Conserto de placa-mãe vale a pena? Veja quanto custa!

Técnico consertando uma pla-mãe
HARDWARE

O conserto de placa-mãe pode ser uma boa opção, mas isso vai depender do seu caso. Às vezes, seu componente foi muito caro e comprar um novo está fora de cogitação – nessas horas, vale a pena investir no reparo. Contudo, pode acontecer da peça não ter salvação ou o custo ficar próximo à compra uma nova.

A gente sabe que dinheiro não cai do céu e que você levou muito tempo para chegar no seu setup ideal. Então, te daremos algumas dicas para te ajudar a decidir se vale a pena consertar a placa-mãe do seu PC.

Para isso, é necessário descobrir se o problema é no próprio hardware ou se é em outro componente.

Então, se você quer saber como identificar um problema na placa-mãe, se dá para consertar, os valores e como arrumar uma placa-mãe, este é o post certo!

Veja todas as informações necessárias para saber se vai dar para reparar esse hardware ou se será preciso desembolsar mais dinheiro:

Como saber se a placa-mãe estragou?

Para saber se a placa mãe estragou é preciso ficar atento aos sinais. Assim como um médico vê os sintomas antes de diagnosticar uma doença, você também deve analisar o que está acontecendo.

Dessa forma, não vai gastar energia – e dinheiro – para solucionar uma situação que nem é a origem do problema.

Os principais sinais de problemas na placa-mãe, têm a ver com problemas de hardware, os quais podem ocasionar erros no software que você usa.

Por exemplo, um deles é a temida tela azul, que vamos falar melhor daqui a pouco.

Placa-mãe queimada

Veja quais são os principais sinais de falha na placa-mãe:

1. Danos físicos às peças

Esse é o item mais óbvio da nossa lista. Se as suas peças estão fisicamente danificadas, a chance dela ser a raiz do problema é muito grande.

Durante uma inspeção visual na sua placa-mãe, procure por qualquer anormalidade, se encontrar, talvez seu hardware esteja com os dias contados.

Por exemplo, um capacitor estufado é um grande sinal de alerta.

2. Cheiro de queimado

Esse sintoma também é mais simples de ser detectado. Afinal, se o seu PC ou notebook está cheirando queimado, boa coisa não é.

A não ser que você goste de usar uma churrasqueira para jogar ou trabalhar, procure os motivos para esse problema imediatamente.

Em geral, isso pode acontecer porque os componentes do computador não são compatíveis.

3. Tela azul

Sim, ela mesma. A temida tela azul. Para muitos, ela é chamada de Tela Azul da Morte. O nome não é à toa.

Afinal, se você teve o desprazer de encontrar com ela algum dia na sua vida, sabe que o seu computador está pedindo socorro desesperadamente.

Esse erro acontece quando um componente interno do seu computador precisou ser reiniciado.

Para saber qual o motivo da tela azul, procure o código do erro no Google e entenda o que levou a esse problema. Esse número é da seguinte forma: 0x000000. Com isso, você vai descobrir se tem relação com a placa-mãe ou não.

Leia também: Conserto de placa de vídeo: quanto custa? Vale a pena?

4. Menu BIOS aparecendo

O menu BIOS é aquela tela que ajuda a fazer mudanças mais profundas nas configurações do computador.

Contudo, geralmente, ele é acessado apertando as teclas F1, F2, F6 ou F11. Se ele está aparecendo sem que você solicite ou tenha automatizado para isso, é sinal de que algo de errado não está certo.

Ele indica que há uma grande quantidade de erros de software e/ou hardware. O qual pode indicar um problema na sua placa-mãe. Em alguns casos, a causa do erro pode ser o “outro BIOS”: Bicho Ignorante Operando o Sistema.

Ou seja, alguém que fez uma mudança de configuração sem pensar e piorou tudo.

5. Erros inesperados

Além da tela azul, que já comentamos aqui, pode acontecer do seu computador apresentar erros que podem passar despercebidos. Por exemplo, atraso para iniciar programas que não pesam.

Dessa maneira, fique sempre de olho no desempenho do seu PC.

6. Interrupções aleatórias

Assim como o item anterior, podem acontecer reinicializações e travamentos aleatórios. Principalmente durante as tarefas básicas e não quando você tá tentando rodar GTA no ultra usando seu PC fraco.

Caso isso aconteça, pode ser sinal de um problema na placa-mãe.

Por falar em jogos, você sabe como melhorar o desempenho da sua placa de vídeo?

7. Periféricos não reconhecidos

Periféricos como monitor, mouse, teclado e afins, devem ser reconhecidos de modo quase instantâneo, certo?

Porém, se isso não acontece ou se eles param de ser exibidos momentaneamente, pode ser sinal da sua placa-mãe pedindo socorro. Às vezes pode ser só um problema no contato, mas, ainda assim, é alarmante.

Se você está gostando deste post, veja como descobrir qual o modelo da placa-mãe!

8. Demora para inicializar

Se o seu PC está demorando mais que o normal para inicializar, o problema pode estar na comunicação entre os componentes. Os principais causadores disso são as placas de vídeo e mãe. Por isso, fique de olho caso o tempo para ligar aumente de forma repentina.

9. Placa-mãe não executa o autoteste

O autoteste de inicialização (POST, em inglês) acontece quando um sistema operacional é ligado. Quem é mais velho, vai lembrar daquela tela preta com o logo da placa-mãe quando ligávamos o PC.

Se o seu computador não está executando esse teste, é sinal de que o componente principal do seu computador pede socorro.

É possível reparar uma placa-mãe?

A resposta clara e rápida é sim – mas depende. Afinal, cada caso é um caso e as placas-mãe têm a fama de serem difíceis de arrumar. Além disso, muitas vezes o valor do reparo costuma ser bem elevado, o que já dificulta o trabalho.

Mas como cada situação é diferente, às vezes, vale a pena desembolsar o dinheiro para consertar seu equipamento.

Afinal, mesmo que o valor seja alto, comparado com um componente novo, a sua placa-mãe de qualidade pode ter sido muito mais cara que isso.

Contudo, é muito melhor – e mais barato – fazer a manutenção e a limpeza sempre para evitar esta dor de cabeça.

Placa-mãe

Se você gosta de entender as configurações do seu PC, aproveite para ler nosso artigo e descobrir se o seu computador roda um jogo específico.

Como reviver a placa-mãe?

As formas de reviver uma placa-mãe dependem da origem do problema. Em geral, ele pode ser só poeira ou um curto-circuito.

Nesse caso, basta fazer uma limpeza geral e retirar esse curto do hardware. Dessa maneira o conserto da placa-mãe que não dá video ou não liga é mais simples.

Contudo, é fundamental analisar a qualidade da placa-mãe antes de sair bancando o técnico em informática. Em geral, esse componente não é simples de ser arrumado.

Isto é, às vezes, o seu conserto caseiro pode apenas piorar a situação.

Quanto custa o conserto de uma placa-mãe?

Consertar uma placa-mãe pode custar a partir de R$ 40 e chegar até mais de R$ 500!

O orçamento do serviço vai depender do defeito, do modelo do hardware do seu computador ou notebook, da experiência do técnico etc. Por esse motivo muitas pessoas acabam optando por comprar uma nova.

Então, antes de se perguntar se a placa-mãe queimada de PC ou notebook tem conserto, é preciso analisar o problema.

Nesse caso, veja qual é a raiz do problema para entender quais são as possibilidades de solução. Muitas vezes, é mais vantajoso investir no upgrade para um equipamento novo.

Quando queima a placa-mãe perde tudo?

Os dados não são perdidos quando a placa-mãe queima. Desde que o HD ou SSD não sejam prejudicados.

Porém, durante a troca do componente, sua máquina precisará ser formatada. Dessa forma, é preciso ter um backup dos dados que estão na partição que será apagada.

Consertar uma placa-mãe às vezes não vale a pena. Porque não são todos os técnicos que topam esse serviço e essa tarefa é complicada. Pode ser mais caro o molho do que o peixe, sabe?

Por isso, analise a sua situação com calma e confira o preço de uma placa nova antes de solicitar o reparo.

Se você viu que não há solução e é preciso comprar uma placa nova, que tal investir em um modelo mais potente? Isso vai melhorar muito o desempenho da sua máquina e dará um fôlego extra até comprar um PC.

Além de ser um upgrade e tanto. Por isso, veja nossas dicas de como escolher placa-mãe gamer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *