Computador superaquecendo

Computador superaquecendo durante jogos: o que fazer?

Um dos problemas de hardware que os gamers mais encontram é o computador superaquecendo. Esse bug pode acontecer pelos mais diversos motivos e, por isso, não há apenas uma causa e solução.

Algumas vezes, é possível resolver o problema com uma pequena mudança de configurações; já em outras é necessário investir um pouco mais de tempo e trabalho braçal.

Para te ajudar a resolver o superaquecimento, separamos algumas soluções. Confira!

Monitore a temperatura

Antes de resolver o problema, de fato, é necessário identificá-lo e verificar sua gravidade. Por isso, antes de tudo, monitore a temperatura de seu computador.

Para isso, você pode usar o programa gratuito HWMonitor, que fornece dados da temperatura e voltagem dos componentes, além da velocidade das ventoinhas dos coolers da máquina.

Monitore regularmente, algumas vezes por dia, por meio do software. Verifique em quais momentos a temperatura sobe, assim como qual componente está sofrendo um aquecimento mais drástico.

Verifique o funcionamento dos coolers

Os coolers são os maiores responsáveis pela refrigeração correta de um PC. Por isso, se um computador está superaquecendo, existe uma grande probabilidade de que o problema esteja nessa peça.

Computador superaquecendo - cooler

Verifique se há algo atrapalhando o funcionamento correto dos coolers, como sujeira e outros “intrusos”. Além disso, verifique também a integridade dos coolers acoplados em outros componentes, visto que esses costumam ser mais frágeis.

Se o sistema de coolers não está funcionando como o esperado, pode ser uma boa ideia fazer um upgrade e escolher modelos de refrigeramento líquido.

Confira a aplicação da pasta térmica

A pasta térmica aplicada no processador tem um papel muito importante no processo de resfriamento do computador. As peças costumam vir com a pasta aplicada de fábrica, mas saiba que seu bom funcionamento tem validade.

Por mais que essa data de validade não seja absoluta, variando muito conforme o uso, alguns fabricantes afirmam que seus produtos resistem, com alta qualidade, até 200 horas de uso.

Por isso, se o superaquecimento estiver acontecendo no processador, vale a pena verificar e considerar a troca quando for percebido que o computador está superaquecendo e se faz muito tempo que a pasta térmica foi reaplicada.

Cheque a fonte

A escolha da fonte de alimentação para o seu PC precisa ser feita com muito cuidado, afinal, ela será responsável por fornecer energia para o computador funcionar. Por conta disso, é necessário que a fonte seja compatível com a quantidade de energia que sua máquina demanda.

Computador superaquecendo - fonte

Uma fonte insatisfatória traz mais consequências do que um computador superaquecendo. Quando isso acontece, é possível que a fonte queime, o PC desligue repentinamente e gere danos irreversíveis no seu hardware.
Se a fonte não dá energia o suficiente ou não está funcionando corretamente, como, por exemplo, com o cooler não dissipando o calor da forma esperada, é hora de trocar a fonte.

Por isso, dê preferência a fontes de marcas renomadas e com selo 80plus (que entrega sempre 80% ou mais de sua capacidade), além de PFC ativo.

Faça uma limpeza

O computador superaquecendo pode ser um sintoma de que está na hora de dar uma geral na máquina. Essa limpeza deve ser feita com cuidado, para que nenhum componente seja danificado no processo.

Muitas vezes, uma limpeza básica e simples resolve o problema. Clique aqui e confira como limpar seu PC gamer da forma correta!

Pare com o overclock

Existem muitas vantagens em fazer overclock, mas a técnica é uma faca de dois gumes. O efeito colateral mais conhecido é o superaquecimento, causado pela maior exigência de processamento.

Por isso, se estiver com o overclock ativado, desative-o. Caso a temperatura volte ao normal, é recomendado realizar um upgrade no seu sistema de refrigeramento, ou deixar o procedimento de lado. Você ainda tem a opção de trocar por um processador ou GPU mais potente, que não fique muito dependente de overclock.

Quer realizar o upgrade? Conheça a Shopinfo, loja especializada em produtos feitos por gamers e para gamers. Clique no banner e confira!

como ser pro player - upar o pc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *