Como instalar SSD no PC: guia prático para notebook e desktop

HARDWARE

O processo de como instalar SSD no desktop ou notebook é parecido. Basicamente, você vai desmontar, colocar a mídia e remontar. Simples assim. Brincadeiras à parte, esse trabalho é relativamente simples e requer apenas atenção a todas as etapas, para não haver nenhum problema futuro.

De modo geral, você vai saber que a instalação deu certo, ou não, logo quando religar a sua máquina. Em alguns casos, o SSD pode não aparecer no Windows Explorer — ou no similar do seu sistema — mas é simples conferir se o trabalho deu certo logo no momento da instalação.

Para te ajudar, montamos um guia prático e simples de como instalar SSD no PC, seja ele notebook ou desktop. Tá pronto? Então, pegue suas chaves e vamos lá!

Como instalar um SSD no desktop?

Para instalar o SSD no desktop é preciso desconectar os cabos da fonte e ter um bom espaço para trabalhar tranquilamente. Veja quais são as etapas desse processo:

1. Desligue o computador da tomada

Desligue seu PC da tomada! O alerta pode parecer óbvio para algumas pessoas, mas tem aquela famosa frase: “se tem aviso, tem história”. Então, sempre é bom relembrar para tirar o computador da tomada antes de fazer qualquer serviço que envolva montar o PC ou desparafusar um componente.

Pessoa desligando uma tomada da parede

2. Remova a tampa do gabinete

Depois disso, remova a tampa do seu gabinete. O processo aqui vai depender de modelo para modelo. Em geral, são proteções laterais que saem individualmente com o auxílio de uma chave philips. Porém, em alguns casos pode ser necessário o uso de chave torx, allen ou até torque.

Antes de iniciar o trabalho, confira qual é o padrão usado pela sua máquina e veja se você tem os equipamentos necessários. Assim você não terá surpresas desagradáveis antes mesmo de desmontar sua máquina.

3. Monte o SSD no suporte

Para instalar o SSD Sata no desktop, o seu disco precisa ser colocado em um suporte específico. Ele pode ter o tamanho de um HD tradicional — o suporte 3.5″ — ou pode ter o tamanho de um drive de CD/DVD. Se o seu componente for PCIExpress ou NVMe, pule para o próximo passo.

Em geral, o kit completo de SSD costuma vir com um ou mais tipos de suporte para fixá-lo em diferentes posições do gabinete. Se esse não for o seu caso, esse acessório é barato e pode ser encontrado facilmente. Dessa forma, você mesmo pode encontrar a melhor compatibilidade entre as peças do seu PC.

4. Fixe o SSD no espaço disponível

Agora você deve colocar o seu SSD no espaço disponível. Seja no slot ou no espaço reservado para o HD ou drive de CD. Na segunda situação, isso é feito por dois parafusos em cada lado do disco.

Nossa dica aqui é fazer a fixação em “X”. Por exemplo, coloque o parafuso dianteiro direito e passe para o traseiro esquerdo. Depois, prenda os outros dois lados. Isso facilita o alinhamento dos componentes e não força as placas de alumínio.

5. Conecte os cabos necessários

Agora você vai conectar os cabos de energia na fonte, para que a alimentação seja feita da maneira correta. Caso o seu equipamento tenha a conexão SATA, plugue o cabo de dados do disco até a placa mãe, também.

Os cabos de energia têm um sistema físico de segurança, para proteger contra BIOS — bicho ignorante operando o sistema. Então, se o encaixe estiver difícil ou ficar frouxo, é porque alguma coisa deu errado e precisa ser revisto.

Por falar em alimentação de energia, aproveite para conferir nossa lista de melhores marcas de fontes para PC!

6. Feche o gabinete e ligue a energia

Estamos acabando! Refaça o processo inverso e remonte o seu gabinete. Preste atenção ao arranjo dos cabos. Eles não devem encostar em nenhuma ventoinha ou placa. Caso isso aconteça, reveja como os fios estão e cuide dos seus componentes!

Essa é uma boa hora para dar aquela conferida na limpeza interna do seu gabinete. Que tal aproveitar que já está tudo aberto e fazer aquela faxina na sua máquina? Mantenha o ânimo e veja nossas técnicas para limpar o teclado do PC!

7. Formate e inicie o uso

A instalação física terminou! Agora falaremos rapidamente sobre a parte do software. Se você quiser um tutorial mais detalhado sobre isso, peça aqui nos comentários! ?

Em geral, os SSD já são vendidos formatados. Então, ele vai aparecer no Windows Explorer e já está pronto para uso. Porém, não custa nada refazer esse processo para evitar alguma falha que pode ter vindo da fábrica. Nesse caso, basta clicar com o botão direito e faça a formatação rápida no padrão NTFS.

Se seu disco não aparecer no Windows Explorer — ou equivalente — você precisa abrir o gerenciamento de disco. O caminho para isso dependerá do seu sistema operacional. Ao abrir essa tela, você verá que o volume do SSD está sem uso. Basta seguir o assistente de partição e ser feliz!

E aí, gostou do nosso tutorial? Lembre-se que cada máquina tem sua particularidade de montagem. Falando nisso, não saia daí que te explicaremos como instalar o SSD no notebook!

Como instalar SSD no notebook?

A instalação do SSD em um notebook é parecida com a do PC. Porém, tem suas particularidades. Acompanhe o nosso passo a passo descomplicado!

1. Remova a tampa inferior

Coloque o seu notebook fechado e com a tampa superior voltada para baixo. Para não riscar, recomendamos usar uma toalha, piso emborrachado ou até um mousepad gamer.

Solte os parafusos da tampa inferior do seu notebook. Em alguns casos, essa é uma peça única, em outros são várias partes para cada seção da máquina. Se o seu laptop se encaixe na segunda opção, basta retirar apenas as tampas necessárias.

Pelo visto você gosta de dicas de manutenção e hardware. Então, aproveite para aprender qual processador sua placa mãe suporta!

2. Verifique onde o SSD será instalado

Saber como instalar SSD e HD juntos requer um certo planejamento. Principalmente em notebooks. Afinal, todo o espaço dentro dessas máquinas precisa ser otimizado. Então, veja onde seu novo disco será instalado.

Em geral, as pessoas preferem colocá-lo no lugar do drive de CD/DVD. Isso permite que o seu computador fique com HD e SSD ao mesmo tempo. Dessa maneira, você não precisa desembolsar um valor tão grande na mídia de estado sólido.

pessoa segurando um ssd recém instalado no notebook que ainda está aberto

3. Encaixe o SSD no local desejado

Depois de escolher onde colocar o SSD, você precisa fixá-lo. Nesse caso, cada modelo de notebook terá uma forma específica para fazer isso. De modo geral, tudo precisa ficar bem parafusado para que não fique “sambando” dentro da máquina. Para isso, siga a nossa dica do padrão em X para fixar.

Veja também: Vale a pena consertar a placa de vídeo?

4. Conecte os cabos e feche a tampa

Conecte os cabos conforme for necessário. Veja se nenhuma saída de ar está obstruída pelos fios. Isso pode fazer o seu notebook esquentar muito e, consequentemente, prejudicar o rendimento e diminuir a vida útil da máquina.

Outro cuidado na hora de recolocar os parafusos no laptop é para que eles não espanem. Então, cuidado para não apertar demais e prejudicar as manutenções futuras.

5. Formate o disco ou instale o sistema operacional

Se a ideia for usar o SSD com o HD, basta seguir os passos do tutorial para desktop. A partir daqui, vamos explicar como fazer a instalação de um novo sistema operacional. Lembre que os passos são resumidos e, caso queira mais detalhes, peça nos comentários. OK?

A primeira opção é clonar o disco antigo para o SSD. Isso é muito mais rápido e copia até o sistema operacional. A partir daí, você pode formatar o HD e ser feliz. O único ponto negativo é que o processo só dá certo se a quantidade de arquivos for menor ou igual à capacidade do SSD.

Outra situação é formatar o SSD por meio de um disco ou pen drive inicializável com o sistema operacional desejado. O processo, nesse caso, é padrão. Siga os passos necessários que cada versão requer e seja feliz. Apesar de tomar mais tempo, pode haver um ganho de desempenho no seu computador.

A instalação de um SSD pode ser feita em casa, como você viu neste tutorial. Porém, ela deve ser realizada com cuidado para não estragar nenhum outro componente. Para isso, siga os nossos passos e, se preciso, conte com a ajuda de um amigo. Inclusive, envie este post para ele ir pensando em como te ajudar nesse processo!

Aqui no nosso blog nós temos várias dicas e tutoriais para você! Por exemplo, veja nossa lista de melhores teclados gamer e continue os upgrades no seu setup!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *