Configurar um PC Gamer é um trabalho que exige paciência, pesquisa e dedicação, ainda mais se o seu objetivo é ter uma máquina que rode até os jogos mais pesados.
Para isso, você vai precisar de: processador de última geração, memória RAM, armazenamento, placa de vídeo eficiente e um sistema de resfriamento qualificado, além de periféricos bons para aumentarem sua experiência enquanto joga.
Mas antes de ir a fundo na sua busca, é importante planejar seu orçamento com antecedência, já que o desempenho do seu computador depende de componentes de alto valor para entregar a melhor performance durante as jogatinas.
Pensando nisso, nós, da Gamer Info, separamos um guia completo, tirando suas principais dúvidas para configurar um PC gamer de última geração. Bora lá?
Quais as configurações ideais de um PC gamer?
A configuração ideal de um PC gamer é aquela que entrega alta resolução de gráficos, carregamento rápido, fluidez, FPS alto, latência e desempenho durante seu uso. Por isso, é importante verificar esses pontos no próprio computador antes de comprar ou baixar qualquer jogo.
Descobrir se a sua máquina é compatível com algum game é fácil! Acesse e veja como saber se o seu PC roda algum jogo.
Além disso, é fundamental que seu gabinete comporte peças que realizem esse papel de forma organizada, investindo nos seguintes componentes:
Placa-mãe de melhor desempenho
Antes de qualquer coisa, a compra de uma boa placa-mãe é fundamental, já que sem essa peça não é possível conectar os outros itens para melhorar sua condição durante as gameplays. Ela funciona como um sistema nervoso que se comunica com os setores do seu computador, coordenando toda a atividade.
Os melhores modelos disponíveis de placas para jogos são as Extended ATX (EATX), pois são maiores e possuem configuração avançada, própria para jogos de alto padrão.
Processador rápido para jogabilidade
Os processadores são responsáveis por executar todas as funções do PC de forma rápida durante o seu uso. Por isso, é preciso ter atenção na hora de escolher essa peça, já que sua qualidade interfere diretamente no tempo de resposta dos jogos.
Existem diversos modelos de processador que fazem um excelente trabalho para os PCs gamers, mas os mais recomendados são os de gerações atuais, como Core i7, AMD Ryzen 7 e Ryzen 9.
É graças aos processadores que é possível desempenhar uma performance de qualidade dentro de vários jogos, como League of Legends, GTA e Valorant, reduzindo até mesmo os bugs e os atrasos de resposta. Quer saber mais sobre como diminuir o lag do LoL? Bora acessar nosso conteúdo sobre.
Memória RAM de armazenamento rápido
A memória RAM dá fluidez durante o uso da máquina, com um armazenamento que gasta pouca energia. Os jogos mais exigentes pedem configurações de DDR4 ou DRR5 de pelo menos 8 GB ou 16 GB. Você também pode aderir ao duo channel, ou seja, duas memórias RAM de 16 GB funcionando como uma de 32 GB.
Placa de vídeo de alta resolução
Esse é um dos itens mais procurados quando o assunto é montar um PC gamer, já que a placa de vídeo é responsável por processar a imagem na tela, garantindo a fluidez do jogo.
É necessário que, nessa etapa, você invista em modelos de última geração para a melhor performance. A mais potente do mercado atualmente é no modelo RTX 4090, mas existem as com configurações mais simples de RTX 2060.
Sistema de resfriamento para controlar a temperatura
É comum que ocorra um aumento de temperatura durante o uso do PC, por isso, o ideal é investir em um sistema de resfriamento para controlar a temperatura, evitando prejudicar a parte interna do computador. Opte pelos coolers para prevenir o superaquecimento. Outra opção são os water coolers, que refrigeram o PC com um líquido anexado a um sistema de radiador.
Gabinete com espaço interno grande
Ao contrário do que muitos pensam, o gabinete não é só um componente estético do PC, ele também desempenha uma função importante no sistema da máquina. Já que armazena todas as peças de forma organizada, auxiliando na refrigeração e na performance.
Atualmente, existem diversos tipos de gabinetes no mercado, mas os mais recomendados para gamers são os de modelo premium de 50 × 23 × 48 cm de dimensão ou tamanhos de 37 × 21 × 48 cm.
Monitor de alta definição
O monitor é uma peça-chave na configuração de qualquer PC gamer, pois possibilita uma imersão maior, além de auxiliar na entrega de gráficos de qualidade e imagens de alta resolução. Os modelos mais recomendados são os a partir de 32 polegadas, com tecnologia HDR10, iluminação adaptável e altura adequada para sua ergonomia.
Ainda, podem surgir algumas dúvidas na hora de comprar essa peça. Para ficar tranquilo, confira nossas dicas de como escolher um bom monitor gamer.
Periféricos gamers de melhor performance
Por fim, mas não menos importante, os periféricos desempenham um grande papel durante as partidas, já que também auxiliam na imersão dos games. Por isso, opte por teclados, mouses e headsets resistentes e com sensibilidade adequada. Pesquise os modelos que irão atender melhor às suas necessidades, pensando na jogabilidade e no conforto.
Quanto custa um PC gamer que roda tudo?
Atualmente, no mercado, existem diversas peças que podem ser encontradas por um preço mais acessível. Porém, em média, um PC gamer com configurações avançadas e que roda todos os jogos têm como base de 6 a 8 mil reais — podendo variar de acordo com o desejo do seu comprador, chegando até a preços mais altos.
O segredo é ter paciência e separar um tempo para fazer suas pesquisas. Para entender melhor sobre isso, separamos um conteúdo especial, veja quanto custa um PC gamer, do modelo mais simples ao profissional.
Como podemos perceber, as configurações de um computador avançado possuem diversas variáveis, mas para garantir uma performance eficaz, invista em peças de última geração, com maior velocidade para uma entrega impecável durante aquelas partidas do final de semana.
Se você gostou de saber mais sobre esse assunto, talvez tenha interesse em seguir essa carreira. Para isso, que tal preparar o seu computador para fazer lives? Bora conferir 5 opções de PC para streamar profissionalmente. Até lá