Como rodar LoL em PC fraco: ajustando as configurações!

Pessoa segurando um computador muito antigo.
ROTINA GAMER

League of Legends foi lançado em 2009. De lá para cá, muitas atualizações foram realizadas, renovando os gráficos e os recursos do jogo para as novas gerações de PCs.

Em geral, MOBAs costumam variar muito na potência exigida no computador. Portanto, compreender quais são os recursos utilizados em League of Legends pode ajudar a buscar alternativas sobre como rodar LoL em um PC fraco.

Continue a leitura para conhecer algumas opções que podem ser aplicadas, desde o ajuste nos gráficos até pequenas atitudes que podem otimizar o uso de memória no seu PC. Confira!

Configuração mínima do LoL

Basicamente, um videogame moderno vai exigir um pouco de todos os componentes do computador, do processador até a memória RAM. O cenário ideal, como sempre, é a maior taxa de FPS.

Em 2019, a configuração mínima para jogar LoL é:

  • CPU: 3 GHz
  • RAM: 2 GB
  • Espaço em disco: 12 GB
  • Sistema operacional: Windows 7, 8, ou 10
Banner para o teste de desempenho de PC da Shopinfo.

Por essas configurações, dá para perceber que o time de desenvolvedores de League of Legends se preocupa com o desempenho do jogo em computadores mais fracos, pois entendem que a diversão não está só nos gráficos bonitos.

Da lista de specs acima, é interessante notar a ausência de uma placa de vídeo. Porém, isso não quer dizer que o computador não precise de uma GPU.

Todo PC, para mostrar imagens na tela, requer algum tipo de processamento gráfico. O que acontece é que a grande maioria das CPUs modernas já vem com uma unidade integrada para trabalhar os gráficos, caso contrário não seria possível visualizar nada no monitor.

Vale destacar que, para monitores gamer, que possuem maiores taxas de atualização (como os de 144 Hz), a exigência fica maior ainda. Por isso, se o seu PC possui configurações mais básicas, evite utilizar esse tipo de tela.

Ajustes nos gráficos do LoL

Mesmo que o seu computador atenda aos requisitos mínimos, é possível que a experiência de gameplay não seja tão satisfatória. Por isso, vamos listar algumas dicas para otimizar o processamento do jogo.

Configurações na tela inicial do cliente

Entrando nas configurações disponíveis na tela inicial, podemos aplicar algumas mudanças para reduzir os recursos utilizados pelo jogo. 

Na aba GERAL, habilite o modo de Configuração Leve, marque a opção de fechar o cliente durante a partida e diminua o tamanho da tela para o menor possível. 

Tela de configurações gerais do LoL.
Tela de configurações gerais do LoL.

Agora, na aba de NOTIFICAÇÕES, desabilite as de e-Sports.

Tela de configuração de notificações.
Tela de configuração de notificações.

Por fim, na seção INTERFACE, desabilite as animações da interface.

Tela de configurações de interface.
Animações de interface servem mais para deixar o jogo mais bonito do que funcional.

Configurações in-game

Começando uma partida, é possível alterar algumas configurações de vídeo mais detalhadas. Ao clicar em Opções > Vídeo, recomendamos as seguintes mudanças:

  • Tipo da janela: sem moldura
  • Ocultar belezas visuais: habilitado
  • Desabilitar detalhes de mapa temáticos do Aniversário de 10 anos do League: habilitado
  • Gráficos: ajustar para melhor desempenho
  • Qualidade dos personagens: muito baixa
  • Qualidade dos efeitos: muito baixa
  • Qualidade do ambiente: muito baixa
  • Sombras: desativadas ou em qualidade baixa
Tela de configurações de vídeo dentro de uma partida de LoL.
Tela de configurações de vídeo dentro de uma partida de LoL.

A qualidade do ambiente é um ponto que afeta bastante a performance, com mudanças bem perceptíveis nos gráficos. Caso fique muito ruim, você pode reajustar para um nível baixo ou médio.

Descendo a tela das opções de vídeo, recomendamos mais alguns ajustes:

  • Frequência de quadros (FPS): ilimitado
  • Anti-aliasing: desabilitado
  • Aguardar sincronização vertical: desabilitado
Tela de configurações de vídeo dentro de uma partida de LoL (continuação).
Tela de configurações de vídeo dentro de uma partida de LoL (continuação).

Na missão de entender como jogar LoL em um PC fraco, as configurações de vídeo dentro das partidas são as que mais interferem a performance do game, mas que também podem afetar a qualidade da experiência.

Além dessas dicas, você também pode melhorar o desempenho do jogo diminuindo o número de programas em execução no computador, como o Google Chrome, por exemplo, já que o navegador consome bastante memória RAM.

PC Gamer para começar a jogar League of Legends

Entender as configurações mínimas do LoL, juntamente com as opções de vídeo que podem ser alteradas no jogo, ajuda a ter uma ideia do tipo de PC que consegue dar conta do game.

Um setup com um bom processador, memória RAM de sobra e uma placa de vídeo integrada já é suficiente para deixar de sofrer com FPS nas partidas, principalmente durante as team fights, quando o LoL exige mais processamento.

Na Shopinfo, você encontra várias alternativas de orçamentos, com builds mais econômicas, mas que ainda garantem a performance necessária para solar os inimigos na TF. Clique aqui para conhecer a linha de computadores gamer Neologic Start!

Banner para a página do PC Gamer Neologic Start, no site da Shopinfo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *