Receber todas as peças soltas, sem ter nenhuma base do que fazer gera dúvidas e questionamentos. Entenda os prós e contras dessa escolha. 

Prós 

Um dos prós de montar o PC sozinho é em relação ao investimento. Geralmente, é possível encontrar computadores desmontados por um preço mais acessível, já que é retirado do montante o valor atribuído ao trabalho do montador oficial da marca. 

No entanto, não é à toa que empresas contratam profissionais especializados para realizar esse serviço. Com anos de treinamento e experiência, eles vão saber exatamente como resolver eventuais problemas de montagem. 

Para montar um PC é importante saber identificar todas as peças, da fonte de alimentação ao sistema operacional.

Contras

Os contras em relação a montar o computador sozinho são relativos a eventuais problemas que podem vir a acontecer. Ao investir em um PC desmontado, não há garantias sobre o produto, além de esse ser um processo difícil e lento. 

Comprar um computador já montado evita que as peças estejam encaixadas de forma errada e que, com isso, a máquina não performe 100% de sua capacidade. Outra vantagem é que ele já está pronto para usar, é só plugar na tomada. 

Perigos de montar um PC em casa

Entender o funcionamento de cada peça do computador, saber combiná-las, como regular, ajustar e configurar não é uma tarefa fácil. Tentar montar o PC sem saber exatamente quais os passos e o posicionamento certo de cada dispositivo pode acarretar em uma instalação incorreta.

Dessa forma, além de danificar os componentes do computador, sendo possível queimar e riscar placa-mãe, processador ou outras peças, montar o computador em casa oferece riscos ao usuário inexperiente. Com o manuseio equivocado das peças, podem ocorrer cortes graves e queimaduras na pele, podendo causar até mais prejuízos. Por isso, é importante saber exatamente o que se está fazendo. 

Dificuldades da montagem de PCs

Na hora de colocar as peças de um PC todas juntas, algumas dificuldades podem aparecer. Confira as mais comumente relatadas por usuários. 

Esquecer dos resfriadores

Esse é um erro bastante comum, mas que pode trazer consequências muito ruins. É importante instalar corretamente os resfriadores e investir em um modelo de alta qualidade. Caso isso não aconteça, há a probabilidade de a placa-mãe, o processador e a placa de vídeo superaquecerem e, em casos mais graves, queimarem ou travarem toda a máquina. 

Colocar a fonte errada

Outro grave problema é montar o computador com uma fonte incorreta. Esse componente é essencial para o bom funcionamento do PC, já que é ele quem fornece energia para toda a máquina funcionar. 

Instalar uma fonte com potência menor pode causar uma série de problemas, como a sobrecarga do sistema, o que gera uma pane geral e pode, inclusive, queimar peças.

Instalar placa-mãe errada no gabinete

A placa-mãe é um hardware essencial para o bom funcionamento do computador. Para ser instalada de forma correta, é necessário um trabalho minucioso e certeiro, já que um erro na montagem pode prejudicar todo o sistema.

É preciso que esse dispositivo seja compatível com o gabinete e tenha encaixe perfeito. Caso isso não ocorra, é necessário partir para as gambiarras, o que pode tornar a montagem ainda mais arriscada. 

É preciso manusear os dispositivos de maneira correta e encaixá-los perfeitamente.

Instalar o processador de forma errada

Geralmente, a placa-mãe já possui o espaço designado para o encaixe perfeito do processador. No entanto, é preciso se assegurar de que o soquete do dispositivo é compatível. Além disso, ele precisa estar limpo e sem poeira.

Uma dificuldade na hora de instalar o processador é quanto ao manuseio, já que não se pode tocar nos contatos. Caso isso ocorra, as chances de danificar o hardware são grandes. 

Pesquise a melhor solução

Com os prós, os contras e as informações na balança, é possível decidir qual a melhor opção para você: o computador montado ou desmontado. 

Caso opte pela primeira opção, a Shopinfo possui inúmeros PCs Gamer e Home que são entregues com garantia e prontos para você usar. É só desembalar, colocar na sua mesa e partir para a ação. Confira! 

PC Gamer Start

Ideal para os players iniciantes, o Start tem ótimo custo-benefício. Porta de entrada para o mundo gamer, esses computadores podem ser encontrados em versões com 8 GB e 16 GB de memória, SSD ou HD e com placa de vídeo Radeon. 

Sem perder a qualidade das melhores máquinas, os PCs Gamer Start já vêm prontos para jogar, com um ano de garantia e todo o suporte necessário. 

Imagem ilustrativa do PC Neologic Start NLI81615.
Botão de compra pelo e-commerce

Moba Box

Os computadores Moba Box são perfeitos para os melhores jogadores de multiplayer online battle arena (arena de batalha multijogador online, em português). Equipados com processador Intel ou Ryzen e placas de vídeo da Nvidia GeForce, são máquinas potentes para enfrentar os mais diversos adversários sem travar. 

Todas as peças desses computadores foram pensadas para que o desempenho seja máximo e tenha o menor tempo de resposta. Além disso, eles garantem os melhores gráficos, as imagens perfeitas e performances incríveis, mesmo para jogos com as mais altas configurações. 

Todas as opções de Moba Box já vêm montadas, com garantia de um ano e assistência técnica incluída.

1
Botão de compra pelo e-commerce

PC Home

Esta opção é voltada para necessidades mais básicas. Ideal para ter em casa, no home office ou escritório, esses PCs são desenvolvidos para executarem tarefas voltadas para trabalho e pesquisa.  

Com processador Intel Core i7 e memória RAM de 8 GB, essas máquinas são versáteis e não correm o risco de ficar travando. 

Todos esses computadores já vêm montados, com garantia de um ano e assistência técnica especializada.

cta-conferir-no-site

Comprar um computador já montado é muito mais vantajoso porque é seguro, há garantias, é prático e ele já chega na sua casa pronto para o uso. Investir nesse tipo de produto evita uma série de problemas e preocupações. 

Para conferir mais opções de computadores montados, prontos para o uso e seguros, clique no banner abaixo e veja todos os produtos da Shopinfo.

cta-pcs-gamer-montados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *