Qual a diferença entre placa de vídeo integrada e dedicada?

Imagem de uma RTX 3060
HARDWARE

A principal diferença entre a placa de vídeo integrada e a dedicada é o desempenho. A sua melhora fica evidente em jogos e outros softwares que precisam de mais capacidade de processamento gráfico. No primeiro caso, o processador precisa dividir a potência com outras tarefas da máquina.

Por exemplo, durante um jogo, quando há uma placa de vídeo dedicada, as texturas são carregadas muito mais rapidamente do que quando não há um componente específico para isso. Se o chip gráfico é integrado, essa tarefa é responsabilidade da memória RAM, que precisa lidar com diversos outros processos.

Preparamos este post para tirar suas dúvidas e te ajudar na escolha de uma placa dedicada ou integrada. Então, vamos começar pelo básico e responder o que você precisa saber. Continue a leitura!

O que é placa de vídeo dedicada?

As placas de vídeo dedicadas são componentes elaborados especificamente para trabalhar com o processamento gráfico da sua máquina. Elas são instaladas na placa mãe, não fazem parte direta do PC. Para isso, elas são desenvolvidas para ter alto desempenho, além de contar com um sistema de arrefecimento próprio.

Os valores para uma placa dessas podem variar muito. Porém, nós já fizemos uma lista com as melhores placas de vídeo com ótimo custo-benefício. Com isso, é possível melhorar o desempenho do PC, sem precisar desembolsar uma fortuna.

O que é placa de vídeo dedicada?

O que é placa de vídeo integrada?

A placa de vídeo integrada é aquela que vem junto à placa mãe ou ao processador. Para isso, o próprio sistema operacional separa uma parte da memória RAM disponível para ser usada no processamento gráfico da máquina. Em outras palavras, é aquele componente que está junto e misturado.

Por conta dessa divisão da memória disponível, a placa de vídeo integrada não tem tanto desempenho assim. Por isso, um PC gamer de respeito não conta com essa opção. Daqui a pouco falaremos sobre qual das duas é melhor e você entenderá como escolher a sua.

Para que serve a placa de vídeo integrada?

Uma placa de vídeo integrada serve para processar gráficos do computador. Ela é projetada para utilizar uma parte da memória RAM para mostrar as demandas de vídeo de um determinado software. Por conta disso, acaba sendo mais usada em computadores que não precisam de um uso intenso.

Por esse motivo, a instalação de uma placa de vídeo/GPU (graphics processing unit) é um dos primeiros upgrades no PC que alguém faz. O ganho de desempenho é considerável.

Como mudar para GPU dedicada?

Basta acessar as configurações da sua placa de vídeo e selecionar qual o processador gráfico você deseja usar para uma determinada tarefa. Para isso, acesse o painel de controle e procure essa mudança nas opções disponíveis.

Caso você queira saber os passos para instalar uma placa de vídeo, basta ler o nosso tutorial completo e com imagens. Inclusive, por lá, nós damos dicas para descobrir se a peça é compatível com a sua máquina e tudo.

Como saber se a GPU é dedicada?

Quem usa Windows precisa acessar o gerenciador de tarefas — basta apertar Ctrl+Alt+Del — e clicar na aba “Desempenho“. Nela, você encontrará vários menus. Um deles é a GPU, a placa de vídeo. Nessa tela, será possível identificar se sua placa é dedicada ou integrada.

Por exemplo, se aparecer algo como “Intel UHD Graphics”, significa que sua placa de vídeo é integrada. Agora, se aparecer algo como “NVidia” ou “AMD”, é um sinal de que seu computador tem uma GPU dedicada.

Equipe Shopinfo, aqui seria interessante inserir um print da aba “Desempenho” do gerenciador de tarefas, com destaque no menu da GPU.

Esse método é uma das formas de descobrir os componentes do seu PC. A partir disso, é possível entender se os novos hardwares são compatíveis entre si, para não investir uma grana em algo que não poderá ser instalado na sua máquina.

É necessário placa de vídeo dedicada?

Depende. Se você quiser exigir muito da sua máquina com jogos, processamento de imagens e vídeos, projetos 3D ou um PC para stream, a placa de vídeo dedicada é mais do que necessária. Agora, quem vai realizar tarefas básicas, como estudos ou a-ssistir filmes, pode ser feliz com a GPU integrada.

Nada impede de você jogar sem placa de vídeo dedicada. Contudo, já fica aqui o nosso aviso: sua experiência não será a mesma. Você vai ter que jogar apenas games para PC fraco.

É necessário placa de vídeo dedicada?

Qual é melhor, placa de vídeo dedicada ou integrada?

Quanto mais dedicados forem os seus hardwares, melhor. Por exemplo, uma workstation para engenheiros ou arquitetos, precisa de uma placa de vídeo offboard para conseguir fazer os renders da melhor maneira possível e otimizar o tempo de trabalho.

Já um PC para estudos, basicão, que vai só editar alguns textos direto no navegador e assistir vídeos ou filmes, pode dar conta do recado com a placa de vídeo onboard. Mas, tenha em mente que seu computador vai travar quando surgir uma tarefa que exija mais dele.

A escolha de uma placa de vídeo dedicada ajuda no desempenho da sua máquina. Ela é essencial para “liberar” a memória RAM e aumentar a velocidade do processamento gráfico. Por isso, vale a pena investir nesse upgrade para seu computador.

Então, para te ajudar na escolha da placa de vídeo ideal, aproveite e veja as melhores placas de vídeo baratas para começar a mudança de desempenho!,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *