RGB sincronizado com jogos? Sem software adicional no Windows 11? Sim! A Microsoft chegou com tudo no Windows 11, trazendo uma novidade para a galera que curte customizar seus setups!
O sistema agora permite que você personalize os leds do seu setup gamer para acompanharem a jogabilidade da sua máquina com máximo desempenho. Com a Dynamic Lighting, ou “Iluminação dinâmica”, uma personalização do sistema operacional, você pode controlar o RGB dos seus componentes e periféricos direto pelo sistema, sem precisar de apps extras.
É só ajustar os padrões de luz, brilho e efeitos dos seus mouses, teclados, gabinetes e mais, tudo na maior facilidade. Chega de complicação, saiba como montar seu PC gamer cheio de componentes e periféricos bem coloridos!
Passo a passo: controlando e sincronizando o RGB
Antes dessa personalização trazida pela Microsoft, como muitos PCs são montados com peças de diferentes marcas, existia a necessidade do download de vários softwares para controlar o RGB de cada um dos componentes e periféricos separadamente.
Assim, ficava bem complicado saber como manter a imersão nos jogos e fazer uma live na twitch ao mesmo tempo, por exemplo, sem a sincronização das luzes.
Mas felizmente a opção de Iluminação Dinâmica (Dynamic Lighting) foi integrada ao Windows 11 em 2023, com a atualização “Moment 4” (patch KB5030310), lançada em setembro.
O Windows 11 agora possui uma funcionalidade nativa para controlar a iluminação RGB de dispositivos compatíveis, isso elimina a necessidade de todos os aplicativos de terceiros e permite que todas as luzes estejam sincronizadas, deixando as sessões de game e lives muito mais imersivas.
Aqui está o passo a passo para controlar o RGB no Windows 11:
1. Abrir configurações:
Clique no botão Iniciar e depois no ícone de Configurações (ícone de engrenagem) ou pressione Win + i no teclado para abrir as Configurações do Windows 11.
2. Acessar personalização:
Dentro das Configurações, clique em “Personalização”.
3. Selecione a opção Iluminação Dinâmica:
Na sessão “Personalização” selecione a opção “Iluminação Dinâmica”
4. Configurar RGB:
Nesta sessão, você encontrará todos os comandos para configurar de acordo com a sua preferência, como cores principais, níveis de brilho, sincronização e mais!
5. Ajustar configurações de iluminação:
Dentro dessas configurações, logo no início, existe um botão que permite que você deixe em primeiro o software do dispositivo ou componente, ou opte por deixar em primeiro as configurações do Dynamic Lighting, de acordo com sua preferência.
6. Salvar configurações:
Após ajustar as configurações de iluminação conforme desejado, clique em “Salvar” para que as mudanças entrem em vigor.
7. Usar software do fabricante (se necessário):
Alguns periféricos e componentes podem exigir que você instale o software do fabricante para ter acesso completo às opções de iluminação RGB. Verifique o site do fabricante para obter o software mais recente e completo, já que os dispositivos compatíveis com o Dynamic Lighting são limitados.
Componentes e periféricos compatíveis com o Dynamic Lighting
Devido às limitações da personalização Dynamic Lighting do Windows 11, trouxemos uma lista de dispositivos compatíveis para te ajudar a entender se você precisa manter a função ativa, ou desativá-la e usar o software original da marca do seu componente ou periférico para controlar o RGB na hora de montar a sua workstation:
Notebooks
- MSI CreatorPro Z16
- MSI CreatorPro Z17
Teclados
- Razer Huntsman Mini
- Razer Huntsman V2 Analog
- Razer Huntsman V2 Tenkeyless
- Razer Huntsman V2
- Razer Huntsman Mini Analog
- ASUS ROG Scope II Wireless 96 (em breve)
- HyperX Alloy Origins Core (em breve)
- HyperX Alloy Origins 60
- Todos os dispositivos Logitech G Lightsync RGB (em breve)
- Razer Turret Keyboard Xbox One Edition
- Razer Ornata V2
- Razer Ornata V3
- Razer Ornata V3 TKL
- Razer Huntsman Tournament Edition
- Razer BlackWidow V3 Pro
- Razer BlackWidow V3 Mini
- Razer DeathStalker V2 Pro
- Razer DeathStalker V2 Pro TKL
- Razer DeathStalker V2
- Razer BlackWidow V3
- Razer BlackWidow V4 Pro
- Razer BlackWidow V3 Tenkeyless
Mouse
- Todos os dispositivos Logitech G Lightsync RGB (em breve)
- Microsoft Pro IntelliMouse
- Razer Turret Mouse Xbox One
- Razer DeathAdder V2
- Razer DeathAdder V2 Pro
- Razer Naga Left-Handed
- Razer Naga Pro
A Iluminação Dinâmica consome muitos recursos do sistema?
Não, a Iluminação Dinâmica é uma funcionalidade leve e otimizada que não afeta significativamente o desempenho do sistema. Mas caso perceba alguma mudança indesejada, você pode tentar desativar a função temporariamente e ver como a máquina se comporta.
Quais são os recursos e efeitos disponíveis no Dynamic Lighting?
A Iluminação Dinâmica permite ajustar a cor, brilho e efeitos de iluminação, como pulsar, gradiente e arco-íris. Você também pode sincronizar a iluminação entre vários dispositivos compatíveis, tornando a sua gaming sesh ainda mais imersiva.
Posso usar aplicativos de terceiros junto com a Iluminação Dinâmica?
Sim, mas pode haver problemas de compatibilidade. Se você tiver um aplicativo RGB de terceiros instalado, pode ser necessário desativar a Iluminação Dinâmica para que o aplicativo funcione corretamente. Porém, acreditamos que, futuramente, a maioria dos apps vão se atualizar para versões que se adaptem melhor a esse recurso do sistema.
É necessário instalar softwares adicionais para controlar RGB no Windows 11?
Nem sempre, mas em muitos casos, sim. Embora o Windows 11 ofereça opções básicas para controle de iluminação RGB através das Configurações do Sistema, o software específico fornecido pelos fabricantes (como Razer Synapse, Corsair iCUE, Logitech G Hub, entre outros) oferece funcionalidades avançadas ainda não presentes no Dynamic Lighting.
É importante frisar que cada software possui características próprias conforme o fabricante do componente ou periférico, então as funcionalidades variam de marca para marca.
Agora que você já sabe personalizar seu setup para tornar suas sessões de game insanas, confira nosso post sobre as 10 melhores opções de PC gamer e o custo benefício de cada!