As principais plataformas de streaming de jogos para conhecer

Menina fazendo stream
ROTINA GAMER

As plataformas de streaming de jogos são uma força potente que não para de crescer. Ano após ano, essas ferramentas vêm conquistando cada vez mais usuários que optam por receber os conteúdos dessa forma que, de certa maneira, é mais intimista que o YouTube, por exemplo. 

De acordo com dados da Comscore, o Brasil é o segundo maior espectador da Twitch do mundo, com 5.558 pessoas que preferem curtir as gameplays com interações em tempo real. 

Assistir a conteúdos na Twitch é diferente de consumir vídeos em outras plataformas que não são de streaming. Por exemplo, ao ver publicações no YouTube, não há a possibilidade de trocar feedbacks em tempo real, afinal, o programa já foi gravado, editado e postado em horário diferente daquele em que você clicou. Já as lives em softwares próprios para isso, por sua vez, permitem comentários, participações e outras formas de interação que aproximam mais os usuários de quem está streamando. 

Quer conhecer mais plataformas de streaming para fazer ou assistir lives de gameplays épicos? Então, continue a leitura deste post que te mostramos as melhores opções para cada tipo de jogador. 

Banner para quiz para descobrir novos games

O que são plataformas de streaming?

As plataformas de streaming de jogos são softwares que possibilitam transmissões ao vivo de gameplays e outros conteúdos por meio da internet. Essa é uma nova forma de consumir vídeos, já que é possível ter uma difusão online de materiais sem o armazenamento prévio. Dessa forma, com esse método, usuários de todo o mundo podem acompanhar seus players favoritos de qualquer lugar, independentemente da hora, sem a necessidade do download. 

Os serviços de streaming ficaram bastante famosos, especialmente nos últimos anos, com a criação de plataformas como Netflix e Spotify. No mundo dos games, esse boom dos streamers é ainda mais recente, graças a softwares como o Mixer, a Twitch, o YouTube e o Facebook, que estão, cada vez mais, investindo nesse nicho. 

Sendo assim, é possível notar um grande aumento no número de pessoas que começaram a se profissionalizar nos streams, investindo em equipamentos e se dedicando a produzir conteúdos com o intuito de compartilhar dicas e gameplays, enquanto se aproximam de seu público. 

Principais plataformas de streaming de jogos

A principal base dos streams de jogos online são as plataformas que conseguem suportar esse formato. Atualmente, existem diversos softwares que oferecem essa possibilidade e eles se diferenciam de acordo com ferramentas, nicho de público e alcance. Pensando nisso, separamos as principais para você conhecer. Confira!

Twitch

A Twitch é, hoje, a principal plataforma de stream. De acordo com a Comscore, em 2020 foram cerca de 140 milhões de espectadores mensais, um número estrondoso para um nicho que está apenas começando a se popularizar. 

Setup de streaming com dois computadores, cadeira gamer e câmera.
A Twitch é umas das plataformas com maior número de espectadores. Por isso, bons materiais são primordiais para se destacar.

Dessa forma, podemos afirmar que, a Twitch é, com certeza, o lugar para quem quer se profissionalizar nos streamings. Isso porque a plataforma oferece muita exposição e é bastante confiável para os usuários, que se sentem seguros assistindo aos vídeos na ferramenta. 

No entanto, é importante frisar que a concorrência também é gigantesca; são diversos streamings tentando arranjar seu lugarzinho ao sol. Por isso, um dos pontos que quem escolhe a Twitch para streamar precisa levar em consideração é a qualidade dos conteúdos produzidos. 

Dessa forma, são necessários bons equipamentos, desenvoltura e facilidade de lidar com o público; este é o caminho para se destacar na Twitch. 

HitBox

A HitBox é uma plataforma que vem ganhando bastante força no mundo dos games, principalmente do eSport. Um dos principais diferenciais dessa ferramenta é a possibilidade de transmitir vídeos em 360º. 

Com cores elegantes e recursos intuitivos, o usuário consegue navegar com facilidade pela plataforma. Outra vantagem da HitBox é ser 100% gratuita, ou seja, você não precisa pagar nada para ter acesso aos seus conteúdos preferidos. 

Além disso, essa ferramenta oferece opções de transmissões agradáveis, apresentando uma categorização de vídeos bastante simples.

Uma grande desvantagem é a necessidade de um computador potente para transmitir vídeos com alto desempenho. Dessa forma, a HitBox é mais indicada para quem tem esse tipo de máquina e está começando a fazer streams sem o intuito de se profissionalizar, apenas se divertir. 

Beam

Assim como a Twitch, a Beam tem grande número de espectadores únicos por mês, cerca de 100 mil. Com interface bastante atrativa e elegante, nessa plataforma é possível navegar sem muitos obstáculos pelo caminho, pois o processo de otimização e a experiência de usuário são positivos.

A Beam funciona com maestria em iOS, Apple TV, Chromecast e Android. Com categorização bastante agradável, no software você encontra tudo muito organizado. 

Uma das desvantagens dessa plataforma é que os jogos mais pesados podem causar alguns bugs e atrasos na transmissão da gameplay, por isso é importante ficar atento e escolher muito bem qual game você irá jogar. 

Dessa forma, a Beam não é uma plataforma para quem pretende se profissionalizar. Ela é bastante intuitiva e fácil de usar, perfeita para quem está iniciando no mundo dos streams. 

Menino na frente do computador
As plataformas de streaming podem ser acessadas por meio de desktops ou mobile. 

Azubu

A Azubu é uma plataforma diferente das demais. Ao contrário das já apresentadas acima, esta permite que os usuários entrem apenas como convidados, oferecendo diversos conteúdos com alta qualidade. 

O convite pode ser um obstáculo para os streamers que precisam enviar links para os espectadores, mas, ao contrário do que se possa imaginar, essa técnica acaba qualificando os usuários, levando apenas aqueles que realmente gostam do seu conteúdo, o que é perfeito para formar comunidades engajadas e fazer amigos.

As transmissões na plataforma são bastante organizadas e fáceis de encontrar, fazendo com que os espectadores identifiquem sem problemas os streamers ou jogos favoritos.

Com foco nos eSports, as transmissões no Azubu têm conteúdos com muita qualidade. No entanto, não é a plataforma ideal para quem quer se profissionalizar. Indicamos para aqueles que querem se divertir com os amigos e não pretendem alcançar grande público logo de cara.

Bigo Live

Bigo Live é uma plataforma de transmissão de vídeos que está se desenvolvendo muito rápido, principalmente nas redes sociais. Com interface bastante organizada e intuitiva, é fácil encontrar as transmissões dos seus jogos preferidos, bem como achar os principais streamers do dia. 

Um ponto forte dessa plataforma é a facilidade com que os usuários podem se conectar com a comunidade do Bigo Live. Esse software pretende servir de ponte para unir os mais diferentes espectadores. 

Uma das principais características da plataforma é que ela está disponível para Mac, Google Play e Android APK. Além disso, oferece muitas opções para transmissão de jogos, disponibilizando auxílio para os streamers divulgarem o gameplay de forma rápida e fácil nas redes sociais.

YouTube Gaming

O YouTube Gaming é uma plataforma de transmissão de jogos oriunda do grande armazenador de vídeos desenvolvido por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim. Sendo uma ótima opção para quem está começando, essa ferramenta conta com grande número de usuários e oferece a possibilidade de monetizar as transmissões com anúncios e inscrições no canal. 

Apesar dessa incrível vantagem, o YouTube Gaming oferece pouquíssimas opções de customização das transmissões, limitando algumas ferramentas e possibilidades encontradas em outras plataformas. Além disso, os algoritmos são bem complicados de prever, indicados apenas para quem já possui familiaridade com o YouTube Studio. 

A interface do YouTube Gaming é bastante agradável, organizada e otimizada, pensando no usuário. É fácil encontrar as transmissões de seus jogos e streamers preferidos. 

O YouTube Gaming é uma plataforma de transmissão de jogos bastante conhecida no universo gamer.

Facebook Gaming

O Facebook Gaming é outra plataforma que vem crescendo com um bom número de usuários. Com interface bastante simples e agradável, é bem organizada e fácil de encontrar os streams de seus jogos preferidos.

A ferramenta conta com muitas possibilidades de customização, ou seja, é possível trazer bastante personalidade para os streams e deixá-los com a sua cara. Além disso, você já tem sua rede de amigos pronta, um ponto bem importante para quem está começando. 

Dessa forma, o Facebook Gaming é uma boa plataforma para quem quer dar start no mundo dos streamings. 

Com essas opções de plataformas de streaming, temos certeza que você vai encontrar a ideal para suas transmissões online. Seja para se profissionalizar ou apenas se divertir, streamar pode elevar o nível das suas gameplays e dar aquela sensação de estar jogando com amigos — afinal, você está!

Para não perder nenhum conteúdo do mundo dos games, assine agora mesmo a newsletter da Shopinfo e fique por dentro dos principais assuntos que todo verdadeiro pro-player tem na ponta da língua. Está esperando o quê? 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *