Teclado e mouse gamer: vale a pena comprar?

teclado e mouse gamer
HARDWARE

Ao comprar um console de videogame, normalmente você receberá um controle feito especialmente para aquela plataforma. Algumas empresas, como a Nintendo, costumam também oferecer diversas opções de controles, com diferentes funções e usos. Ao montar um computador, a história é diferente: PCs são multifuncionais, usados desde para navegar pela Internet, trabalhar e jogar.
Por isso, é muito mais fácil achar mouses e teclados simples e equilibrados, feitos para quem executa tarefas simples, do dia a dia. Porém, quem é gamer ou trabalha com edições gráficas sabe que periféricos especializados fazem toda a diferença.
Para entender melhor qual é a diferença entre teclado e mouse gamer e os comuns, continue a leitura.

Por que teclado e mouse gamer vale a pena?

Ao comprar um teclado e mouse gamer, você garante que os produtos foram feitos com o objetivo que você procura. Dessa forma, você consegue personalizar o que precisa e conta com uma experiência de jogo mais fluída e personalizável, auxiliando tanto novatos quanto gamers veteranos.
Como acontece com qualquer tecnologia, nem tudo que recebe um selo “game” é, de fato, de qualidade. Por isso, vale a pena buscar por aqueles que tenham bons reviews e contem com detalhes que façam a diferença durante as partidas.

Mouse gamer vale a pena?

O mouse gamer vale a pena, pois oferece tanto precisão quanto sensibilidade na medida certa para as suas sessões de jogos. Além disso, um bom mouse gamer também conta com botões configuráveis, o que personaliza a experiência da forma que mais desejar.
Para quem não é acostumado, comprar itens mais caros e especializados apenas para jogar parece uma bobagem. Mas não se engane: periféricos especialmente criados para games podem melhorar – e muito! – a sua experiência.
Quando falamos de mouses, existem diversos fatores que influenciam na performance do aparelho. Um desses fatores é chamado de DPI, ou seja, pontos por polegada, ou, em mouses mais avançados, PPI (pixels por polegada). Essas medidas servem para calcular a “resolução” do mouse, assim como de uma câmera ou tela.
Para um usuário comum, que usa a máquina para trabalhar, navegar em redes sociais e outras funções do dia a dia, um mouse de 800 a 3000 DPI é o suficiente. Com mais do que isso, ou seja, com maior sensibilidade, pode atrapalhar mais o desempenho do que ajudar.
mouse óptico
Já para quem é gamer, é recomendado mouses mais precisos, como entre 2000 a 4000 DPI. Modelos de mouses com baixo DPI irão exigir que você faça movimentos mais longos, perdendo preciosos milissegundos. Para quem joga FPS, por exemplo, um modelo com alta taxa de DPI é obrigatório.
É comum que mouses gamer possuam sensores adaptáveis. Por exemplo, suponhamos que você tenha um Mouse Laser Samsa M902. Sua velocidade é de 16400 DPI, mas você pode ajustar e usar o mouse com 1000, 2000, 4000, 8200 e 16400 DPI, dependendo do jogo ou atividade a ser exercida.
É claro, o DPI é apenas um de muitos requisitos para que um mouse gamer seja bom. Quer saber mais sobre esse assunto? Leia nosso post sobre mouses gamer.

Teclado gamer vale a pena?

Por mais que os acessórios comuns deem conta do recado, um teclado gamer vale a pena pois conta com uma mecânica mais robusta, sensibilidade do toque ideal e opções de teclas personalizáveis, ou seja, você pode criar atalhos que deixarão a partida menos complicada.
É mais comum ouvir falar sobre mouse para jogos do que teclados para jogos. Isso porque o mouse é muito mais crítico na hora de jogar do que o teclado. Os teclados comuns, mas de boa qualidade, fazem bem o trabalho. Porém, para quem exige a melhor experiência, é recomendável investir em um bom modelo de teclado gamer.
A primeira diferença básica entre teclados gamers e comuns é que o primeiro, na maioria das vezes, é mecânico, diferente da maior parte dos convencionais.
Em teclados convencionais, quando você clica em uma tecla, a pressão do toque faz com que as membranas se encostem e enviem um sinal para o computador. Essa tecnologia é perfeitamente aceitável no dia a dia, porém, essas membranas formam apenas um tecido, que fica localizado embaixo de todas as teclas e tornam erros mais comuns.
Os teclados mecânicos funcionam de forma diferente: cada tecla possui um mecanismo próprio para enviar o sinal ao computador. Com isso, o computador não entenderá uma mensagem diferente daquela que você quis passar. Além de tudo, sua durabilidade é maior do que dos teclados convencionais. Há uma grande diversidade de modelos no mercado, desde mais silenciosos até outros, que realmente fazem um bom barulho.

Funções extras de teclado e mouse gamer

É comum que teclados e mouses gamer possuam teclas e botões extras, configuráveis, para tornar seu jogo mais ágil. Por exemplo, o Teclado Zalman conta com cinco teclas personalizáveis, que você pode programar da forma que quiser, dependendo do que está jogando.
Além disso, vale a pena pesquisar bastante até encontrar o teclado e mouse gamer dos seus sonhos. Com opções para cada perfil de jogador, vale a pena procurar pelo teclado e mouse gamer que se encaixe no seu, levando suas partidas para o próximo nível.
Ficou interessado? Conheça os modelos de teclado e mouse gamer disponíveis na ShopInfo!

teclado e mouse gamer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *