Como saber se meu PC roda um jogo | Shopinfo

HARDWAREROTINA GAMERTecnologia

Conheça os melhores sites para saber se o seu PC roda um jogo

É fato: um gamer precisa ter um PC compatível com os games que costuma jogar. Nesse processo, é preciso sempre levar em consideração os requisitos mínimos dos jogos para saber se eles vão funcionar no seu computador.

Caso contrário, você pode acabar baixando um game à toa ou pior: comprar um PC novo e descobrir que o seu passatempo preferido é inviável na máquina. Com isso em mente, surge a pergunta de milhões: “como saber se meu PC roda um jogo?”.

Neste post, você encontra a resposta para essa e outras dúvidas pertinentes. Assim, poderá achar os jogos que se adequam às configurações do seu computador e terá a oportunidade de se divertir com os games incríveis disponíveis no mercado.

Continue a leitura e confira!

Como conferir os requisitos de um jogo?

Saber essas informações é determinante para conseguir jogar um game. Afinal, se o seu computador não apresentar os critérios necessários, ele pode ficar muito lento, travar durante a gameplay e/ou apresentar gráficos com visualização ruim.

De forma breve, o que você deve fazer é acessar o site oficial do jogo e conferir as informações referentes aos requisitos mínimos recomendados pela empresa.

elden ring specs pc

Depois, é só comparar com os dados da sua máquina para saber o nível de compatibilidade entre eles.

Ou seja, é necessário conhecer as configurações do seu equipamento também, o que inclui saber qual é a placa-mãe, a placa de vídeo, o HD, a memória RAM, o processador, o sistema operacional etc.

Com essas informações em mãos, é a hora da verdade! Se o PC é compatível com os critérios determinados no site, pode instalar o jogo e se divertir.

No entanto, caso ele não atenda aos requisitos, não é necessariamente uma derrota. Dependendo da situação, algumas ações de melhoria podem ser aplicadas no PC, como upgrades na memória RAM, SSD e placa de vídeo.

Vai do quanto você quer jogar o game! Tem pessoas que até compram um PC gamer novinho para isso.

Dessa forma, você garante que estará preparado para se aventurar pelos jogos mais interessantes do mundo gamer, já que a sua máquina não vai travar bem na hora daquele headshot certeiro – é o sonho de todo gamer, né?

+ Melhores mouses gamers em 2022: ranking com 5 opções

Como saber se meu PC roda um jogo?

Se você não quer perder tempo pesquisando e comparando dados, existe outra forma de verificar se o game é compatível com o seu PC: há alguns sites que automaticamente apontam essa informação!

Eles analisam as configurações do seu computador, comparam com os requisitos do jogo e, por fim, apresentam um relatório. Dentre os sites mais utilizados para isso, temos:

  • Can You Run It: para usar essa opção, basta acessar o site oficial que está no link, inserir o nome do jogo, clicar em “Can You Run It?”, executar um arquivo e aguardar a resposta – visualize cada etapa no tópico “Passo a passo com imagens”;
  • Gamespecial: você deve acessar o site, preencher o formulário com o nome do jogo e o processador do PC e, depois disso, verificar o resultado;
  • Game-Debate: assim como os outros sites, deve acessá-lo, preencher os dados do jogo e do PC e, por fim, conferir se o game roda no seu computador.

Passo a passo com imagens

Destacamos que, apesar de ser um site em inglês, a primeira opção é a mais indicada. Isso porque ela faz uma análise completa e ainda oferece sugestões de melhoria, ou seja, diz quais são os ajustes que você precisa fazer para melhorar o desempenho do PC.

Com isso em mente, preparamos um tutorial mais aprofundado de como usar o Can You Run It, olhe só:

1. Acesse o site Can You Run It;

2. Digite o nome do game que você quer consultar no campo marcado no print abaixo (só é possível procurar um por vez);

 

3. Clique no botão azul e pronto! O site fará o download de um software de rastreamento para a sua máquina;

4. Ao terminar de baixar, clique para iniciar. Esse passo será necessário apenas na primeira pesquisa – as outras serão automáticas e é possível desinstalar a aplicação depois;

5. Com a pesquisa concluída, veja se a sua máquina tem pelo menos os requisitos mínimos para rodar o jogo escolhido;

6. O site avisa caso algum hardware esteja desatualizado e ainda sugere soluções, como no print abaixo:

 

+ 7 jogos de estratégia de guerra para PC: melhores títulos

Por que os PCs Gamer são os mais recomendados para jogar?

De nada adianta comprar os seus jogos favoritos ou os últimos lançamentos do mercado se o seu computador não está preparado para suportar o processamento do game.

É por isso que surgiram os PCs Gamers, que são equipamentos prontos e turbinados para rodar os seus jogos. Deu para entender porque tem tanto hype em torno dessas máquinas?

Com elas, você não precisa ficar se preocupando tanto com a compatibilidade do game em relação ao computador, já que a maioria deles são rodados com tranquilidade.

E você, já comprou o seu PC Gamer? A nossa loja online, Shopinfo, tem diversas opções de computadores gamer já montados e prontinhos para a gameplay! Mas caso queira montar o seu próprio, trabalhamos com hardwares separados também.

Para finalizar o post, um resumo rápido: quando você sabe os requisitos mínimos e recomendados de um jogo, consegue identificar se ele é compatível com o seu computador. Além disso, existem sites que ajudam a fazer isso de maneira mais rápida, como o Can You Run It.

Agora você já entendeu perfeitamente como saber os jogos que rodam no seu PC! Esperamos que dê tudo certo nesse processo para que possa jogar seus games tranquilamente no seu computador. Até o próximo post!

Outros conteúdos que podem te interessar:

+ Como saber se as peças do PC são compatíveis? Entenda aqui

+ 7 gêneros de jogos de PC — aperte o play com a Gamerinfo

+ Vantagens da cadeira gamer: saiba por que ela é tão importante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *