Expressões gamers: saiba o que os jogadores estão falando

Menino na frente do computador
ROTINA GAMER

Atire a primeira pedra o jogador que nunca se sentiu completamente de fora em uma partida cheia de expressões gamers complicadas e estranhas. Caso você já tenha se sentido um verdadeiro noob na gameplay, não se desespere. É muito comum jogadores de um nicho muito específico de jogos dominarem as gírias daquele estilo. Quem está há anos jogando LoL, por exemplo, com certeza sabe palavras lá das carrochinhas. 

Dessa forma, para te ajudar a entender melhor tudo o que é dito na partida, separamos uma lista de expressões gamers de diferentes jogos. Assim, você vai conhecer todas e não vai deixar o time morrer porque não sabia o que era debuff! Continue a leitura do post para conferir.

Expressões genéricas

As expressões genéricas são aquelas utilizadas em todos os jogos e, assim como o nome diz, de modo geral no mundo dos gamers. Elas vão desde um simples noob até mesmo rushar. Confira as gírias mais populares. 

AGI 

AGI é abreviação de agility, ou seja, é o grau de agilidade que um personagem apresenta. 

AoE

Esta é outra sigla, dessa vez para Area of Effect (área de efeito, em português). De forma geral, significa certas habilidades que causam efeitos em grandes áreas do jogo. Um bom exemplo seriam as explosões.

BAN ou banir

Como o nome já diz, essa expressão significa banir um ou mais jogadores da partida. Isso pode acontecer com os players que usam algum bot ou hack para ganhar vantagens na gameplay.

Backline

Backline (linha de trás, em português) é o nome usado para os personagens menos habilidosos do jogo. Geralmente, essas figuras são frágeis e geram mais dano. 

Bot

Bot nada mais é que a abreviação de robot (ou robô, em português). Essa expressão é utilizada quando um certo jogador está usando alguma inteligência artificial para ganhar vantagens em partidas ou para conseguir habilidades sem esforço.

Isso é diferente daquele NPC, ou seja, Non-Player Character (personagem não jogável, em português), que é um robô, mas que os jogadores não conseguem utilizar. 

Buff

Esta é a expressão usada para nomear as competências que melhoram as habilidades de um personagem em um tempo limitado.  

CC 

CC vem de Crowd Control (ou controle de multidão, em português) e significa dar conta de vários inimigos de uma só vez. 

Char

Char é abreviatura de character (ou personagem, em português). 

frame de CS
Counter-Strike é um dos jogos que mais utilizam gírias gamer. Imagem: Reprodução/Valve

Cheat

Em tradução para o português, cheat é enganação. Dessa forma, a expressão nada mais é do que uma forma de dizer que um jogador está obtendo algum tipo de vantagem por meio da trapaça. Por conta disso, muitas vezes, os códigos utilizados nos jogos para burlar etapas ou regras são chamados também de cheats.

Combo

Esta expressão pode ser utilizada quando um único jogador ou um grupo de players combinam uma série de ataques e habilidades para causar grandes danos aos inimigos. Esse pode ser o ponto de virada de uma partida. 

Cooldown

Cooldown (ou resfriar, em português) é o termo utilizado para demarcar o tempo real que um personagem demora para recarregar suas habilidades até poder utilizá-las novamente.

Dex

Dex é a abreviatura de dexterity (ou destreza, em português) e, assim como o termo já diz, representa o nível de agilidade e aptidão de um personagem.

DPS

Este é o termo abreviado de Damage Per Second (dano por segundo, em tradução) e se refere aos estragos que um personagem consegue executar nos outros jogadores durante um combate. 

Easter Egg

Apesar de ser um nome em inglês, easter egg não tem nada a ver com sua tradução literal, que é “ovo de páscoa”. Essa expressão simboliza uma mensagem escondida deixada propositalmente no jogo pelos seus desenvolvedores. Pode ser a pista de algo ou, ainda, apenas uma brincadeira para você dar boas risadas.

Fair Player

Fair Player que, em português, significa jogador sincero, nomeia alguém que joga sem utilizar nenhum bot ou cheat, ou seja, que é justo e fiel às regras.

Frag/Kill/Ponto

Qualquer uma destas expressões remetem a um jogador que matou alguém durante uma gameplay. 

FPS

FPS é a abreviação de First Person Shooter (ou em português, tiro em primeira pessoa). Dessa forma, nomeia os jogos de tiro em que o player assume o ponto de vista do personagem.

Full Support

Em português, full support significa apoio total. Nos jogos, essa expressão é utilizada para os jogadores que são essenciais para a equipe e trazem uma contribuição muito importante para a partida.

Gank

Gank é uma emboscada que determinada equipe ou jogador organiza para desestruturar os adversários.

GG

GG é uma abreviação de good game (ou, em português, bom jogo). A expressão é usada pelos players para definir que determinada partida foi boa. 

Os jogos de Moba, ou Multiplayer Online Battle Arena, utilizam muitas expressões, como GG. 

Guild

A expressão guild é o clã. Isso significa dizer que um grupo de jogadores se reúne dentro da gameplay para jogar dentro de um período de tempo. 

Guild Master ou GM

O guild master é o mestre de um clã, ou seja, é o personagem que tem poder absoluto e pode banir jogadores que não estão jogando de acordo com as regras do time. 

Healer 

Os healers são jogadores que possuem habilidades necessárias para curar outros personagens.

HP

HP é a abreviação de Hit Points (em português, pontos de batida) ou Health Points (pontos de saúde). Essa expressão indica os pontos de vida de um jogador. 

KS

KS é a abreviação de kill stealer (assassino ladrão, em português). O uso dessa expressão está relacionado ao roubo de itens ou xp de uma vítima já enfraquecida por outro jogador. 

Lag

Lag, em português, significa lentidão. Esse problema é uma falha no servidor que faz com que o jogo fique travando e a gameplay fique comprometida. 

Lock

Lock (ou em português, trancar), é a expressão utilizada para afirmar que algum jogador travou a sua mira em alguém. Uma das variações dessa gíria é o lockar, versão abrasileirada do termo transformado em verbo. 

LVL 

Esta expressão é uma abreviação de level (ou nível em português). Significa em que etapa o jogador está dentro do jogo. 

Newbie/Noob ou NUB

Newbie é uma expressão que vem da abreviação das palavras new boy (novo garoto, em português) e se refere aos jogadores iniciantes no jogo. Noob ou nub são variações da gíria, também muito utilizadas.

Os novatos da comunidade gamer podem ficar confusos com tantas gírias, mas logo se acostumam. 

Nuker

Nuker é o jogador que se dedica a aperfeiçoar técnicas de golpes capazes de causar grandes danos aos monstros do jogo — mas não tem muitas habilidades de defesa.

Quest

As quests são as missões do jogo. 

Rage

Rage (em português, raiva) é a expressão utilizada para designar os players que ficam muito alterados e irritados no jogo. 

Respawn

Esta expressão é utilizada para definir o lugar ao qual os personagens retornam quando morrem. 

Rushar

Rushar é uma gíria “abrasileirada” que significa a ação que um jogador executa quando fica atirando para todos os lados sem mirar em nada. 

Skill

Esta expressão significa habilidade de um personagem.

Skin

Skin (em português, pele) é a gíria usada para se referir à aparência do personagem. Pode se constituir por roupas, acessórios, cabelos e aspectos físicos, entre outros.  

Stun

Stun (em português, atordoar) é utilizado para afirmar que uma situação ou um personagem está confuso ou atrapalhando o andamento de alguma partida. 

STR

Esta expressão é a abreviação de strenght (ou, em português, força). A gíria representa exatamente a mesma coisa que a sua tradução, ou seja, a potência de um personagem.

Tanker 

Tanker (em tradução para português, tanque) é a expressão utilizada para designar os jogadores que protegem a equipe recebendo algum dano dos inimigos. 

Upar

Outra expressão “abrasileirada”, upar vem da gíria inglesa up to (que pode ter variados significados, dependendo da frase). Nas gameplays, essa palavra se refere a um personagem que enfrenta inimigos para ganhar mais xp ou quem vai passar de nível. 

Xp

Xp é a abreviação de experience (em português, experiência) e representa justamente o nível de experiência de um jogador dentro do jogo. 

Xp também pode ser definido como pontos de experiência. Imagem: Reprodução/Riot Games

Essas gírias gerais são comumente utilizadas em todo o universo gamer e, por isso, são bastante fáceis de encontrar em uma gameplay. No entanto, para jogos específicos, os players usam gírias que fazem sentindo apenas para aquele mundo. 

Para você conhecer as mais famosas dessas expressões, separamos algumas delas. Confira! 

Gírias para LoL

Os players de League Of Legends possuem expressões bastantes comuns e bem específicas ao jogo. Separamos as principais para você conferir. 

Bot lane 

Bot lane significa linha inferior, ou seja, o corredor que fica na parte mais baixa do mapa.  

Bufar 

A expressão bufar é utilizada para representar um balanceamento em que o campeão fica mais forte no jogo. 

Face check 

Face check (em português, rosto checado ou checar rosto) é a expressão utilizada quando um player acaba entrando de cara na floresta, ou seja, fica sem visão do jogo.  

FF

FF é a abreviação de Forfeit (em português, desistir) é a gíria para se render. 

Flank/Flankear 

Estas expressões são utilizadas quando um player ataca seu inimigo por trás.

Flex

Flex é a abreviação de flexível e significa exatamente isso. É muito utilizado quando um player tem habilidade para jogar em mais de uma linha.

Fog

Fog (em português, névoa) é a expressão utilizada para dizer onde o inimigo tinha se escondido.

Feedar

Feedar é a gíria usada quando um grupo ou jogador quer fazer com o que inimigo se fortaleça. Costuma ser uma estratégia de jogo.

Freezar 

Freezar é uma versão “abrasileirada” de freeze (em português, congelar) e significa parar na linha de combate. 

Gank ou gankar

Estas expressões são utilizadas quando um player ou um grupo auxilia a abater uma linha de adversários. 

League Of Legends é um dos principais jogos de Moba da atualidade. Imagem: Reprodução/Riot Games 

Gap closer

Gap closer (em português, fechar espaço) é a gíria utilizada quando pretende-se chegar mais perto dos adversários. 

Haras ou poke 

Estas expressões significam colocar pressão na lane.

Lane 

Lane (em português, faixa), é a linha da jogada.  

High

High (em português, alto) é a linha superior de combate.

Intar 

Intar é muito utilizado como estratégia, e significa oferecer propositalmente recursos ou força a um adversário.

Jungle 

Jungle (ou em português, floresta) significa exatamente isso, um local repleto de árvores e vegetação. É o centro do mapa de LoL. 

Meta 

Meta é a gíria utilizada para designar o player que está em alta.

Mid 

Mid é a abreviação de middle (em português, meio) e significa a linha que fica entre a superior e a inferior.

Nerfar

Nerfar é a expressão utilizada quando acontece um balanceamento no jogo que acaba deixando o campeão mais fraco.  

OP

OP é a abreviação de over power (em português, poder demais) e é usada quando o campeão está muito forte.

Peel

Peel (em português, descascar) significa proteger os aliados.

Power spike 

Power spike significa exatamente o que é a sua tradução em português: pico de poder. 

Push 

Do português empurrar, esta expressão é utilizada para designar o momento em que os inimigos são empurrados para trás na linha. 

Roaming

Roaming é a expressão utilizada quando alguém fica rodando pelo mapa.

Shadow

Shadow (do português, sombra) é a expressão utilizada quando se quer dar cobertura para algum aliado. 

Siege

Siege é usada quando pretende-se cercar a torre com o intuito de não deixar o inimigo ficar mais forte.

Wave 

Wave (ou em português, onda), significa um fluxo de minions (tropas) utilizados para subir de nível no jogo. 

Zonear

Zonear é a expressão usada para não deixar o inimigo avançar. 

Expressões para Fortnite

Assim como em LoL, os players de Fortnite também possuem expressões próprias que são muito usadas no jogo. Confira as principais gírias desse battle royale.  

Mats e scrim são expressões usadas em Fortnite. Imagem: Reprodução/Epic Games

Blue 

Blue é a expressão que representa a quantidade de dano em um escudo do adversário. 

Build Battle

Build Battle ou, em português, batalha de construções, são as batalhas que destacam seus edifícios. 

Caído/Derrubado 

Esta expressão significa afirmar que o jogador foi enfraquecido e pode ser reanimado.

Círculo/Tempestade

Esta gíria é utilizada quando um círculo se fecha em torno dos jogadores e causa danos aos que estiverem na margem. 

Cofre

Cofre é a expressão que indica o lugar em que se encontram os itens removidos do Fortnite. 

Cura/Meds 

Estes termos são usados para designar os itens de cura do jogo. 

High Ground

High Ground (ou em português, terra alta), é o termo usado para jogadores que estão em uma posição elevada. 

Low Ground

Low Ground (ou em português, terra baixa) é a expressão oposta a high ground, ou seja, um jogador que está em uma posição inferior.

Marcar/Pingar

Estas expressões são usadas quando se quer determinar qual direção seguir. 

Mats

Mats é o termo abreviado de materiais, ou seja, itens que são usados para fazer as construções.  

Pelado 

Pelado é o termo utilizado quando se quer afirmar que um player está com a skin padrão. 

Scrim 

Scrim é o termo utilizado para um jogo de pro-players que tem como objetivo servir de treino para competições. 

Shieldão

Shieldão é um termo “abrasileirado” para a poção que oferece 50 de escudo a um player 

Shieldinho

Mesmo sentido que o shieldão, porém ao contrário deste, esse dá um total de 25 de escudo ao jogador. 

Taggear

Taggear é outro “abrasileiramento” e significa marcar alguém como ferido.

Expressões de Rainbow Six

Tom Clancy’s Rainbow Six Siege, ou apenas Rainbow Six, é um FPS produzido pela Ubisoft Montreal. Assim como os demais, ele possui algumas expressões específicas do jogo. Confira as principais. 

Rainbow Six é um jogo de tiro em primeira pessoa com bastantes gírias específicas que só os players sabem. Imagem: Reprodução/Ubisoft Montreal

Ace

A expressão ace é utilizada quando um único player mata todos os inimigos. 

Bomb

Bomb (ou em português, bomba) significa o lugar em que essas armas ficam armazenadas e que os players de defesa precisam proteger. 

Clutch

Clutch é a expressão utilizada quando um player que está sozinho entra em confronto com dois ou mais inimigos e vence.

Flick

Flick é quando um jogador faz um movimento ao mirar muito rápido.

Strafe

Strafe é a ação de utilizar a movimentação da câmera para espiar e obter informações. 

Gírias para CS GO

Para CS GO, algumas expressões muito comuns e bastante utilizadas durante as gameplays acabam se tornando bem específicas do jogo. Saiba quais são as principais delas. 

Em CS GO, é bastante comum que os jogadores usem as expressões varado e bangar. Imagem: Reprodução/Valve

Awper

Awper é o player que joga como sniper da equipe.

Bangar

Bangar é atirar uma granada de luz para deixar o inimigo cego. 

Bombsite

Bomsite são dois espaços defendidos pelos CT’s.

CT

CT é a abreviação de contra-terrorista. Essa expressão é utilizada pelo time que deve proteger seu território dos inimigos.  

C4 

C4 é o nome da bomba carregada pelos terroristas. 

Defusar

Defusar é o mesmo que desarmar a C4. 

Eco

A expressão eco é usada quando a economia da equipe está fraca e os jogadores optam por não gastar e guardar alguns recursos para a próxima rodada. 

Entry fragger

Entry fragger é o player que ganha espaço ou consegue algum tipo de informação para o time.  

Fake

Fake (ou em português, falso) é a expressão usada quando um player finge uma jogada. 

Molotovar

Molotovar é a expressão utilizada quando a equipe pretende atirar uma Molotov nos inimigos.

TK/Friendly-fire

TK é a abreviação de team-kill (ou, em português, matador do time). Esta expressão e a friendly-fire (fogo amigável) são usadas para designar o momento em que um player atinge um amigo da mesma equipe. 

TR

TR é a abreviação de terrorista, ou seja, o inimigo.

Rushar

Rushar é a mesma coisa que correr em direção a um bombsite ou pelo mapa. 

Smokar 

Smokar é uma expressão bastante parecida com a molotovar e significa lançar uma smoke, ou seja, uma granada de fumaça.

Varado

Varado é um player que foi eliminado ou que sofreu algum dano devido a uma ação desencadeada por um objeto. 

Se você é novo no mundo dos games, com certeza essa lista de gírias gamers irá te ajudar nas gameplays e, dessa forma, você não vai perder nenhum lance ou estratégia. 

É inegável que o vocabulário gamer é gigantesco, afinal, existem diversos jogos com suas expressões específicas. Se você acha que faltou alguma nessa lista, comente aqui embaixo!

Para você não perder nenhuma informação e conhecer ainda mais sobre o universo gamer, assine a newsletter da Shopinfo e fique por dentro dos assuntos, recebendo conteúdo direto na sua caixa de entrada. É só preencher o formulário abaixo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *