Como criar um jogo simples: dicas infalíveis para aprender!

Menino criando jogo em frente a um monitor branco
ROTINA GAMER

Todo player já sonhou em fazer seu próprio game. Dar vida àquela história que você já imaginou milhões de vezes, com os personagens que sempre quis e jogabilidade que preferir, parece bom demais para ser verdade, não é mesmo? Saiba que, com a tecnologia atual, é possível, sim, aprender a como criar um jogo simples em casa!

Quer saber como? Então, continue a leitura deste post e confira as principais dicas para aprender como desenvolver seu próprio game. 

Banner para quiz para descobrir novos games

Criar jogos: conheça os primeiros passos

O primeiro passo para começar a criar jogos online é jogar bastante! Isso mesmo, aposto que por essa você não esperava. Não adianta nada querer começar a desenvolver algo sem ter inspirações ou conhecimentos sobre a área. Quanto mais tempo você passar investindo em gameplays diferentes, mais vai conhecer sobre os games e como eles funcionam. 

Quando já tiver jogado o suficiente para conhecer uma boa diversidade de jogos, é hora de começar a pensar no seu. Criar um enredo, com histórias, personagens, desafios e estilo não é uma tarefa fácil e rápida como parece. 

O enredo não precisa ser gigantesco. O jogo Amoung Us, por exemplo, possui uma história bem curta, mas suficiente para sustentar os personagens e a jogabilidade. Comece criando mundos pequenos ou apenas uma parte desse universo. Vá com calma e deixe sua criatividade aflorar. 

De nada adianta começar desenvolvendo vários mapas, mundos e histórias para depois se cansar e abandonar para sempre seu projeto de criar um jogo, não é mesmo? Não tenha pressa. Com o tempo, você vai aperfeiçoando seus conhecimentos e pode ir melhorando seus enredos. 

Outro passo bastante importante antes de começar a desenvolver seu jogo é saber programar. Esse talvez seja o mais complicado de todos, mas graças a plataformas, como o YouTube, é possível assistir a vídeos tutoriais explicando tudo o que você precisa saber para se dar bem nas game engine.

Além disso, existem diversos cursos de desenvolvimento de jogos que podem te auxiliar a aprender essa linguagem de programação de forma fácil e descomplicada. O iPED, o Senac, o TIM Tec Cursos e o Lúmina UFRGS são institutos que oferecem workshops gratuitos e online. 

Existem diversos cursos acessíveis na internet para se tornar desenvolvedor de jogos. 

Com esses primeiros passos para o desenvolvimento de jogos, ficará muito mais fácil colocar a mão na massa (ou melhor, no computador) e começar a dar vida ao seu game. 

Essas etapas anteriores são essenciais para você criar um bom jogo e não começar um projeto e abandoná-lo no meio. Não pule os passos, faça tudo certinho que, com certeza, você terá em suas mãos um bom game para compartilhar com os amigos e a família. 

É hora de colocar a mão na massa!

Depois de aprender os primeiros passos de como criar um jogo simples para PC, está na hora de saber como colocar os conhecimentos em prática e dar vida às suas ideias. 

Existem diversos programas e sites para criar jogos que podem te ajudar. Continue a leitura para conhecer os principais. 

Unity

A Unity é uma plataforma desenvolvida para focar na criação e operação de conteúdo interativo 3D e também jogos 2D. Por ser gratuita — para algumas ferramentas, no entanto, é necessário um upgrade pago — e ter diversas funcionalidades, é um dos motores de jogos mais utilizados por desenvolvedores de games profissionais e amadores. 

O software é ótimo para criar o seu primeiro jogo, já que tem uma interface bastante amigável e fácil de entender. Além disso, a plataforma disponibiliza diversos recursos, como gráficos estilizados, trilhas sonoras, objetos para desenvolver desafios e muitas outras opções. 

Quanto à linguagem de programação usada na Unity, a principal de encontrar por lá é a C#, mas também é possível usar Boo e JavaScript. No entanto, caso haja alguma dúvida, dá para encontrar diversos tutoriais espalhados pela internet, muitos deles no site da plataforma. Além disso, dá para acessar fóruns e comunidades online para contar com ajuda de outros desenvolvedores. 

Godot Engine

Outra forma de saber como criar um jogo simples e grátis é o Godot Engine. A plataforma possibilita o desenvolvimento de games em 2D e 3D e funciona por meio de um sistema chamado open-source (código aberto, em português), ou seja, é totalmente gratuita e conta com uma comunidade enorme, sempre disposta a ajudar e responder dúvidas. 

Outra vantagem é que o Godot Engine oferece um ótimo guia com todo o passo a passo que o desenvolvedor precisa ter para começar a utilizar o editor. Pode ser exportado para diversas plataformas, desde Windows até iOS. 

Nesse software, é possível encontrar quatro linguagens de programação: GDScrip, C#, VisualScript e GDNative. Por ser de código aberto, permite a implementação dos jogos que você criar em várias plataformas, como Android, iOS, Linux, macOS, Microsoft Windows, HTML5, WebAssembly e outras de realidade virtual. 

Existem diversas plataformas para desenvolver jogos, é preciso escolher a que mais se encaixa em seu perfil.

RPG Maker

Caso você tenha interesse em criar um RPG, uma ótima opção é a plataforma RPG Maker. Com interface bastante simples e intuitiva, até crianças conseguem desenvolver jogos com esse software. 

Além disso, ele é muito versátil, já que possui muitas versões, desde as idealizadas para criar jogos para Playstation até o sistema Microsoft Windows e Nintendo DS. Ao todo, são 90 comandos possíveis de realizar no RPG Maker, dentre eles: iniciar batalha, teletransporte e mudar equipamento. 

É uma ótima opção para quem está começando e quer aprender a desenvolver jogos com mais facilidade e intuição. 

Construct 3

O Construct 3 é outro motor de jogo gratuito com muitos recursos e interface simples. Oferecendo um passo a passo completo para você, o software mostra como criar um game de forma prática e descomplicada.

Nesse programa, há uma biblioteca de artes, animações e sons diversos prontos para serem usados em seus jogos. As plataformas para as quais podem ser exportados os games são diversas, desde Windows até Android, Mac, Linux etc.

Agora que você já conhece alguns dos principais motores de jogos para criar os seus games, está na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu. 

No entanto, é possível que você ainda fique em dúvida em alguns pontos ou não consiga realizar com perfeição o que pensou. Tudo bem se isso acontecer! O importante é nunca desistir.

Nunca pare de aprender

Desenvolver aquele jogo perfeito, digno de verdadeiros pro-players, requer muito estudo e prática. Não é algo que fazemos da noite para o dia. Por isso, é muito importante, caso você queira continuar nessa carreira, saber que nunca deve parar de aprender. 

Pode ser em diversas fontes, desde aqueles cursos gratuitos que citamos no começo do texto até assinar newsletters sobre o tema – como a da Shopinfo!

Para aqueles que estão dispostos a investir, uma boa opção são as aulas “Desenvolvimento de games completo” do Danki.Code. Com ele, é possível aprender a criar jogos no Unity, Godot Engine, Construct e muito mais! 

Com essas dicas, temos certeza de que você vai criar o próximo grande sucesso do mundo dos jogos em um piscar de olhos! Não se esqueça de sempre aprimorar seus conhecimentos e explorar desafios novos. 

Para ficar por dentro de mais assuntos do universo gamer, não esqueça de assinar nossa newsletter. Dessa forma, você recebe posts muito legais diretos na sua caixa de e-mail. Está esperando o que para preencher o formulário?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *