O que a Internet das Coisas tem a ver com os games?

internet das coisas
HARDWARE

O mercado de PC gamer bateu, em 2016, os 30 mil milhões de dólares em vendas. Este foi um valor impressionante, considerando que é possível ver uma queda no consumo de computadores gamers nos últimos cinco anos.

Embora o mercado de computadores gamers ainda precise crescer, é evidente que estes PCs mais robustos, com telas maiores, capacidade de armazenamento e processadores mais potentes, têm muito a oferecer em áreas onde os smartphones, tablets e notebooks não conseguem chegar. Uma dessas áreas é a internet das coisas.

O que é a Internet das coisas?

Você sabe o que é a internet das coisas (IoT)? Esses projetos de conexões de diferentes objetos e equipamentos à internet é o futuro batendo na nossa porta. Com a internet das coisas, nossos objetos ganham inteligência para atuar conectados a uma rede e funcionam em conjunto com outros objetos de nosso cotidiano.
Segundo a consultoria IDC, a estimativa é que o ecossistema IoT comece a ganhar força em 2017 no Brasil, chegando a movimentar até US$ 13 bilhões até 2020. Com sensores instalados em aparelhos, é possível monitorar funções para tomar ações mais rapidamente.

O que isso significa para os jogos?

O jogo tornou-se, para muitas pessoas, sinônimo de internet nos últimos anos. A tecnologia deu origem a interação entre jogadores que vivem há mais de 1000 km de distância e tornou nossa experiência muito mais rica.
A internet das coisas nos conduz a um novo terreno, ao campo dos jogos mais interativos, reunindo objetos, utilizando inteligência artificial, sensores e física. Ainda são poucas as aplicações dessa nova tecnologia nos games, mas as possibilidades são imensas.
Além das vantagens interativas, os fabricantes de PCs gamers podem detectar com sensores se a bateria está ficando muito quente ou se o HD está sendo sobrecarregado e enviar um alerta ao cliente para verificarem o computador antes que ele desligue. Isso pouparia custos de operação dos produtores e também ajudaria os usuários com um serviço melhor.
Está preparado para um universo gamer de interação com objetos, sensores e conexão entre tudo que está à sua volta? Este mundo está chegando para nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *