Cooler para PC gamer: como escolher o ideal

Cooler de computador
HARDWARE

Coolers para PC gamer fazem toda a diferença na performance da máquina. Mesmo as CPUs mais modernas geram calor, como qualquer circuito elétrico, e por isso é necessário acessórios que controlem a temperatura.
Para te ajudar na escolha do cooler perfeito, vamos te apresentar os tipos existentes e o que torna um cooler ideal para o seu PC.

Por que investir em um cooler?

Se seu computador está com desempenho baixo e desliga sozinho, pode ser que ele esteja superaquecendo. Ao jogar, existem programas que exigem muito da máquina. Logo, seu computador gera mais calor e a falta de ventilação causa o superaquecimento.
Normalmente, computadores gamers já acompanham bons coolers. Porém, se você pretende fazer overclock ou usar programas muito pesados, vale a pena investir em um cooler novo.

Como escolher cooler para PC gamer

Via de regra, coolers maiores são mais potentes. Mas não se esqueça de verificar o espaço disponível no gabinete! Se atente aos detalhes, como o tamanho e espessura da peça.
As especificações de coolers são medidas em diversos valores, como CFM, dBA e a velocidade (RPM). Procure por coolers com maior CFM e dBA baixo, pois esses possuem maior potência e menor produção de ruído.

cooler para pc gamer

Tipos de cooler para PC gamer

O tipo de cooler para PC gamer mais simples é o air cooler. Esse hardware conta com uma hélice que produz vento para dissipar o calor da máquina. Mesmo sendo os mais simples, há uma grande variedade de air coolers, com preços e materiais diferentes. Esse tipo é instalado no processador do PC e no gabinete do mesmo.
heat pipe é um tipo de cooler com tubos em cima do dissipador, com um líquido para realizar a refrigeração. Parte do líquido absorve o calor e desce para a parte de baixo, enquanto o líquido que estava embaixo sobe e resfria.
Há ainda o water cooler, que funciona a base de água com aditivos para melhor absorção do calor. Esse é um dos tipos mais funcionais, o que justifica o preço mais alto. Um water cooler é capaz de substituir diversos air coolers, economizando espaço.
Um bom exemplo é o Hydrocooler h55 da Corsair. Com velocidade aproximada de 1700 RPM, fluxo de ar de 57 CFM e 30,32 dBA, esse water cooler combina potência com baixo ruído. Seu tamanho compacto é perfeito para quem possui gabinetes pequenos e precisa otimizar o espaço.
Ficou interessado e quer adquirir um novo cooler? Clique aqui e conheça as opções disponíveis na loja virtual da Shopinfo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *