Water cooler ou air cooler? Veja a melhor opção para você!

HARDWARE

Fazer a escolha certa do sistema de resfriamento é muito importante para a conservação do setup dos seus sonhos. Dentre as dúvidas possíveis, a primeira que surge é referente ao tipo de resfriamento: qual é a melhor opção? Water cooler ou air cooler?

É bom já estar ciente de que o melhor tipo de resfriador depende da configuração da máquina e do quanto você exige do seu computador. Para descobrir isso, confira o que é um cooler, as temperaturas que o PC aguenta, vantagens e diferenças entre water e air cooler, além de informações sobre consumo e durabilidade!

Qual é o melhor: Air cooler ou Water cooler?

A escolha entre um air cooler ou water cooler depende de diversos fatores, como o orçamento disponível, a compatibilidade com os componentes eletrônicos, as necessidades de resfriamento, o nível de ruído tolerado e a preferência pessoal.

Você também pode se interessar: Cooler para PC gamer: como escolher o ideal?

É uma opção interessante para quem busca um desempenho de resfriamento superior, especialmente em casos de overclocking ou para componentes eletrônicos que geram muito calor.

Air Cooler

Water Cooler

Vantagens: Vantagens:
Mais acessível e de menor custo em comparação com water coolers; Geralmente, tendem a ser mais silencioso do que um cooler tradicional;
Possui uma instalação mais simples do que os water coolers. Porém, ainda assim, precisam de uma experiência técnica. Possui uma estética agradável, que complementa o setup gamer;
Pode fornecer bom desempenho de resfriamento para componentes eletrônicos que não precisam de um resfriamento extremamente eficiente. É uma opção interessante para quem busca um desempenho de resfriamento superior, especialmente em casos de overcloking ou para componentes eletrônicos que geram muito calor.
Desvantagens: Desvantagens:
Existem modelos com ruídos muito altos, principalmente, quando comparados com os water coolers. Mais caro do que os air coolers;
Exige uma instalação mais complexa e habilidades técnicas;

Alguns modelos podem gerar mais ruídos em comparação com water coolers;

O que é e para quê serve um cooler?

Os coolers (resfriadores, em português), têm a responsabilidade de controlar a temperatura interna de um computador, garantindo que não haja um superaquecimento de algum componente, o que pode danificar o equipamento.

Eles utilizam ar ou água destilada para refrescar as peças do PC, melhorando assim o desempenho ao dissipar o calor no ambiente externo.

Qual a temperatura que um PC aguenta?

Em situações normais de uso, um computador resiste, geralmente, entre 65 °C e 85 °C. Existem modelos focados em desempenhar bem nos jogos que podem aguentar até 100 °C! Já imaginou?

É justamente quando a máquina chega nessas temperaturas mais altas que o sistema de resfriamento entra em jogo! Com o barulho característico das ventoinhas, o cooler acelera suas atividades para garantir que não ocorra um superaquecimento.

Tá aí um bom exemplo da importância de escolher o cooler ideal para um PC gamer e de outras naturezas que exijam muito do seu computador!

O que acontece se uma CPU superaquece?

Como é de se imaginar, o primeiro “sintoma” de um computador superaquecido é que ele estará mais quente que o normal. Junto disso, o som mais alto do cooler trabalhando por um período prolongado também é um indicador de alta temperatura.

Internamente, as elevadas temperaturas podem danificar diversos componentes, atrapalhando o funcionamento do PC. Os problemas vão de um maior consumo de energia e desligamentos involuntários, até o impedimento do funcionamento da máquina – travando ou exibindo a temida tela azul da morte.

Qual a vantagem de um air cooler?

Mais diretos e baratos, os air coolers usam o vento para dissipar um calor interno excessivo. A estrutura é feita com um bom condutor de calor, como o cobre, para que a alta temperatura seja jogada para fora do setup por meio de potentes ventoinhas.

Esse sistema é conhecido como “push and pull”, ou empurrar e puxar. Consiste na utilização de dois fans, sendo um responsável por empurrar o ar quente para o dissipador, enquanto o outro expulsa calor que estava sobre o dissipador.

Qual a vantagem de um water cooler?

Os water coolers podem oferecer vantagens interessantes em relação aos coolers convencionais. Eles são projetados para fornecer um resfriamento mais eficiente e silencioso para componentes eletrônicos, como o processador de um computador, utilizando líquidos para transportar o calor gerado pelo componente.

Além disso, eles podem ser esteticamente mais atraentes, especialmente em builds de computadores personalizados, devido à sua iluminação.

Porém, é importante considerar que os water coolers têm um investimento financeiro e uma instalação mais complexa do que os coolers convencionais.

Por isso, é fundamental avaliar cuidadosamente se a utilização de um water cooler é a melhor opção para o seu caso, levando em consideração suas necessidades e o orçamento disponível.

Como evitar o superaquecimento do cooler

Algumas dicas simples atendem os mais variados usos e exigências do cooler, veja:

  • Limpar bem o computador, sobretudo as saídas de ar;
  • Não bloqueie as saídas de ar.

Quanto um cooler gasta de energia?

Em média, o consumo de energia pode ser estimado entre 1 e 5 watts. Isso significa que, se o cooler for utilizado continuamente por 24 horas, pode consumir entre 24 e 120 watt-hora (Wh) de energia, dependendo de sua potência.

É importante lembrar que, em comparação com outros componentes de hardware, como processadores e placas de vídeo, o consumo de energia do cooler é relativamente baixo. Ah, e é importante ressaltar que esses dados são variáveis, já que o consumo depende de diversos fatores, como o tamanho e a velocidade de rotação do cooler, por exemplo.

Qual o tempo de vida útil de um cooler?

Os coolers estão entre os componentes de maior vida útil no seu setup, o que é mais um incentivo para que você faça o investimento certo para sua máquina. Os períodos de utilização de um cooler podem ir de 50 até mais de 120 mil horas – ou de 2000 à mais de 5 mil dias, se preferir!

Essa estimativa é apresentada pelos fabricantes, assim como ocorre com o seu consumo. Salvo problemas muito específicos, mesmo em sistemas mais complexos e fechados como os de water coolers, não há necessidade de manutenção periódica, como a troca dos fluidos, por exemplo.

Agora, você está mais do que preparado para escolher a melhor opção de cooler para o seu setup! Isso vai te ajudar muito não somente a garantir o melhor desempenho possível do seu equipamento, como também na longevidade do computador.

Viu que o seu cooler atual não está atendendo suas necessidades? Veja aqui na Gameinfo 9 passos fáceis para trocar o cooler e não ter mais problemas de superaquecimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *