7 dicas de como escolher monitor gamer antes de comprar

menina sentada em um setup gamer com pc rainbow
HARDWAREROTINA GAMER

Se você gosta de jogar no PC com o máximo de performance, já deve saber que o monitor é um componente muito importante para deixar a imagem e a fluidez do jeito que você precisa. Ao escolher um monitor gamer, um dos principais pontos para se atentar é a resolução e a taxa de atualização, que é medida em Hz (Hertz).

Além desses pontos, existem muitos outros que são cruciais na hora de escolher uma tela ideal que atenda às suas necessidades. Pensando nisso, preparamos o conteúdo de hoje com 7 passos importantes que você precisa conhecer para escolher um monitor gamer de qualidade. Continue a leitura e confira o post completo!

Como escolher um monitor gamer?

Para começarmos, é preciso entender qual é a sua real necessidade ao adquirir uma nova tela. Se você só quer jogar, optar pelos melhores monitores gamers com alta taxa de atualização pode ser a melhor escolha.

Agora, se você utiliza o PC para jogar e trabalhar ao mesmo tempo, buscar por um modelo que possui configurações mais interessantes em cores é a melhor alternativa, principalmente para quem trabalha com design gráfico, arquitetura ou outras profissões correlacionadas. Confira as principais características de monitores antes de comprar:

1. Tamanho da tela

O tamanho da tela é algo que deve agradar ao seu gosto pessoal, porém indicamos que procure por uma opção que não seja tão grande e nem tão pequena. Os modelos maiores, dependendo da sua mesa, podem causar desconforto à sua visão, já que ficará muito próximo aos seus olhos. Já os muito pequenos podem deixar detalhes importantes em jogos passarem despercebidos.

Mas afinal, qual é o melhor tamanho de tela? Um bom tamanho de display exclusivamente para games pode variar entre 24 a 32 polegadas. Existem também os modelos curvados, que ajudam na imersão e proporcionam um conforto visual maior, mesmo após horas de gameplay.

infográfico com o tamanha de todas as telas de notebook

2. LCD vs LED

Ao procurar um monitor gamer, você encontrará duas principais opções de tecnologia da tela: LCD e LED. Em comparação, cada uma se sai melhor em diferentes pontos. Dessa forma, é importante se atentar ao que você espera desses hardwares periféricos.

A de LCD é a mais barata e tem destaque nas cores frias. A tecnologia desse dispositivo consiste em uma tela do chamado cristal líquido com uma lâmpada fluorescente clareando-a por trás. Essa luz branca, chamada tecnicamente de CCFL, ilumina células de cores primárias (azul, verde e vermelho, ou o RGB) e forma as imagens na tela.

Já os monitores em LED são mais caros e deixam as tonalidades mais vivas graças à sua tecnologia de iluminação mais refinada. Porém tenha em mente que o brilho pode ser excessivo e as cores podem pender para tons quentes. Quer saber mais? Acesse o conteúdo: Diferença entre monitor LCD X LED.

conjunto realista com quadros de tv em branco displays led pretos ou monitores

3. Tempo de resposta

Outro ponto importante de como escolher monitor gamer é em relação ao tempo de resposta. Medido em milissegundos (ms), calcula a velocidade em que cada pixel muda de cor, o que representa a velocidade em que o aparelho é capaz de apresentar as imagens.

O que isso muda em jogos? É simples, quanto menor o tempo de resposta de uma tela, melhor é a sua clareza, nitidez e a definição da imagem. Em jogos que possuem grande movimentação, como Starfield, Forza Horizon e Call of Duty, tal característica acaba fazendo toda diferença.

Um monitor gamer de qualidade deve possuir um tempo de resposta menor do que 2 milissegundos. Mais do que isso, a performance dele pode atrapalhar suas partidas.

design detalhado criativo de ilustracao de escritorio de inicializacao

4. Resolução da tela

A resolução é outra característica que você deve levar em consideração ao comprar um monitor gamer. Ela se define como a quantidade de pixels existentes no display. Quanto maior a quantidade desses pixels na tela, melhor vai ser a qualidade da imagem dos seus jogos.

É por esses motivos que não adianta ter a melhor placa de vídeo quando o periférico não é capaz de gerar imagens incríveis. Se você quer ter as melhores imagens, os modelos em Full HD e 4K são os mais indicados, mas também podem exigir mais do processador do seu PC.

Agora, se você tem um computador mais mediano, provavelmente a melhor opção são os modelos com 1440p, que podem gerar uma imagem muito bonita, mas sem exigir tanto da sua máquina.

monitor gamer com uma ótima resolução

5. Taxa de atualização

Diretamente ligada ao tempo de resposta, temos a taxa de atualização. Esse fator mede a frequência com a qual o dispositivo consegue atualizar as imagens, medido em Hz (Hertz). Quanto maior for esse número, mais fluidas serão as reproduções no monitor.

A taxa de atualização comum é de, em média, 60 Hz. O recomendado para um bom monitor gamer é 75 Hz, sendo possível encontrar no mercado opções que alcançam até 120 Hz. Isso porque, durante uma partida, é necessário mais velocidade para atualizar as imagens e garantir a maior precisão possível.

ilustracao do conceito abstrato de sincronizacao entre dispositivos

6. Sincronia adaptativa

É muito comum que os quadros das imagens quebrem quando as configurações do computador não estão 100%. Isso acontece quando eles são produzidos em uma maior quantidade com alta velocidade, e ao serem enviados para o monitor, esse dispositivo demora mais para responder, gerando lapsos de tempo.

Por conta disso, foram desenvolvidas as tecnologias FreeSync (AMD) e G-Sync (NVIDIA) visando resolver esses problemas. Assim, com dispositivos de sincronização de imagens, elas acabam ajudando a evitar as quebras na resposta dos hardwares, otimizando a comunicação entre a placa de vídeo e o monitor.

Leia também: Como melhorar o desempenho da placa de vídeo?

programadores trabalhando no projeto metodologia de desenvolvimento de sites suporte tecnico30

7. Capacidade de conectores

Outro diferencial de como escolher monitor gamer é optar por modelos que possuem mais capacidade e variedade de conectores. Esse fator não afeta diretamente a qualidade da imagem dos seus jogos, mas acaba sendo um diferencial para você conectar fones de ouvido e outros acessórios.

Você poderá encontrar modelos com entrada para áudio USB, sendo o 3.0 mais indicado devido a sua alta velocidade de leitura, HDMI, DisplayPort e a fonte de energia.


Esperamos que as 7 dicas de como escolher monitor gamer tenham sido úteis para você escolher o melhor modelo. Na Gamerinfo, você encontra diversos conteúdos que podem ser do seu interesse.

Continue navegando no blog e conheça os jogos mais pesados de PC dessa geração. Assim, você poderá estrear o seu monitor novo com jogos de uma qualidade gráfica superior. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *