FPS baixo: como melhorar o desempenho?

fps baixo
Tecnologia

Gamers conhecem bem o problema que é o temido lag. Um dos causadores desse mal é o FPS baixo. Mesmo com máquinas poderosas, jogadores podem experienciar quedas bruscas e repentinas de FPS, atrapalhando – e muito – as partidas. Além de ser um aborrecimento para o jogador, essas quedas podem ser sintomas de outros problemas na máquina.
Em grande parte dos casos, o causador principal é a qualidade da Internet. É aconselhado jogar com a Internet conectada à cabo, evitando as perdas comuns de velocidade e estabilidade ao usar WiFi.
Se a Internet não for o problema, não se preocupe! Separamos algumas dicas que vão te ajudar a identificar a causa e resolver o empecilho. Continue a leitura e confira!

Atualize os drivers

Mesmo se sua placa de vídeo for poderosa, um driver desatualizado é o suficiente para que seu potencial não seja explorado corretamente.
Se a placa for NVIDIA, confira se existe alguma atualização para os drivers clicando aqui. Você pode procurar manualmente, selecionando o tipo, série, família do produto, sistema operacional e o idioma do sistema.
fps baixo
Você também pode deixar a página identificar automaticamente se há atualizações para os drivers do seu PC ou notebook. Ao selecionar tal opção, será feito o download de um applet para que a página consiga verificar a placa e os drivers instalados.
Se a placa for AMD, clique aqui para acessar a página de download dos drivers. Selecione a sua placa de vídeo na lista e uma nova página será aberta, com todos os drivers disponíveis e soluções de problemas comuns.
fps baixo
Quem utiliza o chipset Intel HD Graphics, deve acessar a página de suporte. Para que o sistema consiga analisar os drivers e verificar se existe alguma atualização pendente, você precisa instalar o Assistente de driver e suporte Intel.
Adicionalmente, verifique se o DirectX está atualizado. Faça o download da versão mais recente clicando aqui.

Altere as configurações de jogo

Talvez você esteja tentando jogar com resoluções mais altas do que seu PC suporta. Por isso, vale a pena testar configurações mais modestas. O primeiro passo é colocar todas as configurações no mínimo, para verificar se é esse mesmo o problema.
Para exemplificar, vamos apresentar os passos necessários para realizar esse processo no League of Legends. Primeiramente, pressione “Esc” e selecione a opção “Vídeo”. Deixe as configurações do seguinte modo:

  • Configurações: Personalizada
  • Resolução: Combinar com a resolução da área de trabalho
  • Qualidade dos Personagens: Muito Baixa
  • Qualidade do Ambiente: Muito Baixa
  • Sombras: Desligadas
  • Qualidade dos Efeitos: Muito Baixa
  • Frequência de quadros (FPS): 60 Quadros
  • Aguardar Sincronização Vertical: Desmarcada
  • Anti Aliasing: Desmarcada

Agora, vá para as configurações de interface. Pressione “Esc”, selecione a opção “Interface” e realize as seguintes alterações:

  • Desmarque a opção Ativar animações da interface
  • Desmarque a opção Exibir moldura do alvo ao atacar
  • Desmarque a opção Ativar linha de projéteis
  • Desmarque a opção Exibir Círculo de alcance de ataque

Inicie uma partida personalizada para verificar se o problema de FPS baixo foi resolvido. Se o FPS não está mais caindo repentinamente, volte nas configurações e teste diversas opções diferentes, para que você consiga jogar na melhor resolução o possível.
O problema persiste? Calma, ainda há outras formas de tentar consertá-lo.

Faça uma inicialização limpa

Por padrão, muitos programas e tarefas são inicializados junto com o Windows. O acúmulo de tarefas pode diminuir o desempenho do PC, exigindo mais dele e consequentemente deixando seus jogos com FPS baixo.
Para fazer uma inicialização limpa, pressione a tecla Windows + R ao mesmo tempo. Digite o comando “msconfig” na janela que for aberta.
fps baixo
Abra a aba “Serviços” e selecione a caixa “Ocultar todos os serviços Microsoft” para evitar que opções importantes para a inicialização sejam desativadas. Agora, selecione a opção “Desativar tudo”.
fps baixo
Selecione a aba “Inicialização de programas” e abra o gerenciador de tarefas do Windows. Na aba “Inicializar”, desative a execução automática de programas que não sejam essenciais, como Steam, softwares de streaming e clientes de torrent, por exemplo.
fps baixo
Feito isso, salve as configurações e reinicie sua máquina. Teste seus jogos e verifique se o problema de FPS baixo foi resolvido.
Se o processo foi o suficiente para as quedas de FPS acabarem, verifique quais programas que exigem muito do PC você pode desinstalar.

Realize uma desfragmentação do sistema e varredura

Outras duas ferramentas podem ser utilizadas para acabar com o problema. A primeira é bem simples: a desfragmentação do sistema.
Se sua máquina usa o Windows 10, escreva “desfragmentar” e selecione a opção.
fps baixo
O sistema é capaz de identificar automaticamente se o disco rígido precisa ser desfragmentado. Você também pode selecionar a opção “Analisar” para que o Windows verifique se há necessidade de realizar o processo.
Feito isso, clique em “Otimizar” e aguarde o procedimento acabar.
fps baixo
A varredura é simples de ser feita. Abra o antivírus que você usa e selecione a opção de varredura completa. O processo pode demorar, mas vale a pena verificar se não há nenhum malware atrapalhando o desempenho do computador.
Nenhuma dessas soluções resolveu? Talvez esteja na hora de fazer um upgrade da sua máquina. A Shopinfo conta com peças de alta qualidade que levarão seu game para o próximo nível.
fps baixo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *