Nada pior do que quando você que acessar um arquivo em seu PC, mas o seu HD externo não é reconhecido ou apresenta problemas para abrir. Pode ser muito frustrante não conseguir acessar seus dados. E o motivo pelo qual isso acontece? Bom, quedas e batidas no seu HD podem as causas.
Além dessas, há outras situações que podem acontecer. O lado bom é que é possível solucionar o problema sem sair de casa se você sentir segurança para isso. Para isso, confira nossas dicas com soluções para saber o que fazer quando seu HD externo não é reconhecido — assim como quando ele não aparece no seu gerenciamento de disco. Vamos lá?
Atenção: as dicas a seguir são pensadas para o sistema Windows.
1. Confira o “Gerenciamento de Disco”
O primeiro ponto que você pode verificar é se encontra o seu HD externo na ferramenta “Gerenciamento de Disco” da máquina.
Basta clicar com o botão direito na barra de inicialização e selecionar a ferramenta. Se o HD aparecer, é um bom sinal, pois só será preciso corrigir alguns comandos e opções de interface, pela falta de partição válida.
2. Teste outro computador ou porta USB
É possível que o problema esteja ocorrendo na porta de entrada de USB que você está tentando fazer a conexão. Para checar, faça o teste: tente conectar o dispositivo em outro computador.
Caso você não tenha outro disponível para o teste, você pode tentar conectar outros dispositivos nessa porta de entrada problemática.
Para isso, você pode testar com o seu próprio celular ou até pendrives. Assim, você já vai conseguir observar se esse é o problemas que está ocorrendo. Se você usa um hub de USB, ele pode estar prejudicando a conexão também, teste sem esse acessório.
Confira também: Como saber se as peças do PC são compatíveis?
3. Teste também com outro disco no mesmo case
Pode ser que o disco do seu HD esteja com alguma falha. Para entender, a composição do HD externo se dá em um HD alocado em um case equipado com um adaptador SATA para USB.
Você pode tentar fazer uma troca de discos do HD para verificar se esse é o caso.
Essa troca requer maiores habilidades e conhecimento técnico — caso você se garanta, é uma tentativa possível. O HD é um pouco firme para ser aberto, pois não é objetivo que isso seja feito com frequência. Após aberto, siga os passos a seguir:
- remova o disco original com cuidado e troque por outro que você tenha a disposição (e saiba que está funcionando);
- na interface SATA, faça a conexão da placa do case nessa nova interface inserida;
- faça o teste e conecte o novo disco no seu computador, checando se foi possível que o computador reconhecesse o HD.
Podemos chegar a alguns resultados após o teste: se der certo, o disco original é que estava com algum defeito; já se a resposta for negativa, o case está com problemas;
4. Veja se há problemas no “Gerenciador de Dispositivos”
O sistema do Windows é muito intuitivo para você tentar encontrar algum tipo de problema e aplicar uma solução pronta, além de fazer essa análise em acessórios conectados e encontrar falhas nele também.
Encontre o atalho para o “Gerenciador de Dispositivos” ao clicar com o botão direito sobre o “Iniciar”.
Observe as categorias voltadas a USB e também as unidades de discos: se o erro está presente em alguma delas, o sistema acusada. Basta você fazer o reparo e tudo será selecionado.
5. Tente criar uma nova partição e/ou formatar
Esse passo é um pouco mais técnico, por isso, muita atenção. Ele deve ser aplicado em casos que o HD é detectado pelo “Gerenciamento de Disco”, mas não chega a aparecer no “Explorador de Arquivos”.
Aqui, explicaremos como criar um novo volume e partição no HD. Atenção: caso essa seja a situação, é possível que seus arquivos prévios sejam perdidos no processo.
- Conecte o dispositivo que queira acessar;
- Clique na unidade de conexão com o botão direito do mouse e escolha a opção “Novo Volume Simples”;
- Siga os direcionamentos que forem aparecendo e aguarde a conclusão da formatação da unidade.
Agora é só testar e ver se a solução arrumou o problema!
6. Limpe o drive e faça formatação via Diskpart
Outra ferramenta disponibilizada pelo Windows é a Diskpart, que ajuda a solucionar alguns erros lógicos que podem acontecer no seu drive e que não aparecem em outras ferramentas. Após conectar o seu HD no USB, siga esses passos:
- Execute o programa Diskpart, através do Prompt de Comando, no modo administrador;
- Insira o comando “diskpart”, mas sem o uso de aspas (considere a informação sobre aspas nos outros casos a seguir);
- Também escreva “list disk” e observe se a unidade externa conseguiu ser encontrada para seguir;
- Observe o número que corresponde ao HD externo, usando ele quando aparecer “select disk X”, no lugar da letra “X”;
- Após selecionar o disco correto, aperte o comando “clean”, que irá fazer a ação de limpar e corrigir os erros.
Faça o teste para verificar se funcionou.
Quando o HD não aparece no “Gerenciamento de Disco”?
Outro problema que podemos encontrar com os HDs é quando ele não aparece nem mesmo no “Gerenciamento de Disco”. Por isso elaboramos alguns caminhos que você pode seguir ao observar esse tipo de erro.
Porta USB com defeito
Problemas de hardware são possíveis de acontecerem e podem ser manifestados nas entradas no USB. Para verificar esse tipo de falha, como já trouxemos verifique suas entradas, pode ser que essa simples solução seja a suficiente.
HD externo formatado no padrão incorreto
Você pode investigar se o HD está formatado para o padrão incorreto, ou seja, formatado para padrões que rodam em outros sistemas diferentes do seu. Dessa forma, isso impossibilita que ele seja lido, de fato, pelo computador e por isso ele não funciona.
Mas resolver é simples! Basta acessar novamente o “Gerenciamento de Disco”, selecionando a opção formatar. Escolha a opção correta para o seu sistema:
- Windows: NTFS ou exFAT;
- Linux: XFS;
- Mac: APFS.
Ou seja, esteja sempre atento se os formatos se correspondem. Um ponto de atenção é que você tenha algum tipo de backup dos seus arquivos antes de qualquer formatação. Por isso, sempre mantenha isso atualizado e também explore diferentes formas de armazenamento de dados.
Driver desatualizado ou corrompido
O que pode ter acontecido também o seu driver estar desatualizado ou até mesmo corrompido. Uma das causas mais comum é o contínuo uso inapropriado das ferramentas, como a ejeção sem segurança dos acessórios, além de vírus e outros problemas de defeito físico mesmo nos discos.
Para a atualização de drivers, confira o nosso passo a passo:
- Acesse o “Gerenciador de Dispositivos”;
- Na categoria de unidade de disco, busque por pontos de exclamação nas categorias, eles indicam falhas;
- Basta clicar com o botão direito onde estiver com a marcação do problema e selecionar “Atualizar driver”.
Atualizações do sistema como um todo também são bem-vindas. Assim, dique atento se há atualizações a serem feitas. Isso pode ser encontrado na própria barra de pesquisa do sistema. Se preciso, faça essas atualizações e reinicie o PC.
Com essas dicas, esperamos que o seu problema tenha sido solucionado de uma forma simples. Lembrando sempre que, se eles continuarem, uma boa visita ao técnico é sempre positiva, pois pode até ajudar com problemas futuros.
Se nada funcionar, pode ser que você acabe precisando investir em um novo HD. Para isso, confira esse post muito objetivo que te ajuda a pensar no que é importante focar ao comprar um novo acessório como esse. Até lá!