Os passos para configurar um roteador TP-Link ou de qualquer outra marca são basicamente os mesmos: ligar os cabos, conectar à internet, conferir as opções de segurança e ser feliz. Simples assim. Contudo, se essa é a sua primeira vez fazendo isso, não tem problema: a gente te ensina!
Depois que você aprender com o nosso tutorial definitivo de como instalar o roteador, nunca mais vai esquecer! Então, envie este post para aquela pessoa que sempre te pede pra resolver coisas de tecnologia pra ela também aprende!
Vamos lá?
1. Ligue o roteador na tomada
O primeiro passo, é ter um roteador de qualidade. Além disso, você precisa ter a certeza de que o seu equipamento está devidamente ligado na tomada. Isso pode parecer óbvio para muitas pessoas, mas se tem aviso…
Então, sempre cheque duas vezes para ver se os cabos estão devidamente conectados e se as luzes já acenderam.
2. Conecte o cabo Ethernet
Depois disso, pegue o cabo Ethernet — geralmente, ele vem junto com o roteador — e conecte uma das pontas na porta WAN do equipamento. A outra deve ser ligada à porta Ethernet do seu modem.
Com isso, as luzes devem começar a acender e podemos seguir para o próximo passo. Se você fez tudo certo, sua conexão será estável. Para conferir, faça um teste de velocidade ao fim do processo de instalação — o speedtest tá no fim do post!
3. Acesse o painel de administração do roteador
Muitos fabricantes fornecem um aplicativo para configurar o roteador. Porém, isso pode ser feito a partir do próprio navegador de internet.
Se o seu equipamento é usado, restaure-o para os padrões de fábrica e veja no verso quais são o usuário e o login para acessar o painel de controle.
Os dados variam conforme os fabricantes. Porém, é mais comum que eles sejam iguais (ou variações) a:
Login: admin
Senha: admin
Às vezes, a senha pode ser admin123, ter letras maiúsculas e por aí vai.
Pelo visto você gosta de mexer no próprio PC para dar aquela economizada, não é? Então, que tal ver as melhores placa-de-vídeo custo-benefício deste ano?
4. Crie um login e senha para a sua rede
Caso você precise acessar o painel de controle por meio de um navegador, basta digitar os seguintes números na barra de endereços:
192.168.1.1
10.1.1.1
ou
192.168.0.1
Esse número pode variar conforme o modelo do seu roteador. Entao, por via das dúvidas, veja na caixa ou na parte de trás do aparelho. Caso os dados não sejam legíveis, busque o nome do modelo na internet e encontre o IP padrão do aparelho.
5. Conecte o roteador à rede
Se o seu roteador também for um modem Wi-Fi, basta conectar o cabo RJ12 — aquele que é parecido com o fio de telefone, sabe? — na parte de trás e veja se a luz da porta acendeu.
Se a sua internet for de fibra, o processo é o mesmo, mas a ligação que será conectada vai ser a própria fibra óptica.
Enquanto espera as luzes ligarem, aproveite para ver o que fazer se o notebook esquentar muito!
6. Configure a rede
Geralmente, os aparelhos que distribuem internet contam com o IP dinâmico, que identificam o servidor sozinhos e, para isso, basta deixá-los no modo automático.
Se você é sortudo ou se gosta de sofrer e o seu roteador não tem essa funcionalidade, veja quais é o login e a senha da instalação de rede fornecidos pelo seu provedor de internet, que explicará quais são os próximos passos.
7. Faça um teste de velocidade
Se tudo deu certo, todas as luzes de conexão à internet estão acesas ou piscando. Porém, é fundamental fazer um teste de velocidade para saber se a sua conexão está compatível com o que foi contratado.
Para isso, desconecte todos os outros dispositivos da rede e, de preferência, use a internet cabeada. Depois disso, faça o speed test de internet que nós disponibilizamos a seguir!
EMBEDAR O TESTE DE INTERNET DEPOIS QUE O POST SUBIR:
https://www.testeavelocidade.net/p/velocidade-da-internet.html” width=”100%” height=”600px” frameborder=”0″ scrolling=”no”>
O https://www.testeavelocidade.net” target=”_blank” rel=”nofollow noopener”>Teste de Velocidade, é disponibilizado gratuitamente
E aí? A internet tá boa? Então já escolhe quais são os melhores jogos online para PC fraco e comece a jogatina! O processo de instalação é bem fácil e pode ser feito por qualquer pessoa. Mas, em caso de dúvida, entre em contato com o seu provedor da internet para que um técnico faça o serviço.
Nosso tutorial foi feito de maneira informativa e lembre-se que a gente não aconselha ninguém a mexer no computador sem um mínimo de conhecimento, OK? Além disso, veja todos os passos antes de iniciar o processo.
Aqui no nosso blog nós temos vários conteúdos que te ajudam a fazer um upgrade na sua máquina e melhorar sua experiência. Por exemplo, veja como saber se os componentes do PC são compatíveis!