Roteadores e repetidores: aumente a cobertura wi-fi da sua casa

roteador wireless
HARDWARETecnologia

Roteador da TP-Link branco com 5 antenas cor cinza

Roteadores e repetidores são dispositivos de rede que servem para expandir a cobertura de internet. Ao escolher um roteador ou repetidor, é importante considerar a velocidade de conexão, a capacidade de alcance do sinal e a facilidade de configuração e gerenciamento do dispositivo.

A configuração do roteador é tão importante quanto todos os outros componentes do PC como processadores, placa mãe, placa de vídeo e periféricos como teclado, mouse, headset entre outros. Por isso, dê atenção especial a esse item. Afinal, sem internet não se faz quase nada no PC, né?

Com o uso adequado desses dispositivos, é possível garantir uma conexão de internet estável e rápida em todos os ambientes da casa.

Montamos um conteúdo para você entender a diferença entre um e outro, onde é melhor instalar os equipamentos na sua casa e quais são as principais dúvidas sobre o assunto. Confira!

Qual a diferença entre um roteador e repetidor?

Repetidor preto da Xiaomi, com duas antenas

Os roteadores são responsáveis por distribuir o sinal de internet da sua operadora para vários dispositivos, ou seja, sua função é organizar e encaminhar dados pela rede. Os repetidores amplificam o sinal dos roteadores para alcançar áreas que antes não tinham acesso à rede por algum motivo.

Ou seja, o roteador designa um endereço de IP para cada dispositivo conectado, definindo como as informações serão recebidas e enviadas. Assim, ele envia o sinal por meio das antenas.

Ambos os dispositivos são importantes para garantir uma conexão confiável e rápida em toda a área de cobertura, porém os repetidores não funcionam como um ponto de acesso wi-fi independente.

Eles precisam capturar os sinais de internet de outro ponto de acesso, no caso um modem ou roteador, para conseguir transmitir os dados da rede para os dispositivos.

Dessa maneira, saiba como configurar o roteador para que ele funcione e conecte os dispositivos na rede Wi-Fi!

A função das antenas do roteador

As antenas do roteador servem para propagar o sinal do wi-fi. Elas aumentam a potência do transmissor, porém a quantidade de antenas não aumenta o alcance de transmissão.

Ainda assim, ter uma quantidade de antenas considerável no roteador significa mais pontos para transmissão e recepção de sinal, porém se você está sofrendo com conexão instável, saiba como melhorar seu wi-fi!

Quando usar o repetidor de sinal?

O repetidor de sinal é indicado quando o sinal do roteador não abrange toda a área da residência. Isso pode acontecer por diversos fatores como a espessura das paredes, interferência de equipamentos eletrônicos ou objetos metálicos entre outros.

Nestes casos um roteador mais potente não vai resolver o problema, pois as interferências ainda irão afetar o sinal de transmissão de dados. Então, entra em cena o repetidor de sinal para, como o nome sugere, repetir o sinal até onde o roteador não consegue lançar.

Onde deve ser instalado o repetidor de sinal?

Para saber onde instalar o repetidor de sinal Wi-Fi na sua casa, primeiro identifique até onde o sinal do roteador chega. Uma dica importante é instalar o repetidor em lugares altos. Dessa maneira, o sinal se propaga melhor, conseguindo um alcance maior.

A instalação de um repetidor de sinal é muito simples e bastam apenas algumas breves configurações para que ele comece a funcionar bem. Veja como fazer a seguir!

Como configurar o repetidor de sinal no roteador?

Para instalar um repetidor de sinal em sua casa, basta seguir alguns passos simples e executar as configurações conforme recomenda o manual do produto.

  1. Conecte o roteador: certifique-se de que o sinal do roteador está sendo emitido da maneira correta, faça testes e garanta que o sinal está funcionando corretamente;
  2. Conecte o repetidor na tomada;
  3. Ligue o seu computador e conecte-se à “rede” do repetidor. Você ainda não terá sinal, esse passo serve apenas para configurar o aparelho;
  4. No manual ou em uma etiqueta no próprio repetidor, você irá encontrar o endereço IP do aparelho (geralmente é 192.168.1.1). Digite esse endereço na barra do seu navegador de internet.
  5. O repetidor irá abrir uma página, solicitando login e senha (são dados genéricos que vêm com o próprio aparelho);
  6. Insira os dados e você será direcionado para uma nova página para escolher a rede do seu roteador. Faça a conexão e crie um novo login e senha para o repetidor.
  7. Feche tudo, desconecte o seu dispositivo da rede do roteador e conecte na rede do repetidor com os dados que você criou.
  8. Pronto! Agora é só navegar com o sinal do repetidor.

Viu como é fácil? Os repetidores são aparelhos muito eficientes e descomplicados!

A quantos metros o repetidor pode ficar longe do roteador?

Depende muito das interferências e da potência de propagação de sinal do roteador. Algumas marcas afirmam que é possível deixar um repetidor a até 100 metros do roteador, mas essa medida varia de modelo para modelo e depende do ambiente onde o equipamento vai ser instalado.

O que é melhor, um repetidor de sinal ou um roteador?

O repetidor de sinal é melhor para aumentar o raio de ação das redes wi-fi.

Como já comentamos, mesmo as antenas não conseguem aumentar o raio de propagação do sinal do roteador, então instalar um segundo roteador na tentativa de melhorar o sinal pode ser uma escolha equivocada.

Além de serem muito mais fáceis de instalar, os repetidores têm a função de levar o sinal do roteador mais longe, então se a sua ideia é fazer o sinal de wi-fi chegar em lugares da casa que até então ele não chega, a melhor escolha é um repetidor.

Agora que você já sabe a diferença entre roteador e repetidor é hora de relaxar e ler um conteúdo mais tranquilo. Então, aproveite e veja nossa lista de melhores jogos de plataforma para curtir online e offline!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *