Dicas práticas de como escolher um monitor gamer perfeito!

como escolher monitor gamer
HARDWAREROTINA GAMER

Um computador gamer de qualidade precisa de mais do que uma excelente CPU e dispositivos internos ao gabinete. Os hardwares periféricos, como o monitor adequado, também são essenciais para elevar suas partidas ao próximo nível. Por mais que seja comum ver as pessoas se preocupando apenas com o tamanho da tela na hora da compra, esse fator não é a única coisa que importa.

Aspectos como resolução, tempo de resposta e frequência são muito mais relevantes na hora da escolha. Pensando nisso, listamos algumas configurações que devem ser levadas em consideração para você saber como escolher um monitor gamer de respeito! Continue a leitura e confira. 

Banner para oferta de valor

Como escolher o melhor monitor gamer?

Com diversas opções no mercado, é difícil escolher o melhor monitor gamer. Existem aparelhos com funcionalidades diferentes que podem acabar confundindo até mesmo os mais experientes pro-players. 

O fato é que escolher um bom produto, impacta, sim, na experiência de jogo. Por isso, existem algumas dicas que podem facilitar na hora de decidir comprar um monitor gamer. Confira as principais delas.

LED vs LCD

Ao procurar um monitor gamer, você encontrará duas principais opções de tecnologia da tela: LCD e LED. Em comparação, cada uma se sai melhor em diferentes pontos. Dessa forma, é importante se atentar ao que você espera desses hardwares periféricos.

A de LCD é a mais barata e tem destaque nas cores frias. A tecnologia desse dispositivo consiste em uma tela do chamado cristal líquido com uma lâmpada fluorescente clareando-a por trás. Essa luz branca, chamada tecnicamente de CCFL, ilumina células de cores primárias (azul, verde e vermelho, ou o RGB) e forma as imagens na tela.

As propriedades das telas de LCD garantem um bom nível de brilho, mas também deixam o monitor mais escuro quando visto de certos ângulos. Além disso, a cor branca fica mais “pura”. Por essas características, esse tipo de hardware periférico é mais indicado para quem curte jogos bem coloridos e claros, como o Overwatch.

Já os monitores em LED são mais caros e deixam as tonalidades mais vivas, graças à sua tecnologia de iluminação mais refinada. Porém, tenha em mente que o brilho pode ser excessivo e as cores penderem para tons quentes – por exemplo, o branco pode ficar levemente amarelado. Esses tipos de hardwares são recomendados para aqueles que preferem jogos escuros e sombrios, como a franquia Dark Souls.

Tempo de resposta

Outra característica importante na hora de escolher o dispositivo correto é o tempo de resposta do monitor, ou seja, os quadros por segundo. Esse fator mede o tempo que o dispositivo demora para reproduzir uma imagem, então quanto menor ele for, melhor para jogar. 

Menino na frente do computador comemorando fazendo punho no ar.
Durante o jogo, é importante ter a máxima eficiência dos hardwares, inclusive do monitor.

O tempo de resposta é calculado a partir de quanto é preciso para que um pixel totalmente preto consiga atingir um branco puro, em milissegundos. Um monitor gamer de qualidade deve possuir um tempo de resposta menor do que 2 milissegundos. Mais do que isso, a performance dele pode atrapalhar suas partidas. 

Taxa de atualização

Diretamente ligada ao tempo de resposta, temos a taxa de atualização. Esse fator mede a frequência com a qual o dispositivo consegue atualizar as imagens, que é medido em Hz (hertz). Quanto maior for esse número, mais fluidas serão as reproduções no monitor.

A taxa de atualização comum é de, em média, 60 Hz. O recomendado para um bom monitor gamer é 75 Hz, sendo possível encontrar no mercado monitores que alcançam até 120 Hz. Isso porque, durante uma partida, é necessário mais velocidade para atualizar as imagens e garantir a maior precisão possível.

Resolução e tamanho

A cada ano que passa, a tecnologia dos games evolui e traz mais inovações incríveis. Se há sete anos não imaginávamos a possibilidade de jogar em alta definição 4K, hoje isso é uma realidade. 

É por esse motivo que a resolução do monitor é tão importante – não adianta uma placa de vídeo poderosa quando o periférico não é capaz de gerar imagens incríveis. Atualmente, é possível encontrar um monitor gamer acessível com resolução full HD (1920×1080 @ 75 Hz) que se encaixe perfeitamente com diferentes estilos de jogo.

Homem de jaqueta vermelha e preta jogando no computador
O tamanho do monitor é importante quando pensamos na resolução máxima da tela.

Um bom tamanho para essa resolução é de 27 polegadas. Atenção: não seja seduzido por tamanhos gigantescos de tela! Normalmente, jogamos a uma curta distância do monitor, então tamanhos médios são os mais recomendados.

Uma boa dica para saber como medir o tamanho do monitor é posicionar a régua na diagonal da tela. É com esse padrão que as empresas trabalham. Caso você já tenha esse número em polegadas, não precisa fazer mais nada. No entanto, se o objeto que você utilizou para mensurar estiver em centímetros, basta dividir o valor obtido por 2,54. 

Conectores

Monitores possuem, normalmente, três entradas diferentes. Elas são VGA, HDMI e DisplayPort. Confira alguns detalhes sobre elas:

  • VGA: o tipo de conector mais antigo, normalmente encontrado em equipamentos que foram desenvolvidos nos anos 2000. Não é recomendado para quem quer jogar em alta qualidade.
  • HDMI: a entrada mais comum em dispositivos modernos, o HDMI transfere vídeo e áudio em boa qualidade. Porém, essa entrada ainda não consegue transferir altas resoluções com ótimas taxas de atualização.
  • DisplayPort: é a melhor opção para quem deseja jogar com qualidade.

Resolução compatível com placa de vídeo

Outro fator importante na hora de decidir qual monitor comprar é a compatibilidade com a placa de vídeo. É imprescindível que você confira as configurações da sua máquina antes de bater o martelo e escolher uma tela para jogar. 

Só será possível ter uma resolução 4K se a placa de vídeo suportar essa característica do monitor, por exemplo. A imagem da tela pode não conseguir atingir seu máximo potencial caso os demais hardwares presentes na máquina não ajudem.

Sincronia adaptativa

É muito comum, quando as configurações do computador não estão 100%, que os quadros das imagens quebrem. Isso acontece quando eles são produzidos em uma maior quantidade com alta velocidade e ao serem enviados para o monitor, esse dispositivo demora mais para responder gerando lapsos de tempo.

Por conta disso foram desenvolvidas as tecnologias FreeSync (AMD) e G-Sync (NVIDIA) visando resolver esses problemas. Assim, com dispositivos de sincronização de imagens, elas acabam ajudando a evitar as quebras na resposta dos hardwares, otimizando a comunicação entre a placa de vídeo e o monitor.

Silhueta de homem com fone na frente de computador.
Nos monitores gamers, quanto menor a taxa de resposta, melhor.

Agora que você já sabe quais as principais características de um monitor gamer, está na hora de conhecer os melhores produtos da Shopinfo. Lembre-se de se atentar a essas dicas e investir em um modelo digno de pro-player.

Melhores opções da Shopinfo

A Shopinfo oferece uma variedade muito grande de monitores gamers. Confira a seleção que preparamos com os melhores produtos para diferentes estilos de jogo. 

Monitor 19,5 polegadas + PC Gamer Neologic NLI82362 

Ideal para jogar GTA, CS: GO e Fortnite, esse monitor e computador têm ótimo custo-benefício. A máquina tem processador i5-9400, com placa de vídeo GeForce GTX 1050Ti de 4 GB, memória de 8 GB e SSD 120 GB. A placa-mãe é uma H310M. 

O monitor é de LED com 19,5 polegadas – medidas na diagonal – com cabo e configurações que se encaixam perfeitamente nesse computador.

Monitor 19,5 polegadas + PC Gamer Neologic NLI82362
Botão de compra pelo e-commerce

Monitor 21,5 polegadas + PC Gamer Neologic NLI82365

Este combo possui configurações mais avançadas e uma tela maior, para quem faz questão do tamanho. Além disso, o processador da máquina é o i5-9400F, a placa de vídeo é a GeForce GTX 1050Ti de 4 GB.  A memória é de 16 GB e o SSD de 240 GB. A placa-mãe é H310M. 

O monitor é de 21,5 polegadas em LED, perfeito para aqueles que preferem jogos mais escuros. 

Monitor 21,5 polegadas + PC Gamer Neologic NLI82365
Botão de compra pelo e-commerce

2 monitores 24 polegadas + PC Gamer Neologic Streamer NLI82435

Este computador é para os gamers que também querem se tornar streamers. Com dois monitores de 24 polegadas, a máquina é superpotente e perfeita para verdadeiros pro-players. 

Composto por procesador i5-9400F, placa de vídeo GeForce RTX 2060 de 6 GB, memória de 16 GB, SSD de 24 0GB, HD de 1 TB e placa-mãe H310M, esse computador vai te dar máximo desempenho com potência e visuais incríveis.

Quanto aos dois monitores, ambos são de 24 polegadas e com tecnologia de LED para oferecer uma performance como a de um verdadeiro pro-player.

2 monitores 24 polegadas + PC Gamer Neologic Streamer NLI82435
Botão de compra pelo e-commerce

Para quem precisa de um monitor novo e quer investir em um hardware de qualidade, a Shopinfo é o lugar ideal! Com nota 8,3 no Reclame Aqui, nós garantimos a entrega do produto e estamos sempre à disposição para responder quaisquer dúvidas. 

Então, já sabe, aqui é o lugar para você comprar! Quer conferir mais opções? Clique no banner abaixo e veja todos os melhores monitores a um excelente custo-benefício.

Banner para acessar o site Shopinfo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *