Cooler para PC gamer: como escolher o ideal?

Cooler de computador
HARDWARE

Coolers para PC gamer fazem toda a diferença na performance das máquinas. Esses dispositivos são importantes, porque mesmo as CPUs mais modernas, geram calor — como qualquer circuito elétrico — e, por isso, os acessórios que ajudam a controlar a temperatura desses hardwares não podem faltar.

Uma baixa intensidade de calor significa maior rendimento e desenvolvimento da máquina, evitando aquelas travadas irritantes. Quer saber qual o melhor cooler para seu computador? Então, continue a leitura deste post e descubra!

Banner para conferir os principais componentes de um PC Gamer

O que são coolers?

Todo gamer sabe que, assim que liga o computador na tomada, a máquina automaticamente esquenta. Essa alta temperatura pode acabar atrapalhando o desempenho do PC, trazendo como consequência uma série de problemas e estresse. 

É para evitar todas essas situações que o sistema de refrigeração de um PC é tão importante. Os coolers acabam por funcionar de duas maneiras: a primeira é como um sistema de ventilador, ou seja, ele ajuda a resfriar o gabinete. 

Já a segunda função é de exaustor, expulsando o ar quente de dentro do sistema e jogando-o para fora. Dessa forma, é possível evitar o superaquecimento. 

Como funciona o cooler para PC gamer?

Os coolers são itens essenciais em aparelhos eletrônicos. A estrutura desses hardwares são basicamente as mesmas de um ventilador comum, desses que você tem em casa. É com o movimento das pequenas hélices e ventoinhas que é possível evitar os superaquecimentos da máquina e conservar em bom estado o maior número de componentes.

Geralmente, nos PCs comprados diretamente de fábrica, é bastante comum encontrar dois coolers, um para resfriar o processador e outro para abaixar o calor da fonte de alimentação. Esses hardwares são medidas preventivas que funcionam assim quando o computador é ligado, mantendo a temperatura estável.

Como saber se o cooler é compatível?

Para saber se o modelo do cooler é compatível com seu computador, você precisa se atentar às especificações de três peças: o processador, a placa-mãe e o gabinete. No primeiro hardware, o soquete do dispositivo tem que ser conectado com perfeição ao do sistema de refrigeração. 

Outro ponto para se levar em consideração é a temperatura do processador e a quantidade de calor que o cooler consegue dissipar. É preferível escolher um hardware com maior poder de dissipação térmica (TDP). 

Homem montando computador
Os coolers auxiliam na circulação do fluxo de ar dentro do computador.

Quanto à placa-mãe, é preciso se atentar ao tamanho dos dispositivos. Avalie se o cooler para PC não vai se sobrepor a outros hardwares para não danificar nenhuma peça. Uma dica é escolher o sistema de refrigeração após decidir todas as outras partes do computador.

Em relação ao gabinete, é preciso se atentar também ao espaço físico para nada ficar sobreposto ou não se encaixar. Na hora de instalar o cooler, garanta que a tampa lateral da carcaça consiga ser fechada e veja se nada vai ficar encostado, atrapalhando a dissipação da temperatura. 

Por que investir em um cooler?

Se seu computador está com desempenho baixo e desliga sozinho, pode ser que ele esteja superaquecendo. Ao jogar, existem programas que exigem muito da máquina. Logo, seu computador gera mais calor e a falta de ventilação causa o superaquecimento.

Normalmente, computadores gamers já acompanham bons coolers. Porém, se você pretende fazer overclock ou usar programas muito pesados, vale a pena investir em um cooler novo.

Air cooler, water cooler ou heat pipe?

Existem diversos modelos de coolers disponíveis no mercado. Entre esses tipos estão o air, o water e o heat pipe, todos ótimos e de fácil instalação. Confira as diferenças entre eles. 

Air cooler

Os air coolers (resfriadores de ar, em português) são refrigeradores feitos, em sua maioria, de metal, mais especificamente de alumínio com base de cobre. Esse material é bastante utilizado para a fabricação desses hardwares, já que absorve e dissipa o calor mais facilmente. É o tipo mais simples. 

Esse dispositivo conta com uma hélice que produz vento para diminuir o calor da máquina. Mesmo sendo o mais simples entre seus pares, há grande variedade de air coolers, com preços e materiais diferentes. Esse tipo é instalado no processador do PC e no gabinete.

Dessa forma, o air cooler é uma ótima opção para gabinetes que possuem boa ventilação interna. Se o seu objetivo é reduzir a temperatura do computador com bom custo-benefício, essa é com certeza a melhor alternativa.

Water cooler

O water cooler (resfriador de água, em português) é um sistema de refrigeração mais sofisticado que o air. Esse hardware, além de manter a temperatura estável, diminui o calor de outros componentes do computador, como a placa-mãe e a placa de vídeo. 

Por meio do bombeamento de água destilada — que possui capacidade quase nula de conduzir eletricidade —, que corre por meio dos dispositivos do PC, o water cooler diminui a temperatura do gabinete do computador. 

Esse tipo de sistema de refrigeração é muito mais sofisticado e difícil de instalar, no entanto possui nível de ruído bastante baixo se comparado ao air cooler. Para quem usa o computador para atividades que fogem do dia a dia doméstico, como é o caso dos PCs gamer, este talvez seja o mais indicado.

Heat pipe

O heat pipe é um tipo de cooler com tubos em cima do dissipador, que conta com um líquido para realizar a refrigeração. Essa substância absorve o calor e desce para a parte de baixo, enquanto o líquido que estava embaixo sobe e resfria.

Esse é um tipo mais elaborado de cooler e, por isso, é bastante caro, difícil de ser encontrado e mais ainda de ser instalado em casa. Recomendamos o heat pipe para computadores pro-player que exigem muito da máquina. 

O que é a pasta térmica?

A pasta térmica não é um dos tipos de coolers, mas ela auxilia na funcionalidade desses dispositivos. Ela é colocada entre a peça que dissipa o calor do cooler e o processador, trabalhando para que esses hardwares sejam refrigerados de uma maneira ainda mais eficiente. 

Outra forma, para além do water cooler, a pasta térmica pode ser utilizada para diminuir a temperatura do PC.

Como escolher cooler para PC gamer?

Via de regra, coolers maiores são mais potentes. Mas não se esqueça de verificar o espaço disponível no gabinete! Atente-se a especificações, como tamanho e espessura da peça, medidas em CFM, dBA e velocidade (RPM). 

Procure por coolers com maior CFM e dBA baixo, pois esses possuem maior potência e menor produção de ruído, o que é primordial para um bom hardware.

Melhores coolers da Shopinfo

Os melhores cooler para PC aliam boa performance a preços acessíveis. A Shopinfo conta com opções para atender gamers de diferentes perfis. Confira dois dos principais dispositivos. 

Cooler Gamer K-Mex AF-D1225

Este é um modelo simples, mas eficiente, para quem quer gastar pouco. Da K-Mex, ele possui led azul com o tipo de rolamento chamado de hidraulic bearing, ou seja, os mecanismos deslizam sobre óleo lubrificante.

A corrente de ar chega a 36 CFM e a velocidade em 1200 de 10% RPM. O ruído é de apenas 25 dBA, sendo bastante silencioso. É perfeito para quem procura um bom cooler para computadores que utilizam programas leves para o dia a dia.

Botão de compra pelo e-commerce

Water Cooler KWG Crater M1-240

O Water Cooler KWG Crater possui led com iluminação no padrão de arco-íris, que fica bastante bonito no gabinete do computador. A bomba que manda água para os outros componentes tem acabamento espelhado exclusivo. O tubo é de teflon durável e o rolamento é hidráulico.

A velocidade é de 1800 por 10% de RPM com fluxo de ar de 67 CFM e pressão do ar de 2,09 mmH2O. O nível de ruído é de 29 dBA, ou seja, bastante silencioso.

O material da placa de base é o cobre, e, o do radiador, alumínio. É compatível com  GA2066 / 2011-v3 / 2011/1151/1150/1155/1156/1366/775 / AM4 / AM3 + / AM3 / AM2 + / AM2 / FM2 + / FM2 / FM1. 

Esse cooler é uma ótima opção para quem procura um dispositivo eficiente para computadores potentes e está disposto a investir um pouco mais.

Water cooler KWG Crater
Botão para comprar no e-commerce

Ficou interessado e quer adquirir um novo cooler? Na hora de comprar, a escolha certa é investir em opções disponíveis na loja virtual da Shopinfo! Clique no banner abaixo e conheça os melhores sistemas de refrigeração do mercado. 

CTA melhores coolers para PC gamer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *