realidade virtual

O que é realidade virtual e como ela vai mudar os jogos?

Muito tem se falado em realidade virtual (VR). Mas você sabe o que essa tecnologia significa? A VR tem feito bastante barulho nos últimos meses e o mercado de games já está começando a sentir sua presença. Afinal, quem nunca quis “entrar” no seu jogo favorito, não é mesmo?

Então, se você curte novas tendências e quer saber mais sobre realidade virtual, fique ligado porque esse texto é pra você!

Isso é real?

Como o próprio nome já diz “realidade virtual” é a sensação de realidade que o nosso cérebro tem ao se deparar com um ambiente virtual. Em outras palavras, é quando acreditamos (ou quase) que tudo que estamos vendo é real. E por mais que os nossos olhos tenham uma capacidade incrível de captar cores, texturas e profundidade, não é muito difícil criar essa ilusão. O segredo está na nossa cabeça!

Como se cria uma realidade virtual?

Nós percebemos a realidade através dos sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. Correto? Então, qualquer ambiente que estimular esses canais vai acabar nos convencendo de que o que está acontecendo é real.
Os sentidos mais importantes para a VR são os que nos ajudam a ter noção de movimento e espaço, como a visão, a audição e o tato. Por isso, os óculos de realidade virtual tem sido tão utilizados para o mercado de games.

Dos três sentidos explorados nos games, o tato é o que ainda encontramos mais dificuldade de aperfeiçoar. Já que, quando você está com um óculos de realidade virtual e olha para o lado, o jogo instantaneamente se movimenta dando a impressão de que você está no ambiente. Porém, se o jogador tenta tocar em algo, seja um soco no queixo do adversário ou algum objeto do mapa, vai parecer que está faltando alguma coisa.

Por que a VR tem conquistado o mundo gamer?

Games têm uma capacidade de imersão que faz você passar horas jogando, não é mesmo? Então, independente da história, um dos principais objetivos dos jogos é criar um universo explorável e divertido. Agora, imagine se você pudesse conhecer esse universo “pessoalmente”?

Empresas do setor gamer têm percebido que muitos jogadores estão buscando essa experiência. Começaram então a desenvolver mais dispositivos e aumentar a capacidade de processamento das máquinas. Esse é o caso da Geforce GTX 1080 que, além de rodar games em 4k, foi projetada para suportar jogos com realidade virtual.

Por enquanto, a realidade virtual é uma ideia que está se aquecendo tanto para consoles quanto para PC. Mas logo, logo teremos games extremamente reais, proporcionando sensações empolgantes, apavorantes e emocionantes. Aguarde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *