Escolher sua classe é, com certeza, a decisão mais importante que você pode tomar no Baldur’s Gate 3. O jogo possui 12 classes disponíveis e fazer uma escolha entre elas pode ser desafiador. Afinal, é isso que vai definir o estilo do seu jogo e como você vai enfrentar os desafios que aparecem pelo caminho.
Cada classe traz um rolê único com habilidades e magias próprias, o que muda totalmente a vibe do seu personagem enquanto ele evolui. E não é só isso – a sua escolha também vai influenciar a história e suas interações com outros personagens, com opções de diálogo e missões exclusivas.
Em resumo, a classe que você escolhe é a chave para personalizar sua experiência e criar um personagem que é a sua cara. No BG3, você customiza seus personagens até mais do que nos mods do the sims! A Shopinfo preparou um guia completo para você escolher aquela que se encaixa perfeitamente com o seu estilo de gameplay.
1. Bárbaro
Atributos do Bárbaro:
- Força
- Constituição
Se você curte jogar como tanque, a classe ideal para você é o Bárbaro. Ela é ideal para jogadores que preferem a linha de frente. Seu atributo principal é a força, já que o Bárbaro pode jogar objetos e, até mesmo, outros personagens em longas distâncias — seja para o ataque ou para a estratégia.
A class action ou “ação de classe” especial desse personagem é Rage ou Fúria, que quando ativada causa 2 pontos a mais de dano melee (corpo a corpo). Ah, isso sem falar que quando ela está ativada, permite os personagens improvisarem armas e terem mais resistência a danos.
O jogo funciona com o sistema do D&D (Dungeons&Dragons), e nessa lógica a class action dura 10 turnos (cada turno é equivalente a uma ação feita pelo personagem na sua vez de jogar).
Habilidades da classe Bárbaro
- Frenzy – fúria;
- Frenzied Strike – golpe frenético;
- Enraged Throw – arremesso enfurecido;
- Inherited Barbarian Features – características herdadas de Bárbaro;
- Strength Saving Throw Proficiency – proficiência em testes de resistência de força;
- Constitution Saving Throw Proficiency – proficiência em testes de resistência de constituição;
- Light Armour Proficiency – proficiência em armaduras leves;
- Medium Armour Proficiency – proficiência em armaduras médias;
- Shield Proficiency – proficiência em escudos;
- Simple Weapon Proficiency – proficiência em armas simples;
- Martial Weapon Proficiency – proficiência em armas marciais;
- Unarmoured Defense – defesa sem armadura;
- Rage – fúria;
- Choose 2 Skill Proficiencies – escolha 2 proficiências em habilidades.
Opções de subclasses do Bárbaro
- Berserker: foca em aumentar a capacidade de ataque e resistência.
- Magia Selvagem: permite surtos de efeitos mágicos imprevisíveis durante a batalha que variam de benéficos a prejudiciais.
- Coração Selvagem: oferece habilidades baseadas na natureza e na fala com animais.
2. Bardo
Atributos do Bardo:
- Carisma
- Destreza
Os Bardos são super conhecidos pelo seu carisma e principalmente por uma magia chamada Vicious Mockery ou “Zombaria” — que é quando o personagem dessa classe insulta ou zoa o inimigo de forma tão cruel que a performance dele no ataque é prejudicada, além de levar dano psíquico.
Além disso, eles possuem uma habilidade chamada “Bardic Inspiration” que pode inspirar e ajudar outros jogadores a vencer qualquer situação complicada, adicionando bônus em seus ataques. Se você gosta de jogar como suporte, vá com o Bardo!
Habilidades da classe Bardo
- Charisma saving throw proficiency – proficiência em testes de resistência de Carisma;
- Light armour proficiency – proficiência em armaduras leves;
- Musical instrument proficiency – proficiência em instrumentos musicais;
- Simple weapon proficiency – proficiência em armas simples;
- Hand crossbow proficiency – proficiência em balestras de mão;
- Longsword proficiency – proficiência em espadas longas;
- Rapier proficiency – proficiência em rapieiras;
- Shortsword proficiency – proficiência em espadas curtas.
Subclasses disponíveis para o Bardo
- College of Swords: foca em combate corpo a corpo;
- College of Valor: aumenta as habilidades de combate e suporte;
- College of Eloquence: melhora as habilidades sociais e de persuasão.
3. Clérigo
Atributos do Clérigo:
- Sabedoria
- Força ou Carisma
Os Clérigos usam poderes divinos, provindo dos Deuses adorados por eles. Em muitos jogos, Clérigos são apenas suporte, mas no Baldur’s Gate 3, um dos melhores RPGs de todos os tempos, eles desempenham diversos outros papéis em uma party.
Habilidades da classe Clérigo
- Wisdom saving throw proficiency – proficiência em testes de resistência de Sabedoria;
- Charisma saving throw proficiency – proficiência em testes de resistência de Carisma;
- Light armour proficiency – proficiência em armaduras leves;
- Medium armour proficiency – proficiência em armaduras médias;
- Shield proficiency – proficiência em escudos;
- Simple weapon proficiency – proficiência em armas simples;
- Morningstar proficiency – proficiência em estrelas da manhã;
- Cleric spellcasting – magia de clérigo;
- Domain spells – magias de domínio;
- Choose 2 skill proficiencies – escolha 2 proficiências em perícias.
Subclasses para a classe Clérigo
- Life Domain – foco em cura e suporte;
- Light Domain – usa luz e fogo para atacar e iluminar;
- Trickery Domain – especialista em enganação e disfarces;
- Knowledge Domain – foco em sabedoria e informações;
- Nature Domain – controla plantas, animais e elementos naturais;
- Tempest Domain – usa trovões e relâmpagos em combate;
- War Domain – focado em combate e liderança militar.
4. Druida
Principais atributos do Druida
- Sabedoria
- Constituição
Os Druidas são guardiões da natureza, capazes de se transformar em animais, bestas ou criaturas mágicas e utilizar magia relacionada à terra e à fauna, sendo interessantes para tankar ou para explorar territórios desafiadores com mais versatilidade. A classe também possui a habilidade inata de conversar com animais, o que traz muitas novas possibilidades ao jogo. Também age como suporte, curando os membros da party.
E mais: a best na qual você se transforma tem sua própria barra de HP, fazendo com que você tenha vidas extra!
Habilidades do Druida:
- Wisdom saving throw proficiency – proficiência em testes de resistência de Sabedoria;
- Intelligence saving throw proficiency – proficiência em testes de resistência de Inteligência;
- Light armour proficiency – proficiência em armaduras leves;
- Medium armour proficiency – proficiência em armaduras médias;
- Shield proficiency – proficiência em escudos;
- Club proficiency – proficiência em clavas;
- Dagger proficiency – proficiência em adagas;
- Javelin proficiency – proficiência em dardos;
- Mace proficiency – proficiência em maças;
- Quarterstaff proficiency – proficiência em bastões;
- Scimitar proficiency – proficiência em cimitarra;
- Sickle proficiency – proficiência em foices;
- Spear proficiency – proficiência em lanças;
- Druid spellcasting – magia de druida;
- Choose 2 skill proficiencies – escolha 2 proficiências em perícias.
Subclasses disponíveis para o Druida:
- Circle of the Moon – foca em transformações em animais;
- Circle of the Land – oferece magias baseadas em ambientes naturais;
- Circle of Spores – concentra-se em habilidades de controle e suporte.
5. Guerreiro
Atributos do guerreiro:
- Força ou Destreza
- Constituição
Os Guerreiros são lutadores versáteis, capazes de usar uma variedade de armas e armaduras, focando em combate direto. Eles também conseguem se auto curar usando sua stamina.
Habilidades da classe Guerreiro
- Strength saving throw proficiency – proficiência em testes de resistência de Força;
- Constitution saving throw proficiency – proficiência em testes de resistência de Constituição;
- Light armour proficiency – proficiência em armaduras leves;
- Medium armour proficiency – proficiência em armaduras médias;
- Heavy armour proficiency – proficiência em armaduras pesadas;
- Shield proficiency – proficiência em escudos;
- Simple weapon proficiency – proficiência em armas simples;
- Martial weapon proficiency – proficiência em armas marciais;
- Fighting style – estilo de combate;
- Second wind – segundo fôlego;
- Choose 2 skill proficiencies – escolha 2 proficiências em perícias.
Opções de subclasse para o Guerreiro
- Battle Master – usa manobras táticas para controlar o combate;
- Eldritch Knight – combina magia e combate físico;
- Champion – foca em ataques críticos e resistência.
6. Monge
Os Monges são excelentes em lutar no braço, sem armas. Sua ação de classe é a Flurry of Blows, um ataque melee que causa dano contundente, chamado “bludgeoning damage” no inimigo.
Apesar de não contarem com armaduras, sua destreza é insana no combate corpo a corpo e o personagem é buffado com várias habilidades de artes marciais. É a escolha perfeita para quem quer atacar de perto e resolver problemas com as próprias mãos!
Habilidades do Monge
Atributos do Monge:
- Destreza
- Sabedoria
- Strength saving throw proficiency – proficiência em testes de resistência de Força;
- Dexterity saving throw proficiency – proficiência em testes de resistência de Destreza;
- Simple weapon proficiency – proficiência em armas simples;
- Shortsword proficiency – proficiência em espadas curtas;
- Unarmoured defense – defesa sem armadura;
- Martial arts: dextrous attacks – artes marciais: ataques dextrós;
- Martial arts: deft strikes – artes marciais: golpes ágeis;
- Martial arts: bonus unarmed strike – artes marciais: ataque desarmado adicional;
- Flurry of blows – rajada de golpes;
- Choose 2 skill proficiencies – escolha 2 proficiências em perícias.
Subclasses do Monge para escolher
- Way of the Open Hand: foca em ataques desarmados e técnicas de controle de inimigos;
- Way of Shadow: especializa-se em furtividade e manipulação das sombras para ataques e infiltração;
- Way of the Four Elements: usa poderes elementares para lançar feitiços baseados em fogo, água, terra e ar.
7. Paladino
Atributos do Paladino:
- Força
- Carisma
Uma mistura de Clérigo e Guerreiro, os Paladinos lutam pela justiça e possuem intimidade com magia divina, focando em proteger e curar aliados. Nessa alternativa, a class action depende da escolha de cada subclasse ou “juramento” (Oath). Paladinos são um clássico em RPGs, e se você gosta de jogos longos e já se divertiu com o D&D, o Paladino é o cavaleiro da justiça presente em todos os jogos!
Habilidades do Paladino
- Wisdom saving throw proficiency – proficiência em testes de resistência de Sabedoria;
- Charisma saving throw proficiency – proficiência em testes de resistência de Carisma;
- Light armour proficiency – proficiência em armaduras leves;
- Medium armour proficiency – proficiência em armaduras médias;
- Heavy armour proficiency – proficiência em armaduras pesadas;
- Shield proficiency – proficiência em escudos;
- Simple weapon proficiency – proficiência em armas simples;
- Martial weapon proficiency – proficiência em armas marciais;
- Choose 2 skill proficiencies – escolha 2 proficiências em perícias;
- Channel oath – canalizar juramento;
- Lay on hands – imposição de mãos;
- Divine sense – sentido divino.
Subclasses para escolher do Paladino
- Oath of Devotion: defesa e justiça, com cura e proteção;
- Oath of the Ancients: conexão com a natureza, cura e resistência;
- Oath of Vengeance: foco em caçar e punir inimigos;
- Oathbreaker: poderes sombrios e necromancia após romper com seu juramento.
8. Patrulheiro (Ranger)
Atributos do Patrulheiro:
- Destreza
- Sabedoria
Os Patrulheiros são especialistas em combate à distância, com habilidades que envolvem a natureza e animais.
Habilidades do Patrulheiro
- Strength saving throw proficiency – proficiência em testes de resistência de Força;
- Dexterity saving throw proficiency – proficiência em testes de resistência de Destreza;
- Light armour proficiency – proficiência em armaduras leves;
- Medium armour proficiency – proficiência em armaduras médias;
- Shield proficiency – proficiência em escudos;
- Simple weapon proficiency – proficiência em armas simples;
- Martial weapon proficiency – proficiência em armas marciais;
- Ranger spellcasting – magia de patrulheiro;
- Choose 3 skill proficiencies – escolha 3 proficiências em perícias;
- Favoured enemy – inimigo favorito;
- Natural explorer – explorador natural.
Opções de subclasse para o Ranger:
- Beast Master: comanda um animal de estimação em combate.
- Hunter: especializa-se em rastrear e eliminar inimigos;
- Gloom Stalker: foca em furtividade e ataques rápidos nas sombras.
9. Ladino (Rogue)
Atributos do Ladino:
- Destreza
- Inteligência
Os Ladinos são mestres da furtividade e da trapaça, especializados em roubo e habilidades de combate rápido. O rogue é conhecido por atacar de forma invisível, dar facada nas costas e causar dano enquanto o inimigo está distraído com outros membros da party. Se você gosta de estratégia e é ligeiro, essa é a classe pra você!
Habilidades do Ladino
- Dexterity saving throw proficiency – proficiência em testes de resistência de Destreza;
- Intelligence saving throw proficiency – proficiência em testes de resistência de Inteligência;
- Light armour proficiency – proficiência em armaduras leves;
- Simple weapon proficiency – proficiência em armas simples;
- Hand crossbow proficiency – proficiência em balestras de mão;
- Longsword proficiency – proficiência em espadas longas;
- Rapier proficiency – proficiência em rapiers;
- Shortsword proficiency – proficiência em espadas curtas;
- Sneak attack (melee) – ataque furtivo (corpo a corpo);
- Sneak attack (ranged) – ataque furtivo (à distância);
- Choose 4 skill proficiencies – escolha 4 proficiências em perícias.
Subclasses do Ladino
- Thief: especializa-se em furtividade e habilidades de roubo, com foco em agilidade e habilidades de ladino;
- Arcane Trickster: combina magia e ladinagem, usando truques mágicos para enganar e atacar;
- Assassin: foca em eliminar inimigos com precisão e eficiência, utilizando técnicas de surpresa e ataques mortais.
10. Feiticeiro (Sorcerer)
Atributos do Feiticeiro:
- Carisma
- Constituição
Os Feiticeiros utilizam magia inata, podendo lançar feitiços poderosos sem necessidade de preparação. Para quem gosta de um pouco de caos no gameplay, essa é a classe ideal: o Sorcerer possui uma modificação nas suas magias que as torna imprevisíveis, fazendo com que o curso do jogo se transforme de maneira inesperada!
Habilidades do Feiticeiro
- Constitution saving throw proficiency – proficiência em testes de resistência de Constituição;
- Charisma saving throw proficiency – proficiência em testes de resistência de Carisma;
- Dagger proficiency – proficiência em adagas;
- Quarterstaff proficiency – proficiência em bastões;
- Light crossbow proficiency – proficiência em balestras leves;
- Sorcerer spellcasting – magia de feiticeiro;
- Choose 2 skill proficiencies – escolha 2 proficiências em perícias.
Subclasses disponíveis para o Feticeiro:
- Wild Magic: permite efeitos mágicos aleatórios e imprevisíveis, que podem ser tanto benéficos quanto prejudiciais;
- Draconic Bloodline: concede habilidades baseadas em dragões, como resistência a danos e ataques de fogo;
- Storm Sorcery: foca em controlar tempestades e ventos, usando magia relacionada a raios e tempestades.
11. Bruxo (Warlock)
Atributos do Bruxo:
- Carisma
- Constituição
Os Bruxos realizam pactos com entidades poderosas para obter suas habilidades mágicas, combinando magia e combate. Mas não se assuste: apesar dos pactos com seres demoníacos, BG não é uma franquia de jogos de terror.
Ao contrário de outras classes que usam os slots para feitiços padrão, o Bruxo usa slots próprios. Apesar de possuir menos feitiços que o Wizard, seus feitiços se recuperam rapidamente. Além disso, seu cantrip (magia básica) é o Eldritch Blast, que causa dano o suficiente para que a quantidade menor de slots não seja uma desvantagem.
São ideais para quem gosta de melee com uma pitadinha de magia!
Habilidades do Warlock
- Warlock spell slots – espaços de magia de warlock;
- Wisdom saving throw proficiency – proficiência em testes de resistência de Sabedoria;
- Charisma saving throw proficiency – proficiência em testes de resistência de Carisma;
- Light armour proficiency – proficiência em armaduras leves;
- Simple weapon proficiency – proficiência em armas simples;
- Choose 2 skill proficiencies – escolha 2 proficiências em perícias;
- Pact magic – magia de pacto.
Subclasses para o Bruxo
- The Fiend: faz um pacto com uma entidade infernal, ganhando poderes de fogo e habilidades de manipulação de energia infernal;
- The Great Old One: pacto com uma entidade cósmica, proporcionando habilidades de manipulação mental e influência psíquica;
- Archfey: faz um pacto com um ser das fadas, ganhando poderes relacionados à ilusão e ao encantamento.
12. Mago (Wizard)
Atributos do Mago
- Inteligência
- Destreza
Magos possuem uma quantidade absurda de feitiços e magias, com uma diversidade insana! Se você gosta de magia e ataque à distância, esse é o personagem para você! Os Magos conseguem causar efeitos que precisariam de toda uma party para alcançar apenas usando combos de feitiços! Geralmente as meninas gostam muito de personagens com poderes mágicos brilhantes, então BG3 é um ótimo jogo pra jogar com a namorada!
O difícil é que os Magos não usam armadura, então são frágeis no combate, sendo uma péssima escolha para quem gosta de tankar e não perde a oportunidade de causar dano melee. Com o clássico Fireball, os Magos gostam é de explodir tudo de longe!
Habilidades do Mago:
- Intelligence saving throw proficiency – proficiência em teste de resistência de Inteligência;
- Wisdom saving throw proficiency – proficiência em teste de resistência de Sabedoria;
- Dagger proficiency – proficiência com adaga;
- Quarterstaff proficiency – proficiência com bastão;
- Light crossbow proficiency – proficiência com bestas leves;
- Arcane recovery – recuperação arcana;
- Choose 2 skill proficiencies – escolha 2 proficiências em habilidades;
- Wizard spellcasting – magia de mago.
Opções de subclasses para o Mago
- Abjuration School: foca em proteção e defesa mágica;
- Conjuration School: especializa-se em invocar criaturas e objetos;
- Divination School: revela informações ocultas e prevê o futuro;
- Enchantment School: manipula a mente e emoções dos outros;
- Evocation School: cria efeitos destrutivos e de dano direto;
- Necromancy School: manipula a vida e a morte, incluindo mortos-vivos;
- Illusion School: cria ilusões para enganar os sentidos;
- Transmutation School: altera a forma e propriedades de objetos e seres.
Mas lembre-se que a classe é apenas uma das variáveis do seu personagem! Ainda existem diferentes raças, backgrounds e muito mais.
Agora que você já sabe como escolher a melhor classe para aquela game session solo ou em party com os amigos, conheça também as melhores franquias de jogos que contam com outros RPGs para montar seu personagem!
Nos vemos lá!