7 jogos de estratégia de guerra para PC: melhores títulos

GAMES

Entre os jogos mais famosos para computador, está o gênero de estratégia, o modo em que a tomada de decisão dos jogadores torna-se a sua habilidade mais importante.

A palavra “estratégia” pode ser definida como “coordenação militar, política, econômica e moral feita com o intuito de defender uma nação de seus possíveis invasores.”

Então, como não considerar esse tema para criar um game, não é mesmo? Neste post da Gamer Info, preparamos uma lista com 7 jogos que envolvem guerras e muita, mas muita estratégia para vencer!

Mas antes, é necessário aprender um detalhe. Normalmente, esses games são divididos entre:

  • TBS: sigla para “Turn-Based Strategy” ou “ação é dividida em turnos”. Nesse modo os jogadores coletam recursos e criam táticas durante a rodada, ao finalizá-la os outros jogadores terão a mesma chance, até voltar a vez.
  • RTS: sigla para “Real Time Strategy” ou “estratégia em tempo real”. Aqui todas as ações são contínuas, assim os jogos são mais tensos e que necessitam de decisões rápidas e efetivas.

Agora sim! Vamos conhecer os melhores jogos de guerra estratégica para computador?

1. Age of Empires

Não poderíamos começar a lista de uma maneira diferente. Age of Empires é um dos jogos mais clássicos que existe para computador – entre todos os gêneros – aproveite para conferir 7 categorias incríveis de jogos para PC!

Se você é um gamer e nunca testou “Age”, certamente, pulou uma etapa para se tornar uma amante de jogos. Isso porque ele foi lançado em 1997, como um dos primeiros de estratégia do mundo.

Dessa forma, o jogo é leve, possibilitando que até as máquinas mais fracas o consigam jogar.

Ele permite modos individuais e colaborativos, em todos os casos é necessário muita estratégia para criar uma civilização com recursos, tecnologias, unidades e construções para vencer.

Porém, se você não pensar estrategicamente, um investimento errado ou a falta de economia de recursos podem te levar à derrota.

Curiosidade: um benefício legal dos games de estratégia é que eles ajudam os jogadores a desenvolver habilidades como raciocínio, foco, memória, planejamento, análise, imaginação, visão ampla, foco e muito mais.

2. Warcraft: Orcs & Humans

Criado em 1994, pela Blizzard Entertainment, o Warcraft é um jogo baseado no conflito entre duas raças: humanos e orcs. Por ser um RTS, o gamer deverá escolher entre os controlar os humanos habitantes de Azeroth ou os invasores, os temidos Orcs.

No modo singleplayer, o objetivo segue a lógica de coleta de recursos, aprimoramento de exércitos e tecnologias para ganhar o combate com a raça inimiga.

Já no multiplayer, o objetivo é o mesmo: destruir as forças dos jogadores inimigos. O diferencial é que no cenário é possível encontrar monstros selvagens, que podem ser utilizados como aliados!

Por ser um dos primeiros jogos de RTS, a máquina precisa apenas ligar para rodá-lo – e não estamos exagerando, viu?! A primeira versão é bem simples, porém as atualizações podem necessitar de hardwares específicos.

+ Melhores jogos single player para PC

3. Civilization

Com a sua primeira versão criada em 1991, Civilization faz parte dos clássicos dos jogos de guerras estratégicas em. Elaborado para ser um TBS, o meta do game é simples: criar o maior império possível para vencer.

Apesar de ser um jogo mais velho, a maneira que uma partida acontece é muito moderna.

Isso porque a civilização evolui ao descobrir elementos muito reais, como o funcionamento da roda, a energia elétrica, as propriedades do bronze e do ferro, a exatidão da matemática e da arquitetura, etc.

Para fazer com que o seu exército vença, ele precisará perdurar por eras, acabando com civilizações menores – ou maiores se a estratégia for bem feita, ou até mesmo se aliando a outras sociedades.

Assim como os outros games antigos, para jogar não é necessário requerimento, a não ser que você explore as continuações do jogo, como o Sid Meier’s Civilization® VI que foi lançado em 2020.

4. Starcraft

Outro produzido pela gigantesca Blizzard Entertainment! A primeira versão de StarCraft foi lançada para computador em 1998! Se é um entusiasta dos jogos de estratégia e um amante do espaço, esse é o game que você precisa conhecer.

Durante o ano de 2499, um cientista foi ao espaço com três naves de prisioneiros. Porém, durante a viagem estelar, as naves perderam as coordenadas, fato que ocasionou a queda das espaçonaves em planetas distintos.

Assim, a história do jogo é feita pela guerra que ocorre entre as espécies galácticas: Terrans, Zerg e Protoss.

O modo campanha é realizado em três campanhas, cada uma delas é jogada com uma raça diferente. Já no multiplayer, é possível jogar com outras 7 pessoas, ganhando aquele que aplicar a melhor estratégia.

Vale mencionar que a continuação, Starcraft II é um jogo extremamente competitivo que chega a ter campeonatos de e-Sports para a modalidade.

Aproveite para conferir um pouco mais sobre a profissão gamer, clique aqui e saiba como levar o seu hobby a níveis profissionais.

5. Company of Heroes

Lançado, nos Estados Unidos, em 2006, Company of Heroes ocorre durante a Segunda Guerra Mundial. O jogo possui algumas batalhas que historicamente aconteceram, indo do Dia-D até o último ataque alemão.

Para jogar com primor, os players devem reforçar suas tropas, para controlar diversos setores do mapa – quanto mais setores, mais recursos.

Porém, é necessário se atentar à administração do abastecimento, pois durante os conflitos, outro jogador pode interromper a linha de fornecimento, impactando os diretamente os três recursos:

  • Mão de obra: produz unidades;
  • Munição: atualiza esquadrões e veículos;
  • Combustível: possibilita a aquisição de tanques e a construção de edifícios que viabilizam upgrades.

Company of Heroes é um jogo leve, o que possibilita que os computadores de entrada o rodem perfeitamente.

6. Stellaris

Lançado, em 2016, pela Paradox Development Studios, Stellaris também é um jogo de estratégia em tempo real, porém ocorre em 2200.

O seu início é marcado pelos estágios iniciais de exploração espacial.

Para garantir o comando da galáxia será necessário ter ética diplomática para formar alianças e acordos comerciais com outras raças quando necessário, além da estratégia para coletar e aproveitar os recursos de forma inteligente

Por ser ambientado no futuro, o jogador consegue pilotar naves científicas, modelos de construção e, claro, espaçonaves militares. Então, prepare-se para batalhar no vazio do espaço, mas não esqueça de criar estratégias para o solo.

Stellaris é um jogo que pede um pouco mais de desempenho dos hardwares, para jogar você precisará de uma máquina com um i5-3570K ou AMD Ryzen 5 2400G (ou modelos superiores); 4 GB de RAM; GTX 560 Ti ou placas melhores e 10 GB de espaço disponível.

Para saber as especificações da sua máquina, confira o nosso post “Como ver as configurações do PC: saiba onde acessar“!

7. Northgard

Já falamos de civilizações antigas, batalhas espaciais, mas ainda está faltando um RTS baseado na mitologia nórdica, não acha?

Felizmente, a Shiro Games elaborou, em 2018, o Northgard, um jogo de estratégia em que você consegue controlar um clã de vikings para batalhar pelo controle de um continente novo.

Então, os jogadores devem batalhar com facas, machados, espadas e escudos para espalhar seu exército pelo mapa e assim reivindicar a região que ainda não possui um rei.

Por ser um jogo mais atual, ele requer um setup inicial que seja composto por um processador i5 de terceira geração ou superior (AMD equivalente), 2 GB de RAM, uma placa de vídeo GTX 660 ou superior e 1 GB de espaço disponível em disco.

E aí, gostou da lista? Se você curte o gênero, prepare-se para a batalha, pois a guerra pode ser longa!

Continue conferindo outras listas de jogos visitando a nossa seção de posts sobre games!

Te vemos em outra página, jogador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *