Processador ou placa de vídeo para notebook: qual o mais importante?

placa de vídeo para notebook
HARDWARE

Enquanto o processador controla o fluxo de informações de todo o computador por meio de cálculos, a placa de vídeo é que possibilita a interface gráfica com o usuário, ou seja, ela reproduz em formato de imagem o que o processador manipula.

 
Quando você clica para ver um vídeo, a informação é enviada ao processador que calcula o pedido e busca no local onde ele está armazenado, depois disso é que entra a placa de vídeo, responsável justamente por transformar bytes em imagens. Mas afinal, qual é o mais importante para o computador?
 

Processador ou placa de vídeo para notebook?

Para rodar um game, é claro que os dois serão muito importantes, mas nem sempre é possível adquirir os dois ao mesmo tempo. A graça em construir um computador para jogos é realizar upgrades para a máquina aos poucos, preparando-a para games mais pesados.
 
Entretanto, quando se trata de um PC gamer, a placa de vídeo sempre virá em primeiro lugar. Ela é a grande responsável pelo desempenho gráfico e performance de seu jogo no PC, por sua possibilidade de jogar tudo no ultra.
 
A GPU, unidade de processamento gráfico, é parte da placa de vídeo, e é ela que dará mais fluidez às imagens e movimentos de jogo. Ela que irá possibilitar o aumento da taxa de quadros por segundo (FPS).
 
O processador, entretanto, sempre vai ajudar no desempenho e na possibilidade de rodar mais de um aplicativo por vez no computador devido ao seu número de núcleos, por exemplo.
 

O equilíbrio leva à perfeição

É comum ouvir coisas como o processador estar sobrando ou faltando em desempenho com relação à placa de vídeo. A maioria dessas afirmações dizem respeito à falta de equilíbrio entre uma peça e outra do computador.
 
Como tudo nessa vida, o equilíbrio no PC também leva à perfeição. Não adianta ter a melhor placa de vídeo do mercado e um processador dos anos 2000. Isso pode sobrecarregar dispositivos ao ponto de danificá-los. O restante de seu equipamento deve acompanhar o potencial da placa de vídeo para que seja notada uma melhoria válida no desempenho.
 
Neste sentido, a decisão pela compra de algumas placas de vídeo e processadores mais recentes também deve acompanhar a evolução da placa mãe. Isto porque placas mais antigas não aceitam as novas CPUs.
 
O seu processador tem que ser eficiente para aguentar a placa de vídeo, a placa de vídeo tem que ser eficiente para rodar o jogo com boa qualidade gráfica, a memória tem que ser em quantidade e qualidade certa para carregar o tipo de jogo que deseja, a fonte precisa ser eficiente para dar energia a todos os componentes do PC gamer e o gabinete precisa ser de qualidade para refrigerar bem estes componentes.
 
Por exemplo, um PC com processador de sétima geração, mas uma placa de vídeo de R$150,00 não vai rodar jogos pesados, pois a placa de vídeo não tem poder de processamento suficiente para os gráficos do game. Considere a performance ganha e os gastos envolvidos em cada um dos equipamentos para completar sua máquina com a melhor qualidade em sua totalidade.
 
Precisa de novos processadores, placas de vídeo, hardware ou acessórios para o seu PC gamer? Conheça aqui a Shopinfo 😉
 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *