Como escolher um headset para jogos?

HARDWAREROTINA GAMER

Uma grande parte da experiência de jogar é causada pela imersão. Essa característica, que tem o propósito de fazer o jogador “esquecer” o mundo em volta e focar apenas no game, é construída de diversas maneiras: uma história cativante, gráficos potentes e, é claro, a trilha sonora.

Por isso, possuir o melhor headset para jogos faz a diferença na hora de ter a melhor experiência possível. A importância dos sons de um jogo nas gameplays não é novidade para ninguém, mas vamos ressaltar para quem ainda não se convenceu disso.

Além disso, separamos algumas dicas para você escolher o melhor headset. Continue a leitura para conferir!

Como escolher um headset para jogos?

Você deve considerar a tecnologia de áudio, sua necessidade e demais características técnicas. Tenha em mente que seu headset precisa estar de acordo com o seu tipo de uso. Não precisa gastar uma fortuna se você não extrair tudo que o fone oferece.

Veja três passos para escolher seu headset gamer e fazer o upgrade no seu PC agora:

1. Verifique a tecnologia de áudio

A primeira coisa a analisar é a qualidade de áudio que o headset promete entregar. Normalmente, você encontrará três opções diferentes: estéreo, som surround 5.1 e surround 7.1.

O som estéreo é mais que o basicão e tem dois canais de áudio. Por isso, é chamado de 2.0. Com ele, é possível perceber de onde vem um determinado barulho no jogo — se é da direita ou da esquerda. Ele é a melhor opção custo-benefício.

De modo geral, o sistema surround tem mais canais de áudio — cinco ou sete — e um falante dedicado aos graves. Por isso o “ponto um” no fim.

 

2. Defina a sua necessidade

Se você mora em um local barulhento, irá se beneficiar com um fone de ouvido com cancelamento de ruídos. Assim, você conseguirá se concentrar no jogo, potencializando a imersão e até facilitando a comunicação com outros jogadores em suas partidas.

A principal desvantagem desse tipo de headset para jogos está na perda de qualidade do som. Fones com som fechado podem causar distorções no áudio e, consequentemente, entregam uma qualidade um pouco mais baixa.

Caso você não se importe com o barulho em sua volta, vale a pena investir em um fone com som aberto. Por permitir a entrada de ar, o som fica mais fiel, o que resulta em uma qualidade mais alta do áudio.

Veja também: os melhores jogos para PC do ano!

3. Analise outros pontos importantes

Além dessas características principais, é necessário analisar outros pontos importantes na hora da escolha do headset para jogos ideal para você. Confira:

Conforto

Se você é do tipo de gamer que fica jogando por horas a fio, é de extrema importância checar o conforto na hora de escolher um headset gamer. Dê preferência para opções com tiara ajustável e de qualidade, com almofadas que garantam maior conforto.

Com fio ou sem?

A escolha entre headset gamer com fio ou sem fio é bem pessoal. Por mais que a opção wireless ofereça mais mobilidade e reduza a quantidade de fios no PC, é preciso ficar de olho na qualidade da bateria, com uma boa autonomia para jogar suas sessões. Os fones com fio costumam ser mais “confiáveis”, porém nem todos gostam de ficar presos a um fio na hora do jogo.

Microfone

Se você curte jogar conversando com outros jogadores, escolha um headset gamer com um microfone de qualidade. É importante que ele tenha uma boa sensibilidade e cancelamento de ruídos, evitando que seus parceiros sejam atrapalhados pelo barulho do seu ambiente.

Por que o áudio dos jogos é tão importante?

Os sons são muito importantes para dar pistas aos jogadores. Por exemplo, o jogo Super Mario Bros é muito mais intuitivo e o sucesso é mais garantido quando jogamos o game com som, pois sinais são dados a todo o momento. O mesmo vale para games FPS.

Os sons funcionam como estímulo e captura de atenção dos jogadores. Quando a trilha sonora passa de um ritmo calmo para um agitado, a adrenalina já começa a disparar, o corpo fica mais atento e, automaticamente, sabemos que algo vai acontecer e é necessário se preparar.

Jogar um game sem som é como iniciar uma partida com os olhos semiabertos: é possível seguir, mas fica muito mais difícil ter a experiência completa.

Prós e contras de cada tipo de equipamento

Você pode estar se perguntando: por que comprar um headset em vez de um fone de ouvido comum ou até mesmo um headphone? Bom, para responder essa pergunta, separamos os prós e contras desses dois dispositivos. Se liga!

 

Headphones black wireless realistic set with isolated images of wearable phones of various shape and size vector illustration

Fone de ouvido comum

Sem dúvida a maior vantagem de investir em um fone de ouvido é o preço do dispositivo. Se comparado ao headset, você encontra uma diferença considerável, que é explicada pela qualidade de som de ambos.

O fone não possui isolamento acústico externo e, se o volume estiver alto, é provável que quem estiver próximo a você consiga ouvir o que está saindo das suas orelhas.

Por outro lado, esse aparelho é compacto e fácil de levar para qualquer lugar, sendo muito versátil e podendo ser usado em qualquer ambiente.

Headphone

O headphone possui as mesmas características do headset com exceção de uma: o microfone, e essa talvez seja uma das principais razões de que esse dispositivo não funcione para gamers.

Em muitas partidas, é necessário interação dos jogadores, principalmente se o jogo for online e, sem a possibilidade de captar sons, com esse aparelho você sentiria dificuldade.

Para aqueles que apenas querem escutar o som do jogo (em geral, para games offline), o headphone pode ser uma ótima opção custo-benefício.

Headset

Se a maior vantagem do fone de ouvido comum é o preço, no headset ele se torna desvantagem. Por ter uma série de tecnologias para permitir a melhor experiência para o usuário, o headset é caro em comparação com os outros dispositivos.

Com a possibilidade de comunicação, este aparelho é uma ótima opção para os streamers e youtubers, além dos jogadores de games online, por ser bastante confortável.

Existem modelos que permitem ser acoplados no smartphone ou tablet, outros com cabo USB – para computadores e notebooks — e, até mesmo, headsets com conexão por Bluetooth.

Os melhores headsets na Shopinfo

O melhor headset gamer custo-benefício está na Shopinfo. Com várias opções, preços e características, você pode escolher como quer investir para ter uma ótima experiência na gameplay. Confira a seleção dos dispositivos mais vendidos da nossa loja!

Evolut Têmis EG-301R

Quem gosta de jogos online precisa do Têmis EG-301R, da Evolut. Ele tem um driver de 40 mm e som estéreo. Além disso, o microfone é omnidirecional — pega som de todos os lados — e deixa sua comunicação nas partidas muito mais prática.

Ele conta com espumas na orelha e no topo da cabeça, o que garante mais conforto na hora de curtir a jogatina. Tudo isso com um visual do jeito que a gente gosta.

Trust GXT 307

Se você quer um headset honesto, para saber se vai se acostumar com esse acessórios, o Trust GXT 307 é a melhor escolha. Com almofadas confortáveis e uma boa qualidade de construção, o modelo conta com drivers de 40 mm.

Ah, e ele tem um controle de volume dedicado. Assim, você não precisa se desconcentrar da sua partida para mexer na altura do som.

Kross Khareus

O Kross Kareus é aquele headset no precinho, pra quem não quer gastar muito e, ainda assim, ter uma boa qualidade de áudio e de construção. O cabo é trançado, o que dá mais resistência ao fio.

Além disso, o microfone tem uma boa sensibilidade, que te permite ser ouvido tranquilamente durante suas partidas. Com o Khareus você vai conseguir escutar os detalhes dos áudios, sem precisar desembolsar uma fortuna.

E aí, já entendeu tudo sobre o headset gamer? Então, basta seguir as nossas dicas e escolher o seu. Depois disso, é só curtir a experiência imersiva dentro dos jogos!

Já que estamos falando de escolhas, que tal continuar entendendo sobre esse assunto? Veja nosso post e saiba o que considerar na hora de comprar memória RAM!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *