Computador superaquecendo durante jogos: o que fazer?

Gabinete de um pc gamer para setup
HARDWARE

Descubra as 5 possíveis causas do seu PC estar esquentando muito

Se você perceber que o seu PC está esquentando muito quando joga( mesmo com as ventoinhas funcionando o tempo todo) e ele não resfria, este pode ser um sinal de que você está precisando dar uma ajustada em alguns detalhes da sua máquina.

Atenção: nesses casos, fique atento ou você pode acabar tendo problemas com o seu Setup Gamer.

Afinal, o esquentamento do PC pode acontecer por diferentes motivos e justamente por esse motivo, não existe uma solução única para o problema.

Em alguns casos, pode ser só uma questão de configuração de sistema. Em outros casos, pode ser necessária uma limpeza profunda nos componentes do seu PC Gamer. Para te ajudar a identificar os possíveis problemas e encontrar soluções, preparamos esse conteúdo completo com muitas informações sobre o tema. Confira!

A importância da refrigeração do seu PC Gamer

O primeiro passo para garantir uma boa refrigeração para o seu PC Gamer, é investir em um bom cooler para computador, seja ele um water cooler ou air cooler.

Muitas vezes — principalmente no verão — é comum o PC ficar mais lento e até travar com certa frequência. Isto acontece justamente porque os componentes estão se aquecendo demais. Logo, perdem o desempenho na hora de funcionar.

Dependendo da potência dos componentes do seu PC Gamer, você precisará de coolers dedicados especialmente a alguns componentes específicos, como a placa de vídeo, por exemplo.

A temperatura ideal para funcionamento dos componentes do PC Gamer

A temperatura ideal para o funcionamento de componentes como o processador do seu PC, por exemplo, fica na média de 65 °C a 75 °C. Acima disso, o computador pode começar a apresentar um desempenho inferior ao que você está acostumado.

Nesse casos, é importante tomar as providências, ok? Afinal, caso as medidas não forem tomadas para solucionar o problema, você pode acabar até queimando o processador do CPU.

Por isso, é fundamental estar sempre atento aos sinais de superaquecimento do PC e logo que possível se preparar para providenciar as soluções necessárias para resolver o problema.

Superaquecimento do PC: causas e soluções

Como já dissemos, existem diversas possíveis causas para o superaquecimento de computadores, e para cada uma delas, podemos encontrar uma solução diferente. Vamos listar aqui as principais causas de aquecimento de computadores e apontar algumas soluções para que você possa lidar melhor com a situação.

1. Evite deixar o gabinete aberto, ele pode ser a causa do problema!

Pensando pela lógica, deixar um gabinete aberto, teoricamente, deveria resfriar melhor os componentes do computador já que o ar circula com mais facilidade nessas condições.

Gabinete preto sem a tampa lateral aberta

O problema é que o gabinete aberto abre espaço para muitas partículas de sujeira que, pela facilidade de acesso ao interior da máquina, acabam se fixando nos coolers de admissão e exaustão e podem, até mesmo, chegar aos componentes de hadware.

Então, se você deixa o gabinete do seu PC gamer aberto, não se engane! Isso pode ser mais prejudicial do que de fato uma solução para o seu problema de aquecimento.

Antes de fechar a máquina novamente, faça uma limpeza leve nos componentes, usando um pincel fino de cerdas macias para tirar a poeira.

2. Obstrução das áreas de exaustão: impedindo do fluxo de ar

O gabinete fechado proporciona maior segurança aos componentes que lá estão, porém, obstruir as saídas e entradas de ar do compartimento podem ser um motivo para o seu computador estar superaquecendo.

Procure deixar o seu gabinete em algum lugar onde as entradas e saídas de ar fiquem desobstruídas — e sempre fechadas, ok?!.

É importante saber que grande parte do ar quente sai dos componentes pela parte de trás do gabinete. Ou seja: é fundamental deixar essa parte do PC livre, sem encostar em nenhum lugar, para permitir um melhor fluxo de ar.

3.Drivers e sistemas desatualizados

Para garantir a melhor performance dos seus componentes, certifique-se de que todos os seus drivers e seu sistema operacional estejam sempre atualizados.

As atualizações de drivers e partes do sistema podem ajudar a corrigir problemas de superaquecimento, monitorando e diminuindo o funcionamento e acionamento do processador e da GPU (os dois componentes mais suscetíveis ao calor).

4. Sujeira nos coolers e componentes: higienize de tempos em tempos

Os computadores geralmente vêm com apenas um cooler integrado no processador, os outros componentes de um PC Gamer geralmente vêm sem a opção de ventilação. É muito importante você considerar a possibilidade de instalar ventiladores adicionais para alguns componentes, como a placa de vídeo.

Mesmo com o gabinete fechado, é inevitável o acúmulo de sujeira nos coolers e de outras partes do PC. Para fazer a limpeza use um pincel fino com cerdas macias para não deixar resíduos na máquina. Evite assoprar e passe o pincel levemente sobre as ventoinhas, tirando o excesso de sujeira.

5. Nada resolveu? Invista em recursos adicionais!

Se você já deu uma lida no nosso post, seguiu as dicas e ainda assim o seu computador continua esquentando, talvez ele realmente seja muito potente para trabalhar apenas com air coolers.

[[ Imagem ]]

O ideal para PC Gamers de alto desempenho, são os water coolers. Esses equipamentos demandam um investimento um pouco mais alto, mas em se tratando de medidas preventivas o investimento nunca é demais. Afinal, melhor isso do que perder uma placa de vídeo ou uma CPU queimada por superaquecimento, não é?

Você ainda pode usar recursos adicionais, como, aplicar uma pasta térmica no processador para ajudar no resfriamento do computador.

Algumas peças já vem com a pasta de fábrica, mas é importante ressaltar que de tempos em tempos é bom dar uma renovada na pasta. Ela tem validade e pode perder suas propriedades de algum tempo.

Outro detalhe importante a ser analisado, é a escolha da marca da fonte de alimentação do seu computador. Se ela não estiver conforme a potência de seus componentes, pode ser que eles funcionem com uma capacidade defasada, não entregando o que prometem por conta da falta de energia.


Você pode perceber neste conteúdo que são muitos detalhes a se levar em consideração para manter o seu PC funcionando em máximo desempenho. Mas com um cuidado regular e preventivo, com certeza não terá grandes problemas com o superaquecimento.

Continue acompanhando nossos conteúdos para mais informações e dicas sobre o universo gamer. Aproveite e confira tudo o que você precisa para montar um novo PC gamer!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *