Como instalar memoria RAM no PC: passo a passo simples

Memória Neologic
HARDWARE

Saber como instalar memória RAM no PC pode te poupar um dinheiro com mão-de-obra, além de dar aquele gostinho de fazer a manutenção na própria máquina. Apesar disso, você precisa ter atenção para não estragar a alavanca do slot da placa-mãe ou causar outro problema.

Para te ajudar, preparamos este tutorial completo e passo a passo. Nossas dicas são tão simples que até quem joga com a rambão no CS que qualquer um pode executá-las. Então, já escolha qual será a sua memória RAM, arregace as mangas, pegue as ferramentas e se prepare.

Chega de enrolação, vamos começar o tutorial? Nossa sugestão é que você leia tudo primeiro para entender todos os processos e, na hora de fazer o trabalho, volte acompanhando cada passo. Bora?

1. Escolha a memória RAM

O primeiro passo é escolher qual será a memória que será instalada no seu PC. Além de ver a capacidade do pente, você precisa entender sobre os modelos e tipos de memória RAM que existem. Para isso, analise com calma os prós e contras de cada um antes de meter o louco e comprar o seu. OK?

Por exemplo, quem usa desktop pode recorrer a modelos com iluminação RGB — que a gente sabe que dá uns FPS a mais —, refrigeração e mais atributos. Porém, as pessoas que usam notebook podem ter a quantidade de opções um pouco mais limitadas. Tudo dependerá do seu setup e do espaço físico disponível na sua máquina.

1. Escolha a memória RAM

2. Reúna as ferramentas necessárias

Depois de ter o componente em mãos, é preciso juntar todas as ferramentas necessárias para fazer o serviço. Você não vai precisar de nada muito específico ou caro. Em geral, você vai precisar de uma chave philips, aquela do parafuso em X, sabe? Alguns PCs podem necessitar da chave torx, a famosa chave estrela.

Caso precise comprar essas ferramentas, saiba que não é preciso desembolsar um valor muito alto. Além disso, se você tiver uma parafusadeira — ou mini retífica — em casa, o trabalho vai ser muito mais rápido.

Trocar a memória RAM do computador é uma tarefa simples. Por falar nisso, em outro post, nós ensinamos como limpar o teclado. Que tal aproveitar o momento e continuar os trabalhos de manutenção?

2. Reúna as ferramentas necessárias

3. Desligue e desconecte o computador

Antes de desmontar seu PC, lembre-se de desligá-lo e desconectar todos os cabos de energia. Por mais óbvio que isso pareça, é muito comum esquecer e começar a abrir a máquina. Contudo, além do risco de choques elétricos, você pode machucar o dedo em um cooler ou causar um curto-circuito.

Então, tenha a certeza de que a sua máquina esteja desligada e devidamente desconectada da tomada. Dê uma atenção especial aos notebooks, porque é muito comum só fechar a tampa. Dar o double check é de graça e ainda pode te poupar algumas dores de cabeça.

4. Abra sua máquina

Agora chegou a hora de bancar o cirurgião e abrir o seu PC. Caso você use desktop, provavelmente precisará tirar dois parafusos da parte de trás do gabinete e acessar todos os componentes pela tampa lateral. Contudo, se usar notebook, pode ser necessário tirar toda a tampa inferior ou apenas a parte correspondente à memória RAM.

Caso você nunca tenha feito isso, nossa dica é dar uma olhada em todas as peças que ficam lá dentro. Afinal, assim você conhece melhor o que tem no seu PC e ainda consegue identificar se sua máquina tem compatibilidade com NVMe ou outras tecnologias, para upgrades no futuro.

Se você está inseguro com o processo, tire uma foto de como o computador está para conferir na hora de remontar. Assim, confere se tudo continua em seu devido lugar.

5. Tome as precauções com a energia estática

Esse é um cuidado que pouca gente tem e que pode te poupar de choques e curto-circuitos. Mesmo com a máquina desligada, você e ela podem estar carregados eletricamente. Então, tenha a certeza de descarregar as energias antes de encostar em algum componente eletrônico.

Para isso, você tem duas opções. A primeira é usar uma pulseira antiestática específica, que pode ser cara e difícil de encontrar. A segunda é tocar em alguma parte de metal da “armação” do seu gabinete. Isso equilibra as cargas elétricas e evita descargas indesejadas.

5. Tome as precauções com a energia estática

6. Retire as memórias existentes, se necessário

Se o seu PC tem espaço disponível para instalar mais memória RAM, avance uma casa e pule para o próximo tópico.

Em alguns casos, não terá como colocar mais memória RAM sem tirar algum pente que já está lá. Escolha quais serão retiradas e abra as alavancas dos slots e puxe os pentes com cuidado para não danificar nada.

Sabia que por aqui nós sempre damos dicas de manutenção e componentes para gamers como você? Veja todos os nossos posts sobre hardware e se informe!

7. Instale os novos pentes

A instalação dos pentes de memória RAM não é difícil, basta ligar na conexão PCI-Express desejada e ser feliz. A alavanca fechará sozinha. Esse componente tem um lado certo para ser plugado, tipo cabo USB, sabe? Então, caso não esteja entrando direito, pare e veja está tudo certo. Não force demais.

7. Instale os novos pentes

8. Feche a máquina e ligue-a

Pronto! Se tudo deu certo até aqui, é hora de fazer o caminho inverso e fechar a máquina. Para isso, tome um cuidado especial para que os fios fiquem todos bem arrumados dentro do gabinete. Isso evita curto-circuito e deixa tudo bem organizado.

Lembra daquela foto que nós falamos para você tirar? Então, essa é a hora de olhá-la e conferir se tá tudo certinho e igual à versão original. Esse hábito pode ser muito importante para quem ainda não tem o hábito de montar o PC em casa.

9. Confira se deu tudo certo

Se você fez tudo certo, já vai perceber a diferença na hora de ligar o computador de novo. Sua máquina estará voando, confia em mim! Dependendo do tanto de memória que foi instalado, vai ser como trocar de um Fusca para uma Ferrari — e essa é uma das top 10 sensações na vida de quem gosta de fazer upgrade no PC.

Entretanto, sempre é bom conferir se tá tudo certo — e se você não foi passado para trás —, não é mesmo? Por esse motivo, lembre-se de olhar as configurações do computador e veja se a quantidade de memória RAM disponível corresponde ao esperado. No Windows, o atalho para isso é: Windows + Pause.

E aí, o que achou do nosso tutorial? Se você tem alguma dica extra, conte aqui nos comentários e ajude mais pessoas que querem fazer esse serviço em casa. Ah, lembre que o valor da memória RAM mostrado nas suas configurações não será 100% igual ao que foi instalado, o sistema operacional mostra apenas a memória utilizável.

Agora você já sabe como abrir e trocar peças do seu computador! Por esse motivo, é possível começar a pensar nos próximos upgrades para a sua máquina. Veja nossa lista de melhores placas de vídeo custo-benefício e escolha qual será a sua!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *