Como instalar uma placa de vídeo no PC? 7 passos fáceis!

HARDWARE

Para instalar a placa de vídeo você só precisa abrir o PC, colocar o novo componente e deixar tudo como estava antes. Depois, instala os drivers necessários e roda os jogos que você sempre estão na sua lista da Steam há um tempão. Fim. É isso, galera. Obrigado pela atenção e até o próximo post.

Brincadeiras à parte, saber como instalar uma placa de vídeo não é uma tarefa complicada. Para isso, basta ter atenção a todos os processos e aos detalhes, pois são eles que podem jogar todo o seu trabalho por água abaixo. Então, preparamos um tutorial completo!

Acompanhe o nosso guia e siga todas as etapas à risca. Assim você pode realizar essa tarefa de hardware sem gastar nada — lembre -se do Julius, de Todo Mundo Odeia o Chris: “se você não pagar para alguém fazer, o desconto é ainda maior”.

Atenção: as informações deste post servem apenas para fins educacionais. Os processos listados podem danificar o seu computador — se você não tiver conhecimento técnico suficiente, procure um especialista!

Vamos começar?

1. Veja se a placa é compatível com o seu PC

O primeiro passo e um dos mais importantes é ver se a placa de vídeo pode ser instalada na sua máquina. Além da compatibilidade entre as peças do seu PC, você precisa responder a algumas perguntas:

  • A fonte atual dá conta do recado?
  • O tamanho físico da placa é adequado ao gabinete?
  • É necessário comprar mais alguns cabos?
  • As conexões combinam com o gabinete?

Existem várias opções de placa de vídeo que se adaptam a diferentes tipos de gabinetes.

2. Desinstale os drivers antigos

Se o seu PC não tem placa de vídeo dedicada, pule este passo.

Porém, se a sua máquina já tem uma GPU (Graphics Processing Units) dedicada, você precisa desinstalar os drivers usados pelo componente antigo. Esse processo é simples de ser feito. Basta acessar a ferramenta de gerenciamento de aplicativos e seguir a execução padrão para o seu sistema operacional.

A troca da GPU pode ser uma opção para aqueles componentes que tiveram defeito. Em outros casos, pode valer a pena investir no conserto da placa de vídeo.

3. Tome cuidados básicos de segurança

Primeiramente, tire a máquina e tire-a da tomada. Esse aviso pode parecer óbvio para algumas pessoas, mas lembre-se da frase: “se tem aviso, tem história”. Então, sempre é bom reforçar esse aviso, não é mesmo?

Além disso, é fundamental descarregar a energia eletrostática do seu computador. Isso evita choques mesmo com o PC desligado e curtos-circuitos — nas piores das hipóteses. Nesses casos, o ideal é usar uma pulseira específica, mas você pode descarregar as energias tocando em um objeto de metal.

Sabia que nós temos vários conteúdos de dicas e manutenção de computadores por aqui? Por exemplo, veja nossas dicas para descobrir as configurações do seu PC!

4. Abra o computador

Chegamos à hora derradeira! Você vai encarnar o cirurgião e começar a operação na sua máquina. Ou seja, chegou o momento de abrir o seu PC! Então, arregace as suas mangas, pegue suas chaves e vamos lá!

Se você usa desktop, geralmente, a abertura é feita a partir da tampa lateral do gabinete. Porém, os notebooks precisam ser virados para baixo e a tampa inferior pode ser tirada completa ou parcialmente, dependendo do modelo.

Ao olhar dentro da sua máquina você poderá ver muitas coisas. Por exemplo, se o seu PC tem a tecnologia NVMe ou não.

5. Encaixe e fixe a placa de vídeo

Depois que o seu computador está aberto, você vai procurar onde está a entrada PCI-Express. Se o seu trabalho é o de troca da placa, basta procurar esse componente e retirá-lo. Caso seja a instalação da sua primeira GPU dedicada, essa entrada estará livre, leve e solta.

Nesse momento é preciso muita atenção. Se você for trocar a placa, tenha cuidado na hora de retirar o componente antigo. Ela pode estar presa por uma alavanca ou, em modelos mais antigos, ser parafusada. Antes de fazer força, veja como é a fixação e retire com cuidado.

Após colocar a nova GPU, você vai ligar todos os cabos necessários. Se você fizer tudo certo, a alavanca da PCI-Express vai fechar automaticamente. Depois disso, parafuse tudo novamente e conecte na fonte se for o caso.

6. Conecte com o monitor e faça os ajustes

Estamos chegando ao fim! Agora é hora de fechar o seu PC. Para isso, tenha cuidado para deixar todos os cabos organizados e evitar que nada encoste em um circuito.

Se você usa desktop, conecte seu gabinete ao monitor e faça os ajustes. Dependendo dos seus componentes, você poderá escolher entre HD, Full HD ou Ultra HD.

7. Instale os novos drivers e seja feliz

Depois disso, instale os novos drivers da placa de vídeo. Para esse processo, você precisará entrar no site do fabricante e baixar os softwares específicos para o modelo da sua GPU e seu sistema operacional. Em alguns casos, a peça virá com um CD de instalação tal qual era na época dos Incas.

Então, é hora de testar se o seu trabalho foi feito corretamente. Se tudo deu certo, seus jogos e programas vão rodar lisos.

E aí, gostou do nosso tutorial? Para saber qual modelo comprar, veja nosso post com as melhores placas de vídeo custo-benefício e valorize a sua grana!

O que preciso para instalar uma placa de vídeo?

Você precisa de ferramentas básicas para montar o PC em casa, além da placa de vídeo, é claro. Veja o nosso checklist:

  • Chave philips ou chave torx;
  • Pulseira antiestática (opcional);
  • Manta de proteção, para evitar riscos;
  • Cabos extras (opcional).

Esperamos que as nossas dicas te ajudem a saber como instalar a placa de vídeo. Basta seguir nossos passos e adaptá-los à realidade da sua máquina. Em todo caso, se você perceber que deu ruim, procure alguma assistência técnica e evite perder os componentes do seu PC.

Para te ajudar na escolha da sua placa de vídeo, veja a nossa lista com as melhores placas de vídeo baratas deste ano e economize ainda mais! Confira!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *