Seu notebook tá esquentando e travando muito? Isso pode ser o motivo da sua máquina não ser mais como era nos dias de glória. Ou seja, ela pode ter perdido performance devido à temperatura elevada. Na pior das hipóteses, você pode chegar a perder componentes ou todo o seu setup devido ao superaquecimento!
Por esse motivo, é muito importante perceber se a sua máquina está esquentando mais que o normal. Aqui, nós preparamos uma lista com os principais motivos e soluções para o problema.
Já guarda a carne porque, com as nossas dicas, você não vai mais fazer churrasco em cima do seu notebook!
1. Pasta térmica
Eu sei que você fica vendo vídeos de gente colocando pasta térmica e acha isso satisfatório. Mas sabia que se o seu laptop está esquentando muito, ela pode ser a responsável?
A pasta térmica é um composto químico que pode acabar ressecando e, consequentemente, perde a eficiência. Isso sem falar na qualidade duvidosa de algumas pastas que estão disponíveis por aí.
Se for o seu caso, realize a troca por uma pasta térmica de qualidade. Isso vai garantir a boa saúde do seu processador e placa-mãe. Além de manter a temperatura dentro de um intervalo aceitável.
2. Carência de limpeza
Quantas vezes você já limpou seu notebook? Às vezes, o pó pode fazer os coolers não funcionarem direito ou a circulação do ar pode estar reduzida.
Por isso, uma boa saída para esse problema pode ser fazer uma limpeza completa no interior do computador. Isso fica muito evidente quando falamos dos laptops, que todo espaço interno é reduzido.
É possível fazer esse trabalho em casa e sozinho. Contudo, é preciso tomar alguns cuidados para não danificar seus componentes.
Lembre-se de saber com toda a certeza como montar um PC em casa antes de sair desparafusando tudo.
3. Obstrução das saídas de ar
Alguns laptop gamers têm saídas de ar otimizadas para melhorar o fluxo de ar. Porém, se o seu notebook está esquentando sem motivo aparente, pode ser por conta da construção da máquina.
Para evitar que isso aconteça, você precisa garantir que todas as saídas e entradas de ar tenham caminho livre.
Nesse caso, algum fio pode acabar bloqueando o fluxo de ar durante os períodos de uso. Esse fato tem tudo a ver com o próximo item dessa lista.
4. Falta de refrigeração
Sabe quando alguém tá na cama e o notebook começa a esquentar quando tá no meio do jogo? Então, talvez o problema esteja justamente no que está entre o computador e o colchão.
Mas calma aí que não é quem você está pensando. O culpado pode ser o lençol ou outro tecido que pode dificultar a refrigeração da sua máquina.
O mesmo vale para o caso do uso do laptop direto na mesa. A refrigeração fica prejudicada. Diferentemente dos gabinetes, é muito difícil investir em um sistema de arrefecimento líquido para os computadores.
Por esse motivo, a solução pode ser apostar em um suporte ou uma base com cooler. Isso vai garantir que seu computador mantenha uma temperatura que otimize seu funcionamento.
5. Não desligar a máquina
Manter seu computador ligado por muito tempo pode sobrecarregar sua capacidade de processamento.
Além disso, se você usa disco rígido, durante todo o momento o componente fica girando, o que pode fazer seu HD ficar esquentando muito o notebook.
A solução para esse problema é simples: desligue o PC quando não for usar.
E aí, está gostando da lista? Aproveite para ver as melhores marcas de fonte para PC.
6. Programas excessivos (ou muito pesados) em uso
Pense comigo: não dá para carregar um container com um fusquinha, certo? A analogia é válida também para os computadores. Se a sua máquina não é tão potente, exigir demais dela pode causar o superaquecimento de alguns componentes.
A solução para isso é reduzir a qualidade dos gráficos – no caso dos jogos – ou fechar alguns programas que estão rodando em segundo plano.
Se seu notebook não é potente, você pode curtir a vida gamer mesmo assim. Para isso, confira nossa lista de jogos online para PC fraco!
7. Desatualizações de BIOS e Drivers
Há quem diga que o significado de BIOS é: Bicho Ignorante Operando o Sistema. Apesar da piada, talvez esse seja o problema da sua máquina.
Se seu sistema, a BIOS – verdadeira – ou os drivers estiverem desatualizados, o controle da temperatura pode ser prejudicado.
Esses três personagens – principalmente a BIOS – são responsáveis por monitorar tudo que acontece na placa-mãe. Se eles estão desatualizados, não é possível saber se a leitura da temperatura está correta.
Então, lembre-se de manter tudo bem atualizado no seu PC. E nada de ignorar aquela atualização chata importante do Windows bem na hora de ligar, hein?
8. Performance muito alta
Esta causa é parecida com o sexto item da nossa lista. Porém, pode acontecer um caso no qual só há um programa aberto e ainda assim o notebook continua esquentando.
Nesse caso, pode ser que você esteja exigindo demais da sua máquina. Por exemplo, fazendo o overclock no processador por muito tempo.
Esse problema pode acontecer mais do que se imagina. Principalmente em jogos de simulação, nos quais os PCs costumam ser dedicados exclusivamente a eles.
Para resolver esse problema da performance, é possível limitar o funcionamento do processador. Apesar do menor rendimento, sua CPU terá mais vida útil e vai consumir menos bateria – o que vai evitar que o carregador do notebook fique esquentando muito.
Percebendo o superaquecimento
O superaquecimento em certas vezes pode ser perceptível ao toque físico. Contudo, estas são situações extremas. Existem outros sinais que mostram que seu laptop está sofrendo com as altas temperaturas. Veja alguns sinais:
- Notebook travando e desligando;
- Cooler fazendo mais barulho;
- Ver a temida tela azul.
Para resolver isso, é possível usar softwares que monitoram a temperatura do PC. Isso vai ajudar a saber quando o notebook está esquentando muito e como resolver o problema. Alguns exemplos são o Speccy.
Consequências da temperatura elevada no notebook
Existem várias consequências caso o notebook ficar muito quente. Os problemas mais leves são perdas de rendimento em momentos específicos. Mas existem casos graves que podem levar até a queimaduras na pele! Veja mais alguns deles:
- Queima de componentes;
- Queimaduras leves ao usuário;
- Derretimento de peças plásticas;
- Perda de arquivos;
- Diminuição da vida útil da laptop;
- Entre outras.
A solução para o superaquecimento do notebook não é o fim do mundo. Se você quer esfriar um pouco a cabeça e seu laptop, siga todas as dicas deste post.
Aqui, você viu as principais causas do aumento de temperatura irregular e como resolver o problema. Além disso, pode ver como é possível identificar os sintomas desse mal que atinge muitos usuários.
Já que estamos falando de laptops, já pensou em fazer um upgrade no seu? Talvez você não saiba por onde começar e tá tudo bem. Por esse motivo, veja nosso post sobre se é mais importante um processador ou placa de vídeo no notebook!
Até a próxima e, como diria o Gelado, fica frio aí, cara!