Estratégia é a alma do negócio

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Olha que bacana! Saiu uma matéria da Shopinfo no jornal Correio Popular de Campinas.
Confira na íntegra

“Decidi que a gente não ia passar por crise.” A frase otimista de Cláudio Santana, de 43 anos, proprietário de uma loja de informática no Centro de Campinas, foi dita aos seus 23 funcionários em março de 2014, quando o empresário começou a perceber que era hora de buscar inovação e minimizar o impacto da crise econômica que naquele momento se anunciava no Brasil.
A loja então investiu no cadastro de seus produtos em três grandes empresas de comércio eletrônico e, em pouco mais de um ano, comemora hoje resultados inimagináveis diante do cenário de recessão que está atingindo seus principais concorrentes.
Com mais de 27,3 mil clientes cadastrados, a estratégia da Shopinfo de se lançar na internet deu certo. “Fizemos um corte de 20% em investimentos no Google e optamos pelo marketplace (é uma nova modalidade de comércio on-line em que dentro de um único site várias empresas podem vender seus produtos). No Google, a loja recebia apenas visualizações, mas no marketplace nossos produtos passaram a ser comercializados”, conta Santana.
O comércio virtual funciona como uma grande vitrine de ofertas em sites muito conhecidos de quem consome on-line, como a Americanas.com, Extra, Walmart. Duzentos e oitenta computadores montados pela loja campineira aparecem nessas “vitrines”, e além de vendê-los, chama o cliente a buscar mais produtos no site da loja ou até mesmo pessoalmente, no número 1.407 da Rua Luzitana. O atendimento no balcão continua, mas com a aposta na marca disseminada nos principais comércios virtuais do Brasil, o faturamento aumentou 34% em 2015.
“Começamos a antever a crise econômica e a crise política que se aproximava. Já estávamos pensando em entrar para o marketplace, mas adiantamos a estratégia em 2014”, lembra. O empresário não revela o valor do investimento na nova plataforma de vendas, mas comemora o retorno. “Eu imaginava que a empresa ia dobrar as vendas, mas em pouco mais de um ano quintuplicamos. Em 2015, apostamos na marca e este ano a meta é termos crescimento financeiro”, almeja.
No entanto, o aumento do faturamento terá que ser feito sem aumentar o número de funcionários. A empresa também não tem à vista uma filial ou franquia. “Não precisei mandar nenhum funcionário embora. Acredito que estamos na contramão do mercado”, avalia. Mas para melhorar a base tecnológica mais robusta e mostrar com mais qualidade os produtos que oferecemos, a Shopinfo deve lançar, em breve um novo site. “Não tem volta (o comércio virtual). Há dez anos a gente ouvia que não íamos sobreviver sem internet, e hoje a gente ouve que precisamos estar no comércio virtual.”

Histórico

A estratégia deu certo para a Shopinfo, que está enfrentando o segundo baque econômico em 16 anos de atividade. O primeiro foi em 2008, quando a crise imobiliária nos Estados Unidos afetou o Brasil e o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva chegou a mencionar que seria apenas uma “marolinha”, mas a produção industrial foi afetada e os investimentos diminuíram muito. Naquela ocasião, a saída encontrada por Cláudio Santana foi se lançar à disputa de editais governamentais.
No ramo da informática desde 1989, o empresário começou sua atuação bem tímida, com uma mesa em um escritório do amigo dele. Posteriormente alugou uma sala na Rua Luzitana e aos poucos viu a clientela crescer e decidiu ampliar. Hoje está em um prédio de dois andares e utiliza uma casa ao lado para a montagem das máquinas. Segundo ele, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) foi muito importante para conhecer diversos casos de sucesso e também de como não empreender na atividade comercial.
Quer saber mais?     Acesse www.shopinfo.com.br
Fonte: Correio Popular |  2 de Maio de 2016 | nº28389

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