Conheça os tipos de mousepad e escolha o melhor

tipos de mousepad
ROTINA GAMER

O mousepad é um acessório que muitos gamers negligenciam, mas ele é de fato muito importante e pode fazer diferença na hora de fazer um upgrade na sua máquina.

Para conseguir extrair todo o potencial do seu mouse gamer, você precisará ter um mousepad adequado para as suas necessidades e estilo de jogo.

Quando tudo era mato, os mouses possuíam uma esfera, ao invés de laser ou uma luz LED. Esse modelo de mouse já está praticamente extinto e hoje os sensores são muito mais precisos e versáteis, se adaptando melhor a diferentes superfícies.

Para otimizar a performance, existem diferentes tipos de mousepad e você precisa saber quais as características de cada um para escolher o que melhor serve para as suas condições e estilo de jogo.

Montamos uma lista com os tipos de mousepad disponíveis no mercado e algumas dicas sobre como saber o que é melhor para a sua rotina gamer. Confira!

Qual o tipo de mousepad ideal para gamers?

Um mousepad ideal para gamers precisa ter uma boa área de contato, um tecido que favoreça a precisão de movimentos e principalmente, ser bom para o gênero de jogo que você quer jogar.

Alguns modelos contam com características a mais que fazem a diferença. Um plus comum é o apoio de pulso, normalmente feito com gel ou de espumas com memória. Já nos mousepads gamer high end, também estão presentes detalhes que melhoram a estética do acessório, como estampas e até luzes LED.

Cada fabricante tem diferentes medidas para o acessório, e quando falamos em mousepads específicos para gamers, podemos dividir os tipos de mousepad entre speed, control e com apoio de pulso.

1. Mousepad Speed

Os modelos speed geralmente possuem uma menor área de contato e não funcionam muito bem para situações que precisam de baixa DPI porque não favorecem movimentos abrangentes.

Porém, quando o assunto é velocidade, os tipos de mousepad speed são os mais indicados! A superfície favorece o deslize do mouse e por isso é importante que você pratique bastante até pegar bem a sensibilidade do mouse quando usar esse tipo de tapete.

Se você gosta de jogos FPS, aposte nos modelos speed que permitem movimentos rápidos e ágeis sem perder a precisão da mira.

mesa de escritório com mousepad speed

2. Mousepad control

Os modelos control costumam ser maiores com uma boa superfície de contato. São perfeitos para jogos que precisam de movimentos abrangentes para percorrer grandes distâncias na tela, e geralmente possuem superfícies mais rígidas que não permitem um deslize tão suave do mouse, porém aumentam a precisão dos movimentos.

A principal desvantagem de ocuparem muito espaço na sua mesa. São perfeitos para jogos MOBA, de estratégia e RPG, pois oferecem mais controle no movimento. Você consegue sentir uma resistência maior na hora de deslizar, o que é ótimo para jogos de precisão.

mousepad control gamer mouse em cima

Se você está iniciando no mundo dos PC Gamers, conheça as melhores opções de mouses gamers do mercado!

3. Mousepad com apoio para pulso

Se você costuma jogar por horas a fio, considere os mousepads gamers com apoio para o pulso. Dessa forma, as sessões ficam mais confortáveis e você previne problemas causados por movimentos repetidos.

close-up de Mousepad com apoio para pulso

É importante levar em consideração e entender os benefícios da ergonomia do mousepad, pois lesões de mão, pulso e ombro podem ser evitadas. Eles possuem em sua base uma região preenchida com espuma que se adéqua a altura do punho, apoiando essa parte do braço de maneira que ela fique nivelada com a mão, proporcionando mais conforto na hora de manusear o mouse.

Dicas de como escolher o melhor tipo de mousepad para você

O mousepad é um acessório periférico que merece toda uma atenção na hora de montar o seu setup ideal. Com esse guia, não há dúvidas que sua escolha será assertiva. 

ângulo de cima de mesa com teclado computador e mousepad com mouse em cima com mini vaso de planta

1. Considere seu estilo de jogo

Perceba como você joga. Se possível grave um vídeo para observar os seus movimentos. Amplitude, posição das mãos, posicionamento dos dedos, tipos de deslize, tudo isso pode te ajudar a entender melhor o seu estilo de jogo;

2. Preste atenção no tamanho do mousepad

Se você conseguir identificar a amplitude dos seus movimentos, conseguirá entender se você precisa de um mousepad maior ou se pode se adaptar aos modelos menores que não exigem tanto espaço disponível.

3. Não compre qualquer mousepad

Ao falarmos de componentes de PC gamer, muitas vezes o mousepad acaba sendo deixado de lado. Mesmo assim, essa peça pode contribuir para a alta performance durante as partidas e agregar valor estético ao seu PC.

Por que escolher um mousepad gamer?

Mousepads podem ser a diferença entre a vitória e a derrota nas partidas. Mesmo com uma resposta satisfatória, certas atividades, como criação visual e jogar, exigem uma maior precisão e controle sobre os movimentos do mouse.

Os mousepads gamers também são construídos de uma forma que permite uma movimentação mais ágil e sem interrupções, como em jogos como o Counter Strike em que é preciso ter uma mira perfeita. Além, é claro, de um PC gamer de respeito!

close-up de menino jogando com mouse em cima do mousepad gamer

 Enquanto algumas pessoas acreditam que o mousepad gamer não faz tanta diferença nas partidas, há aqueles que não deixam de usar o acessório. E aí, de qual lado você está?

Se você chegou até aqui, é porque curtiu nosso conteúdo, não é? Então, aproveite para ler como melhorar o desempenho da sua placa de vídeo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *