O que é NVMe? Veja neste guia completo sobre a tecnologia!

ComparativosHARDWARE

O que é a tecnologia NVMe? Entenda aqui!

Nada pior do que um PC gamer travado quando queremos jogar aquele game para relaxar — seja qual for o seu gênero preferido. Com certeza, você já deve ter pensado em investir em um SSD para melhorar o desempenho da sua máquina!

Os SSD com NVMe são os queridinhos da vez. Essa tecnologia é um protocolo novo capaz de acessar dados mais rapidamente do que o antigo SATA.

Do inglês Non-Volatile Memory Express — ou Memória não Volátil Expressa — ela foi criada especificamente para atuar em SSDs, extraindo todo o seu potencial, para melhorar o desempenho da máquina.

Confira a seguir muito mais sobre essa nova tecnologia, que veio para substituir o antigo SSDs SATA! Vamos lá?

Qual a diferença entre SSD, HD e NVMe?

O HD (Hard Drive, ou disco rígido) é um dispositivo padrão para armazenamento de dados em um computador. Apesar de muito funcional, ele não é o ideal para quem precisa de uma maior velocidade no uso do PC — como quem usa programas de edição ou curte passar horas jogando.

Por isso, uma opção é a troca do HD pelo SSD (do inglês, Solid-State Drive, ou uma “unidade em estado sólido”). Mas qual a vantagem disso? Explicamos para você!

As unidades sólidas conseguem fazer leituras até uma velocidade 10 vezes maior e gravações 20 vezes mais rapidamente também.

Muito legal, não é mesmo? A desvantagem é que isso requer um investimento, já que os HDs são inclusos nos computadores e os SSDs são comprados separadamente.

Modelos mais antigos de SSD usavam a tecnologia SATA, que podem ter algumas limitações técnicas durante o uso. A principal é a comunicação ser feita por um cabo que fica ligado diretamente à placa-mãe da máquina. Esse tipo de barramento — encaixe da peça para funcionar adequadamente — supria a velocidade de transferência de dados, pois os SSDs eram mais lentos.

Para conseguir ultrapassar essa tecnologia, uma nova interface passou a ser usada, a PCI Express – criando o padrão NVMe. Assim, o NVMe usa essa nova forma de barramento, não precisando utilizar cabos ao ser conectada diretamente na placa-mãe.

O resultado disso? Uma menor distância entre o processador e a unidade que faz o armazenamento e aumento da velocidade.

Veja: Como saber qual processador a minha placa-mãe suporta?

O que é a interface NVMe e a interface M2?

Podemos entender que, na verdade, essas duas coisas se complementam (ou não). Como assim? A verdade é que essa tecnologia chamada NVMe é disponibilizada em vários formatos, um deles sendo o slot de cartão M.2. Mas pode existir slots M.2 sem a tecnologia NVMe.

Ou seja, você pode encontrar no mercado SSDs M.2 configurados como NVMe ou como SATA. Fique atento caso queira investir na nova tecnologia!

Falando especificamente dos SSDs M.2 NVMe vão aprimorar a sua experiência como usuário, principalmente no quesito tempo de resposta, tanto em computadores como notebooks que são compatíveis. O que é ótimo para curtir aquele jogo single player para relaxar!

Qual é a compatibilidade NVMe?

Então é isso, podemos sair investindo em NVMe sem checarmos nada sobre o nosso computador ou notebook, já que essa é a opção mais tecnológica? Infelizmente, não é bem assim!

Dois pontos precisam ser observados: a compatibilidade com o seu hardware e o sistema operacional que ele possui.

Do Hardware

O SSD NVMe tem o formato de um pente de memória RAM, ou seja, faz um encaixe perfeito na placa-mãe. É por isso que você precisa investigar se a sua placa-mãe tem o slot M.2 integrado nela. Além disso, você deve checar se a máquina tem suporte compatível para NVMe.

Para encontrar essas informações, você pode verificar na internet mesmo, na página sobre esse produto no site da marca do seu PC. Feito isso, busque pela informação se a placa-mãe suporta esse formato de SSD.

Uma dica: algumas descrições se referem a essa compatibilidade como “modo PCIe”. Por isso, fique atento!

Do Sistema Operacional

Além da compatibilidade física com a máquina, o que opera dentro dela e essencial para o SSD NVMe funcionar adequadamente. Então, você deve checar se o seu sistema operacional interno é compatível.

A boa notícia é que últimas versões dos principais sistemas — Windows, Linux, Mac OS e Chrome OS — já suportam a tecnologia. O ponto negativo para usuários da Apple é que ela não possibilita que o hardware seja atualizado nos modelos mais novos. Então, investigue certinho antes de investir no SSD.

Leia também: Como saber se as peças do PC são compatíveis?

Quais as vantagens do armazenamento em NVMe?

A primeira vantagem do armazenamento NVMe — e já mencionada — é que ele possibilita uma maior velocidade de transferência de dados (chegando a 3.000 a 40.000 IOPS com SSDs).

Além disso, conta com a tecnologia flash, cujo foco é reter dados por períodos mais longos de tempo, além de usar menos energia para funcionar. Os comandos também demandam menos do CPU, mesmo se comunicando diretamente com ele em comparação com outras tecnologias.

O IOPs — ou operações de entrada e saída por segundo — chegam ao número de um milhão: a capacidade de o sistema de fazer leituras e escritas a cada segundo.

Para os leigos, isso implica diretamente na performance da sua máquina. A título de comparação, os sistemas antigos chegam ao número de 100 mil apenas. É muita diferença!

Se você faz uso pesado da sua máquina, a melhoria em performance e velocidade é muito superior, onde padrões mais antigos, como o SATA, já te atrapalham. Ou seja, chega de se estressar com o PC travando — ninguém merece!

Agora que você já sabe tudo sobre a nova tecnologia NVMe, pode checar se faz sentido investir no seu PC e dar os primeiros passos para implementá-la!

Aproveite e conheça 5 PCs turbinados para melhorar a sua experiência gamer e garantir um desempenho profissional!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *