Armazenamento 3D Intel: novo SSD para o mercado em 2017

armazenamento 3d
HARDWARE

Mil vezes mais velocidade na troca de estado dos bits de seu SSD e mais eficiência. Isso é o que promete a nova tecnologia de armazenamento 3D da Intel para 2017, que irá mudar o modo de armazenar dados nos drives de estado sólido (SSD).

Diferente do que é oferecido por NAND comuns, com o armazenamento em níveis os seletores do SSD conseguem fazer o acesso a bits de um modo individual. Isso permite uma performance sete vezes melhor, de acordo com a Intel, além de 8,11x menos latência, 1.000x mais durabilidade e 10x mais densidade.
A tecnologia nomeada Optane de memória se difere dos processos atuais por usar diferentes camadas de circuitos, formando um arranjo tridimensional, e não bidimensional como acontece nas memórias NAND Flash que atualmente dominam o mercado.
Com os conectores perpendiculares conectados, forma-se uma estrutura com 128 bilhões de células de memória — algo que permite 16 GB de armazenamento em cada chip instalado no SSD. Este método 3D é conseguido graças ao fato de que as memórias Optane são naturalmente empilháveis, assim como acontece com memórias HBM.
Uma grande diferença está no fato de que a tecnologia 3D XPoint vista nos módulos Optane dispensa o uso de transistores para acessar os dados. Com o arranjo tridimensional é possível fazer o acesso da memória somente com a variação da tensão enviada para cada setor do drive.
Além disso, o acesso aos dados armazenados nesta tecnologia elimina o gargalo de memória visto em outras configurações. Com o aumento da possibilidade no acesso à memória e maior velocidade no fornecimento de dados ao processador, é possível criar um sistema completo e confiável para Big Data, computação de alta performance, virtualização, armazenamento em nuvem e outras aplicações de alta demanda.
Como indicado pelo documento vazado no início do mês pela DigiTimes que você pode ver aqui, provavelmente estes novas SSDs já estarão sendo produzidos no segundo semestre de 2017, podendo chegar ao mercado antes do fim do ano.
Enquanto isso, veja opções de SSDs para sua máquina aqui!
Fonte: Tecmundo


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *