Guia completo dos jogos de plataforma para PC

jogos de plataforma para PC
LISTAS

Os jogos de plataforma para PC existem há décadas e a cada ano se tornam mais sofisticados. Normalmente em 2D e com uma jogabilidade simples, alguns deles se tornaram grandes clássicos.

Assim como no guia completo de jogos indie, desta vez vamos dar uma passeada pela história dos games de plataforma, buscando entender o que há de tão especial em algo que, para os padrões tecnológicos de 2020, parece já ultrapassado. Boa leitura!

O que caracteriza um jogo de plataforma 2D?

A pensar em um game de plataforma, logo vêm à mente alguns nomes famosos de jogos de ação e aventura, como Super Mario, Donkey Kong e Mega Man.

De forma resumida, um jogo é considerado de plataforma quando o cenário é estritamente 2D, ou seja, não há aquele movimento de câmera que dá a sensação de profundidade, como em jogos de tiro em primeira pessoa.

Por causa disso, os movimentos que o jogador pode fazer ficam restritos a duas direções: vertical e horizontal, sendo possível apenas andar para frente/trás e para cima/baixo.

Essa estética acompanhou muitos jogos do início da era dos consoles, como Sonic, Castlevania, Battletoads, entre outros. De certa forma, a limitação nos movimentos pode ser relacionada com o próprio hardware disponível no momento, incapaz de processar comandos em 3D.

Banner para o teste de desempenho de PC da Shopinfo.

Um estilo de jogo que traduz a essência dos videogames

Mesmo depois de décadas de evolução tecnológica, com hardwares capazes de imagens com cara de cinema, os jogos de plataforma permanecem firmes, e o estilo ainda é escolhido para vários games da atualidade.

Entre os exemplos, um dos mais marcantes é o jogo Mortal Kombat 11, lançado no ano passado. A franquia de jogos de luta consagrada do Super Nintendo, após algumas versões flertando com o 3D, voltou atrás para o estilo plataforma, retomando sua popularidade.

O que pode estar por trás do sucesso desses games? Olhando de longe, eles são o simples resultado de escolhas propositais limitadas pelo hardware, deixando o usuário com menos liberdade… Para responder a essa pergunta, vamos precisar mergulhar num dos conceitos básicos que definem um videogame.

No começo de tudo, quando os desenvolvedores trabalhavam para criar os primeiros jogos, o grande desafio posto aos jogadores era o de vencer uma inteligência artificial, atividade que muitas vezes se resumia a memorizar padrões e pressionar os botões dos controles na ordem e no momento certos.

Esse conceito significava uma relação intensa de vitória e fracasso, com alguns jogos daquela época ainda mantendo o posto de mais difíceis de todos os tempos. Isso se transportou perfeitamente para o estilo plataforma, como a fase Wave Man’s do Mega Man 5:

Com designs de cenário que exigem muita agilidade no gameplay, justamente pela limitação imposta aos movimentos, as “saídas” que o jogador poderia tomar para resolver uma situação não podiam ser contornadas e o obrigavam a seguir um caminho pré-determinado.

Speedruns e os jogos de plataforma

Outro fenômeno que ficou famoso nos jogos de plataforma foi o das speedruns – tentativas de terminar um game o mais rápido possível. Como é de se imaginar, isso envolve muita precisão e horas de treinamento, mas o resultado é muito interessante.

Assistir a uma speedrun – como esta aqui, em que o rapaz zerou Super Mario World em menos de 10 minutos – é algo parecido com um filme de ação misturado a um show de música ao vivo: uma sequência de movimentos perfeitamente executados, mas que podem dar errado a qualquer momento e estragar a contagem de tempo.

Esse tipo de “esporte” também ajudou a reavivar o amor por jogos de plataforma mais antigos, mantendo o estilo relevante frente aos títulos triple A modernos.

Banner para a página do quiz com dicas de jogos em 2 minutos.

O fator nostalgia

O último ponto de discussão será o fator nostalgia, que também pode explicar o sucesso dos games de plataforma. 

Considerando que a geração atual conviveu com muitos jogos do tipo na infância, encontrar versões atuais das mesmas mecânicas desperta sensações boas de tempos passados, com controles confortáveis e que já se eternizaram na relação dessas pessoas com os videogames.

Um dos efeitos dessa nostalgia pode ser visto nas comunidades gamer de emuladores que existem na internet, que compartilham títulos consagrados dos consoles antigos para jogar diretamente pelo computador. 

Alguns entusiastas até criam versões físicas dos emuladores, aproveitando tecnologias como o Raspberry Pi – um minicomputador de baixo custo e com todas as principais funções de um PC. Veja, a seguir, um projeto do canal wermy que utilizou uma embalagem metálica de balas Altoid. É impressionante!

Extremamente populares nos anos 90, os jogos de plataforma sobreviveram ao teste do tempo e construíram um caminho de sucesso. Hoje, as desenvolvedoras de jogos ainda enxergam esse estilo como uma aposta válida mesmo na criação dos jogos mais modernos.

Jogos de plataforma para PC: recomendações Gamer Info

Para finalizar, vamos deixar nossas dicas de alguns dos melhores jogos de plataforma. É impossível criar uma lista definitiva, então sinta-se à vontade para sugerir mais nomes nos comentários.

BattleBlock Theater

Screenshot do jogo BattleBlock Theater.
Imagem: Steam/Reprodução.

Para quem gosta de games divertidos e cheios de piadas, BattleBlock Theater é o jogo de plataforma para PC ideal. Com oito capítulos, de dez níveis cada, a história de gatos tiranos e um teatro gigante cria um nonsense hilário que nunca acaba.

Além do jogo base, o modo multiplayer (online ou local) impressiona, valendo a pena tentar jogar em co-op. O game também não acaba por aí: é possível construir seus próprios níveis e experimentar também aqueles criados por outros jogadores.

Mark of the Ninja

Screenshot do jogo Mark of the Ninja.
Imagem: Steam/Reprodução.

Sempre sonhou em ser um ninja? Jogue Mark of the Ninja e sinta-se na pele de um desses guerreiros silenciosos. Com animações desenhadas à mão e possibilidades infinitas, este é um bom exemplo de como jogos de plataforma para PC podem ser versáteis.

Uma forma diferente de game no estilo stealth, aqui você se esconde nas sombras para tirar proveito das habilidades. Além disso, pode decidir que tipo de guerreiro quer ser: brutal, calculista ou (quase) piedoso.

Spelunky

Screenshot do jogo Spelunky.
Imagem: Steam/Reprodução.

Spelunky é uma prova de que jogos com níveis randomizados proporcionam horas de diversão. Ao explorar o mundo subterrâneo, você encontrará diversos tipos de monstros e desafios novos a cada tentativa.

Não se preocupe se você estiver morrendo bastante – a cada morte, você entenderá mais sobre o universo do jogo. O game possui ainda um modo co-op local, que funciona com até quatro jogadores.

Braid

Screenshot do jogo Braid.
Imagem: Steam/Reprodução.

Com visual marcante e trilha sonora de alta qualidade, Braid continua sendo um dos melhores jogos de plataforma para PC, mesmo mais de uma década depois de seu lançamento. Embora seja impossível morrer no jogo, ele apresenta diversos desafios que tornarão o gameplay interessante.

Em cada mundo, você terá um poder de alterar o tempo diferente, o que gera puzzles inteligentes e bem feitos. Uma das coisas que mais chama a atenção no game é sua história não linear. Está com dificuldade para resolver um desafio? Deixe ele de lado por enquanto e continue a jornada.

Rayman Legends

Screenshot do jogo Rayman Legends.
Imagem: Steam/Reprodução.

Do mesmo criador de Beyond Good & Evil, Rayman Legends é um jogo de plataforma para PC com uma estética incrível. Misturando jogabilidade clássica do gênero com chefes em 3D e um modo co-op de até quatro pessoas, o game também conta com desafios online que mantêm o jogo vivo e atual.

Super Meat Boy

Screenshot do jogo Super Meat Boy.
Imagem: Steam/Reprodução.

Super Meat Boy já apareceu no blog como um dos jogos para PC mais difíceis. O objetivo é simples: chegar do ponto A até o ponto B, superando obstáculos com pulos e agilidade nos controles.

Os níveis, que vão ficando cada vez mais complicados de resolver, rendem boas horas de gameplay, além de uma satisfação inexplicável ao conseguir terminar uma fase. O game é ótimo para quem gosta de desafios.

Ori and the Blind Forest

Screenshot do jogo Ori and the Blind Forest.
Imagem: Steam/Reprodução.

Cenários lindos, com cores que lembram o filme Avatar, percorrem todo o gameplay de Ori and the Blind Florest. O game ainda conta com uma história cativante, puzzles interessantes e controles suaves, que só contribuem para a beleza do jogo.

N++

Screenshot do jogo N++.
Imagem: Steam/Reprodução.

É difícil falar de N++ (NPLUSPLUS) sem lembrar dos jogos de navegador, que traziam cenários extremamente simples e pouquíssimos controles (em geral, apenas a movimentação do personagem).

Com mais de 4 mil fases feitas à mão, este game é para quem gosta de voar pelos cenários, desviando de obstáculos e chegando ao final o mais rápido possível. Tudo isso impulsionado por uma trilha sonora com muita música eletrônica.

Também é possível customizar a paleta de cores, permitindo um certo nível de personalização do visual do jogo.

Trine 2

Screenshot do jogo Trine 2.
Imagem: Steam/Reprodução.

Trine 2 é um jogo de plataforma com puzzles que podem ser resolvidos de formas diferentes – não há apenas uma solução –, tornando o gameplay mais versátil e interessante. Os elementos medievais fazem parte do pano de fundo, caracterizando os três personagens que podem ser alternados durante o jogo, de acordo com a necessidade do momento.

VVVVVV

Speedruns fazem os games parecerem fáceis de ganhar, não é? Nossa última recomendação é de um jogo que parece simples demais, mas guarda uma carta na manga.

VVVVVV desafia o jogador a atravessar cenários com um diferencial: ao invés do botão de pulo, você controla a gravidade e alterna a direção em que ela atua. Se essa afirmação fez a sua cabeça girar, tentando entender como isso funcionaria, pode ficar tranquilo – você não está sozinho.

Jogos de plataforma para PC mantêm vivo um movimento que entrelaça suas origens com a própria história dos videogames, e prometem fazer parte dela por muitos anos. O estilo único fornece uma estrutura excelente para construir puzzles interessantes e desafiadores ao jogador.

Inscreva-se na newsletter do blog da Shopinfo para receber mais conteúdos como este, na longa jornada de divulgação da cultura dos videogames para PC. Obrigado e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *