Qual é a melhor opção: Comprar PC gamer pronto ou montar?

Homem jogando em seu computador gamer
HARDWARE

Se você está pensando em adquirir uma máquina nova para jogar, trabalhar ou estudar, saiba que existem duas maneiras: comprar um PC gamer pronto ou montá-lo do zero. As duas opções contam com vantagens e desvantagens, sendo ideais para situações e perfis diferentes.

Uma dica bastante importante é entender um pouco mais sobre os componentes de PC, assim você consegue escolher ou montar uma máquina com as configurações indicadas para a sua necessidade.

Continue a leitura e confira as principais dicas e informações que poderão te ajudar a tomar a melhor decisão.

O que saber antes de comprar ou montar um PC gamer?

Antes de escolher montar ou comprar uma máquina pronta, é preciso entender o básico dos componentes que fazem o PC funcionar. Cada peça funciona para uma função. Logo, entender sobre elas vai te ajudar a saber qual é a máquina que você precisa.

Confira alguns dos componentes principais de um computador:

Placa de vídeo

Essa peça é uma das mais importantes para quem pensa ter um PC voltado para games. Sua principal função é a de enviar imagem para a tela, além de melhorar a qualidade e o desempenho dos jogos.

Imagem focada em uma placa de vídeo

Saiba mais sobre o assunto: Como melhorar o desempenho da placa de vídeo?

Memória RAM

Esse componente é responsável por dar mais agilidade e velocidade no funcionamento do sistema. Sem ele, executar programas e aplicativos demoraria muito mais tempo do que o convencional.

Placa mãe

Seu funcionamento pode ser comparado a uma central de comunicação. Nela são conectados todos os componentes do PC necessários para que a máquina rode.

 close-up da placa mãe

Fonte

É responsável por fornecer a energia elétrica necessária para os demais componentes do computador.

mãos segurando fonte de PC

Processador

Por último e não menos importante, os processadores têm a função de acelerar, resolver, endereçar e preparar os dados de uma máquina. Se você quer ter mais performance para jogos, a escolha de um bom processador é fundamental na hora da compra.

Design de um Processador de PC gamer

Vantagens e desvantagens de comprar um PC gamer pronto

Algumas pessoas preferem a comodidade de escolher o PC já montado. Isso pode ser uma ótima opção para quem sente mais dificuldade em entender qual peça escolher.

PC gamer montado em um quarto

Veja quais são as principais vantagens e desvantagens de comprar um PC gamer pronto:

Antes disso, conheça: PC gamer custo-benefício: 7 melhores opções de 2023

Vantagens

Uma das maiores vantagens em comprar PC gamer pronto é que ele foi montado por profissionais que entendem sobre o assunto. Se você não tem tanta experiência em montar máquinas, comprar pronto pode ser uma ótima alternativa.

Outro ponto importante é que com as especificações prontas, você já consegue ter uma ideia mais clara de quais jogos grandes podem rodar com mais desempenho. Alguns sites oferecem dispositivos que informam os principais jogos e a quantidade de FPS que o computador consegue entregar.

O suporte para problemas também é uma grande vantagem, a garantia para todas as peças com o mesmo fornecedor pode facilitar — e muito — a sua vida. Além disso, você já consegue visualizar como o seu PC ficará, visto que as montadoras já escolheram tudo que combina e cria uma imagem visual mais bonita.

Também existem algumas funções quase exclusivas das máquinas prontas. Um exemplo é a garantia de overclock: por mais que algumas peças compradas separadamente tenham essa garantia (como os processadores), essa função acaba não cobrindo a máquina inteira.

Desvantagens

Quando falamos de desvantagens em comprar um PC pronto, uma das principais se dá pela aquisição em lojas com procedência duvidosa. Por não ter controle sobre quais peças foram escolhidas, você pode acabar comprando um PC com peças de baixa qualidade, o que é muito ruim.

Outra situação ruim que pode acontecer são alguns programas chatos que já podem vir pré-instalados na máquina. Também conhecidos como bloatwares, eles podem deixar o computador com menos poder de processamento, mais lento e ainda ocupar espaço desnecessário no disco.

No site da Shopinfo, você não precisa se preocupar com nenhum desses problemas! Todos os nossos PCs gamers montados contam com peças confiáveis e são entregues prontos para o uso.

Vantagens e desvantagens de montar um PC gamer do zero

Se você é uma pessoa que prefere botar a mão na massa e aprender mais sobre tecnologia, construir o seu PC do zero e ver ele funcionando pode ser algo gratificante. No entanto, essa opção exige muito mais cuidados quando comparado a comprar pronto. Olha só:

Imagem de Pessoa montando PC Game

Vantagens

A liberdade é maior, o que garante upgrades facilitados e escolha a dedo de cada componente. Com isso, você define quais são as suas prioridades e consegue construir a máquina dos seus sonhos – ou o mais próximo disso que seu orçamento permitir.

Se você sabe exatamente o que tem dentro do seu PC, quantas entradas estão livres e quanto de espaço ainda tem, você consegue realizar upgrades de forma mais fácil.

Leia também: Como escolher um headset para jogos?

Desvantagens

A principal desvantagem está ligada à experiência. Se você não possui muito conhecimento, ou se é a primeira vez montando um computador, você pode cometer erros que comprometam a máquina inteira. Por isso, só se aventure nesse caminho caso esteja seguro de suas habilidades.

Montar o próprio PC pode até ser divertido, mas prepare-se para alguns bons momentos de estresse e cansaço. O ideal é construir a máquina com muito cuidado e paciência, eliminando ao máximo possíveis problemas.

É mais barato comprar um PC pronto ou montar?

Há longo prazo, comprar um PC pronto é a solução mais barata para você investir. Além de economizar o seu tempo, essa escolha evita futuras manutenções desnecessárias.

Para concluir, escolher entre comprar um PC gamer pronto ou montar do zero, é algo muito pessoal. Avalie a sua habilidade, orçamento e faça a decisão que mais se encaixe nas suas prioridades e desejos.

Independentemente de qual for a sua escolha, você encontra PCs prontos, peças para montar o seu do zero e, até mesmo, os periféricos para melhorar ainda mais a sua experiência.


Agora que você já tomou a sua decisão, aproveite e saiba qual é a diferença entre placa de vídeo integrada e dedicada!

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *