7 gêneros de jogos de PC — aperte o play com a Gamerinfo

GAMES

RPG, MOBA, MMO… até parecem gírias gamers, mas não são. São as definições de alguns tipos de jogos, semelhante às divisões do cinema (ação, aventura, terror, guerra, etc.).

Nós não deixaremos você ficar perdido no universo dos games. Para te ajudar, criamos uma lista completa com os gêneros de jogos de PC — aqui tem sugestão de jogos também, viu? Se ajeite na cadeira e dê o play!

1. Ação

Vamos começar com a adrenalina lá em cima. Os jogos de ação têm uma pegada frenética que envolve momentos de tensão. Dica dos especialistas: sabe quando tudo está quieto demais? Suspeite.

É o gênero mais comum dos games, tanto que conquistaram players do mundo inteiro. Por ser uma modalidade tão ampla, ela se divide nos seguintes subgêneros:

Plataforma

Os primeiros jogos de ação surgiram em meados de 1980 e 1990, tendo como base uma plataforma. Sonic, Super Mario Bros estão entre os principais exemplos. O conceito é simples: o personagem recebe uma missão e o universo em que ele está se movimenta como obstáculo.

Luta

Hadouken! Referência só para quem jogou Street Fighter! O game faz parte do subgênero luta que consiste em colocar dois personagens frente a frente e ver qual deles leva a melhor.

Para isso, cada um tem níveis de habilidades diferentes e skills características. Outros jogos que têm a mesma essência:

  • Tekken;
  • Injustice;
  • SoulCalibur;
  • Mortal Kombat;
  • Dragon Ball Fighter Z.

Beat-em up

Se lutar contra um já é difícil, imagine contra vários! É isso que acontece no Beat-em Up. Os combates acontecem com inimigos separados por hordas te combatendo ao mesmo tempo.

Proporcionam uma experiência bem diferente da anterior! Experimente jogar Bayonetta, Scott Pilgrim vs. The World, The Warriors, Castle Crashers, Turtles In Time e Capcom Belt Action.

Shooter

Jogos de tiro, traduzido para o português. Nesse subgênero, você conhece armas de todos os tipos, sejam elas manuais, automáticas ou até medievais. Todas devem ser manuseadas para atingir o alvo.

Você pode jogar de duas formas: FPS (First Person Shooter), em que vê as ações da personagem como se fosse você, ou TPS (Third Person Shooter), por meio de um avatar controlável.

Encare o desafio nos seguintes jogos:

  • FPS: Call Of Duty, Halo e Battlefield;
  • TPS: Gears Of War e Fortnite.

Stealth/Furtivo

A pegada desse subgênero é a solução de desafios de forma estratégica. Qualquer movimento impreciso compromete a vitória! Teste suas habilidades em Splinter Cell, Metal Gear, Dishonored e Invisible.

Sobrevivência

O sobrevivencialismo é um esporte que está em ascensão nos últimos anos, mas no mundo dos games já é um subgênero consolidado. A provocação deste jogo é simples: fazer o que é necessário para sobreviver.

Você desenvolve as próprias armas, constrói moradias, caça animais, enfim, o que for preciso. Teste sua resistência em Ark: Survival Evolved, The Forest, Green Hell, Day Z e Rust.

2. Aventura

Os jogos de aventura têm predisposição à exploração. Nesse gênero, sempre existe uma história por trás que motiva os personagens a se colocarem em risco e a procurarem novas descobertas.

Conforme o desenrolar dos fatos, novos mapas, armas e enigmas vão surgindo. Assim como o gênero ação, o aventura também têm subclassificações. Confira:

Metroidvania

A narrativa não é linear. Têm jogos que começam do final da história e você desvenda como chegou ali. O objetivo é avançar desvendando mistérios, é um game em que a informação é valiosa.

Nesta aventura, há combates, lutas e testes de sobrevivência. Desbloqueie essa habilidade em você com Dead Cells, Ori and the Blind Forest, Hollow Knight, Bloodstained e Castlevania.

Survival Horror

Já pensou estar encrencado e com recursos limitados? Pois é exatamente essa a proposta do survival horror: um desafio de sobrevivência apenas para corajosos. Vivencie isso em Resident Evil, Silent Hill, Outlast e Alien Isolation.

 

3. Ritmo

A música tem um papel fundamental nos jogos, é ela que te deixa dentro do universo. Imagine então um jogo cuja temática é construída toda em volta dela?! Para quem gosta de testar a coordenação motora, é uma imersão completa.

Just Dance e Dance Dance Revolution são bons exemplos. Quando você cansar de dançar, pegue o console e dê play no Guitar Hero. É hora de colocar a velocidade dos dedos à prova.

4. Simulação

Em 1970, surgiram os primeiros jogos de simulação. Eles têm o objetivo de proporcionar experiências realistas, por meio de temas como a vida doméstica, pilotar um avião e gerenciar uma cidade. Há algumas vertentes:

Gestão

Os jogos de gestão ganharam popularidade no Orkut, uma antiga rede social. Lá, os principais eram Colheita Feliz, Sim City e City: Skylines e Café Mania. Teve flashbacks por aí também?

Vida

O famoso The Sims é uma simulação da vida real — e um dos games favoritos dos amantes de decoração. Nele, você cria seu personagem, arruma emprego, cuida da saúde, constitui família e constrói casas fantásticas. Além dele, você também pode jogar BitLife e Habbo.

Automotivos

A simulação de automotivos vai muito além dos carros, pois, aqui, podemos pilotar aviões, helicópteros, navios, tanques de guerra, submarinos, carros tunados e muito, muito mais.

Teste sua pilotagem em: Euro Truck, Ship, Aerofly FS2 Flight e Microsoft Flight Simulator.

5. Esportes

Os jogos da vida real também estão no online! Uns realistas, outros lúdicos, mas todos com mais ou menos as mesmas regras dos jogos reais. Experimente os seguintes e-sports:

Futebol

Como você montaria o seu time dos sonhos? Já pensou em colocar Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar no mesmo ataque? Com um pouco de sorte e habilidade, você consegue unir os melhores jogadores do mundo em uma equipe.

No FIFA, aos poucos você libera novos jogadores e aprimora as skills para ficar imbatível, ganhando de 7×1 dos seus amigos.

Corrida

Não tem como não ficar cheio de adrenalina nessa modalidade! Os jogos de corrida nos desafiam a fazer curvas , drifts e ultrapassagens estilo Velozes e Furiosos. As nossas recomendações: Need For Speed, Forza e Project Cars.

Caso goste de futebol E corrida, o game Rocket League troca os jogadores de futebol por carros. Um desafio duplo!

6. Estratégia

Obviamente que todos os gêneros anteriores exigem uma estratégia de jogo, mas nada tão aprofundado como este. Aqui, a estratégia movimenta um grupo de players em tempo real. É algo que vai além das telas.

Conheça os subgêneros dos jogos de estratégia:

MOBA

A sigla representa Multiplayer Online Battle Arena. Em outras palavras, há vários jogadores lutando ao mesmo tempo para derrubar a base inimiga. Cada um com sua equipe, habilidades e armas secretas. Vence quem souber usar a melhor estratégia!

Este subgênero conta com representantes de peso: League Of Legends e DotA.

RTS

Ao vivo e em cores, você e seu time recebem o desafio de jogar contra outros players e a Inteligência Artificial. No jogo, é possível controlar mais de um avatar e construir equipes super engajadas com pessoas do mundo todo.

Os maiores exemplos são Starcraft, Age of Empires e Command & Conquer.

MMO

Massively Multiplayer Online é o tipo de jogo que cresce exponencialmente, porque não há limites de participantes. Como o próprio nome diz, envolve uma quantidade massiva de jogadores.

Minecraft, World of Warcraft e Fortnite (esse último com 350 milhões de usuários registrados, para você ter uma ideia). São um dos jogos mais populares dessa categoria.

Battle Royale

Três ou mais lutadores que se enfrentam até sobreviver apenas um. PUBG, Apex Legends e Naraka podem desafiá-lo a uma partida? Ou quem sabe um Free Fire?

Todos esses exemplos têm públicos gigantescos, tanto de jogadores de frente quanto de internautas nas streamings. Vale a pena entrar como player.

7. RPG

Role-Playing Game é um jogo de interpretação de personagens. No mundo online, você cria seu personagem e desenvolve a própria história — pode chamar os amigos também! No fim das contas, é basicamente um teatro de improviso online.

Conheças as suas vertentes:

Rouguelikes

Se o avatar morrer, você retorna ao início do jogo. É uma gameplay diferente de todos os outros e, inclusive, pode gerar níveis aleatórios de habilidades para o seu personagem. Comece a jogar Rogue ou Hades para encarar este desafio.

Sandbox

Que tal jogar em mundo aberto? O sandbox proporciona ambientes gigantescos de interação, por isso é perfeito para aventureiros e curiosos. Se você gosta de missões envolventes, jogue The Witcher, New World, Roblox, Fallout e The Elder Scrolls V: Skyrim.

Chegamos ao fim da nossa jornada pelos tipos de jogos! Neste post, revisamos os principais títulos de ação, aventura, simulação, estratégia e RPG. Cada um com sua particularidade, mas todos muito divertidos.

Mas ainda não é The End!

Temos um conteúdo sobre os melhores jogos da Marvel para PC que você precisa conferir também, dá um pulo por lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *