Como saber minha placa-mãe no PC: tutorial prático!

homem analisa uma placa-mãe
HARDWARETecnologia

Como saber o modelo da placa-mãe? Descubra aqui!

A placa-mãe é um dos principais componentes presentes dentro de um computador – é por meio dela que todos os componentes são conectados, abrindo caminho para que cada um funcione de maneira organizada e “dando vida” ao PC.

Saber qual o fabricante e o modelo de placa-mãe presente em seu computador é essencial, pois permite que você use acessórios adequados e compatíveis com sua máquina.

Afinal, de nada vale adquirir as melhores peças para o PC se ele não será capaz de reconhecê-las, certo?

Caso você tenha comprado o seu PC Gamer já completo ou tenha se esquecido das informações da placa-mãe, preparamos um tutorial de como saber esses dados em apenas alguns cliques. Confira!

1. Utilizando o MSinfo32

Por meio do MSinfo32 é possível saber as principais informações sobre sua placa-mãe de forma objetiva, simples e clara.

Com o Informações do Sistema, é possível saber mais sobre as marcas e modelos não só da placa-mãe, mas também de diversos outros componentes do PC. Confira:

1. Enquanto segura a tecla Windows, aperte R para que o menu executar seja aberto.

2. Neste menu, digite “msinfo32” e aperte a tecla Enter. Nesse momento, as Informações do Sistema devem ser mostradas a você.

3. A marca e o modelo da placa-mãe serão exibidas na seção “Resumo do sistema”, como “Fabricante do sistema” e “Modelo do sistema” ou “Fabricante do BaseBoard” e “Produto Baseboard”, respectivamente.

2. Utilizando o Prompt e WMIC

O Prompt de Comando e o Windows Management Instrumentation Command-Line (WMIC) são ferramentas poderosas para sua máquina, sendo capazes de realizar diversas funções administrativas.

No entanto, a simples tarefa de obter informações sobre a placa-mãe de sua máquina também pode ser feita por aqui. Veja como:

1. Enquanto segura a tecla Windows, aperte R para novamente abrir o menu executar. Então, digite “cmd” e pressione Enter para que o Prompt de Comando seja aberto.

2. Em seguida, digite ou copie e cole no programa o seguinte texto: “wmic baseboard get product,manufacturer,version,serialnumber”.

3. Com o texto escrito ou colado exatamente como no passo acima, pressione a tecla Enter e você terá os dados de sua placa-mãe conforme na imagem abaixo.

3. Utilizando o DXdiag

Com informações detalhadas e precisas quanto a som, gráficos e outros componentes do computador, a Ferramenta de Diagnóstico do DirectX também é um ótimo caminho para desvendar qual o fabricante e o modelo da placa-mãe de sua máquina de uma vez por todas.

Confira como:

1. Pressione e segure a tecla Windows e aperte R para abrir o menu executar. Com ele aberto, digite “dxdiag” e aperte Enter para abrir a Ferramenta de Diagnóstico do DirectX.

2. Um programa será aberto com diversas informações sobre o sistema e hardware. Na seção “Fabricante do sistema” e “Modelo do sistema” é possível encontrar todas as informações necessárias para entender qual o modelo de sua placa-mãe. Confira o exemplo abaixo:

4. Utilizando o CPU-Z

Esse método utiliza o famigerado programa CPU-Z para consultar as informações do sistema. Dentre suas vantagens, podemos citar informações detalhadas e precisas sobre os componentes do PC. Confira o passo a passo:

1. Faça o download do CPU-Z e instale-o em seu computador.

2. Uma vez instalado, abra o programa e aguarde a leitura das informações do sistema.

3. Assim que carregadas – um processo que leva apenas alguns segundos –, clique em Mainboard e então será possível encontrar todas as informações úteis quanto a sua placa-mãe assim como na imagem abaixo.

São muitas as possibilidades de conferir as informações sobre a placa-mãe presente em seu PC. Trouxemos diferentes caminhos para encontrar essas informações visando ampliar as possibilidades e facilidades.

Dessa forma, caso você tenha dificuldades em um dos caminhos, pode tentar outro – temos certeza que pelo menos um dos passos acima irá funcionar para você!

Leia também: Como saber se as peças do PC são compatíveis? Entenda aqui

Para te ajudar ainda mais, separamos abaixo algumas das dúvidas mais frequentes sobre placa-mãe para que não reste nenhuma dúvida quanto ao tema. Veja:

Como saber o tamanho da minha placa-mãe?

Para saber o tamanho da placa-mãe com certeza, o ideal é abrir a máquina ou levá-la a uma assistência especializada.

No entanto, é possível ter uma noção do tamanho do hardware por meio de seu modelo, sendo ele ATX, Micro ATX (mATX), Mini ITX, Nano ITX e Pico ITX.

Eis as medidas aproximadas de cada uma:

  • ATX: 305 mm x 244 mm;
  • Micro ATX: 244 mm x 244 mm;
  • Mini ITX: 170 mm x 170 mm;
  • Nano ITX: 119 mm x 119 mm;
  • Pico ITX: 99 mm x 71 mm.

Leia também: Como escolher uma placa-mãe gamer?

Como identificar uma placa mãe visualmente?

A placa-mãe é a peça que mais se destaca visualmente dentro de um computador. Com a máquina aberta, basta verificar a placa que interliga todos os outros componentes do computador, será ela a placa-mãe.

Ela pode ser encontrada em diversas cores, sendo o preto, o azul, o verde e o vermelho as principais. Além disso, é possível identificá-la por meio do cabo de conexão com a fonte, sendo por meio dele que ocorre o transporte da energia elétrica para o computador funcionar.

Esperamos ter te ajudado a saber mais e identificar qual a sua placa-mãe!

Recomendamos também a leitura do post “Montar um PC em casa: conheça os perigos e as dificuldades“, caso esteja cogitando montar seu PC por conta própria.

Agradecemos sua leitura e esperamos você outras vezes aqui no blog conferindo nossos conteúdos sobre games e PCs gamer. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *