Os principais componentes de um PC Gamer

geforce rtx instalada
HARDWARE

Saiba quais são os principais componentes de um PC Gamer

Está querendo montar um PC Gamer ou dar uma melhorada no seu? Acompanhe nossas dicas, saiba quais são os principais componentes na hora de montar um computador para jogar.

Novos jogos são lançados todos os dias e para que você possa curtir os últimos lançamentos com todos os recursos disponíveis, montamos uma lista com 9 componentes que você precisa entender para montar um PC que vai rodar tudo!

Para escolher as melhores opções, é preciso prestar atenção nos modelos das peças, capacidade de armazenamento, velocidade e desempenho.

1. Placa de vídeo

As placas de vídeo são essenciais para rodar os jogos com a melhor qualidade de gráficos. Esse é um dos componentes em que vale a pena investir mais para ter o melhor.

A placa de vídeo é responsável por processar os dados gráficos e transformá-los em informações visuais na tela do PC. Quanto maior for a quantidade de cenas e mecanismos de ação, simulação e efeitos especiais do jogo, melhor deve ser o processamento gráfico.

As melhores placas de vídeo são as dedicadas, independentes do sistema do computador, elas contam com uma memória específica. Se você não precisa de tanto desempenho, uma placa de vídeo integrada à placa-mãe do PC pode estar de bom tamanho.

As placas de vídeo integradas já vêm com a máquina. Contudo, é preciso certificar-se da compatibilidade com outros componentes da máquina e saber que, como usam a memória RAM do próprio computador, acabam diminuindo o desempenho dos jogos.

foto em close de placa de video rtx 3060

 

2. Processador

Escolher bem um processador é muito importante para jogar com qualidade e sem stress. Ele é responsável por receber os dados e enviá-los aos dispositivos de saída.

Hoje, existem duas marcas que dominam o mercado de processadores. A Intel e a AMD. Os processadores da Intel tem melhor performance, mas ocupam mais espaço e têm um custo mais elevado. Já os processadores da AMD entregam um menor desempenho, porém sem ocupar muito espaço.

Outros pontos a serem considerados na escolha do processador são:

  • O número de núcleos: um PC Gamer precisa de pelo menos 4 núcleos para rodar bons jogos. Porém, a quantidade de núcleos não significa necessariamente melhoria de desempenho, é preciso que todos os componentes estejam “em harmonia” para extrair o melhor de cada um.
  • Frequência do processador: a frequência é medida em Giga Hertz (GHz). Se um processador tem capacidade de 3,2GHz, significa que a peça consegue processar 3,2 bilhões de operações por segundo.
  • Memória cachê: é a parte do processador responsável por armazenar os dados que são frequentemente utilizados pelo processador, para agilizar o seu funcionamento quando requisitado. Quanto maior a memória cachê, melhor, pois a produtividade da máquina aumenta, além de diminuir o consumo de energia e baixar a temperatura do processador.

Inclusive, você pode considerar tudo isso na hora de fazer um upgrade na sua máquina!

foto de processador intel instalado na placa mãe

 

3. Memória RAM

A hora de escolher a memória RAM é uma das mais importantes. Afinal, esse é dos componentes mais complicados de se entender. Existe uma infinidade de modelos no mercado, e na hora de escolher a sua placa de memória RAM fique atento à: capacidade, DDR e Latência.

Capacidade

É o principal atributo desse componente, a capacidade de armazenamento de dados. Os módulos variam entre 2 e 32 GB, sendo que os modelos de 4GB e 8GB são os mais comuns em computadores para jogos.

Memória DDR3 vs DDR4

As memórias DDR são o tipo de componente presentes na maioria dos PCs de hoje em dia. A principal diferença entre os dois tipos está na frequência, ou, na quantidade de ciclos para processamentos de dados realizados por segundo.

O padrão DDR3 é mais antigo, lançado em 2007 e opera nas frequências de 800, 1066, 1333, 1600, 1866 e 2133 MHz.

A geração seguinte, a memória RAM DDR4, é padrão para computadores desktop hoje em dia e roda nas frequências de 1600, 1866, 2133, 2400, 2666, 1933 e 3200 MHz.

memoria ram neologic ddr4

 

Latência

A latência indica quantos ciclos são necessários para ler tipos específicos de informação. Quanto mais rápida a memória RAM menor o valor de latência, já que uma menor quantidade de ciclos serão necessários para processar as informações.

Voltamos a lembrar que, para ter um bom desempenho, você precisa montar o seu PC Gamer pensando na compatibilidade entre as peças.

4. HD ou SSD

Os SSD são a “evolução” do HD. Ambos têm a função de armazenar os dados em sua memória não-volátil, ou seja, os dados são mantidos mesmo que a máquina seja desligada.

No caso do HD, os dados são gravados em disco magnético que necessita de leitura óptica, como CDs e DVDs.

O SSD tem a mesma função do HD, mas o armazenamento e leitura dos dados é feita por componentes eletromecânicos, tornando seu funcionamento completamente silencioso. Ele também consome menos energia e não esquenta tanto, porém a capacidade de armazenamento é bem menor que o HD, além de ter um elevado custo no mercado.

Os SSD estão substituindo os HD por conta da velocidade e da migração do salvamento de arquivos em memória para a nuvem, sem necessidade de comprometer o desempenho do computador por conta de arquivos guardados na memória.

pessoa segura hd e ssd em cada mão

 

5. Placa-mãe

Todo mundo já ouviu falar da famosa placa-mãe do computador, mas nem todo mundo sabe a exata função dela.

A principal característica da placa-mãe é conectar os componentes fundamentais para o funcionamento do PC, como os que já citamos aqui: memória RAM, placa de vídeo, processador etc.

Por isso, o primeiro ponto a considerar na hora de escolher a sua, é a compatibilidade com os outros componentes. Conheça os modelos dos soquetes e conectores do seu PC para não errar na escolha.

Para saber se a placa de vídeo é compatível com a placa-mãe é preciso observar a velocidade da placa e o slot, informações que você encontra no manual de fabricação do componente.

As placas-mãe geralmente possuem diversas entradas SATA para conexão de componentes, inclusive HDs extras, se for o caso. Se você optar pelo SSD, garanta que a placa-mãe tem entradas SATA III.

Para ter uma boa noção de qual placa-mãe escolher, busque saber quais são os requisitos necessários de cada game que você quer jogar, ou programas que você deseja usar no PC.

placa mãe gamer intel

 

6. Gabinete

A principal função de um gabinete é proteger os componentes e dispositivos internos da máquina, evitando o acúmulo de poeira e outras partículas que possam causar danos e mal-funcionamento do PC.

Mas, você também pode deixar o seu ambiente de jogo cheio de estilo e personalidade. Foi-se o tempo em que os gabinetes serviam só para proteger. Hoje cada gamer tem um PC com o seu estilo, seja de vida ou de jogo.

Para garantir que ele além de impactante seja funcional, você deve ficar atento a pontos como a refrigeração dos componentes, estrutura do gabinete, localização e quantidade de saídas — USB e HDMI — disponíveis, lugar para acomodação de cabos internos e é claro o design do seu gabinete.

gabinete gamer phantom

 

7. Monitor

Agora vamos falar um pouco dos hardware periféricos. Os monitores são fundamentais para deixar suas partidas em um nível de excelência na exibição. E o tamanho da tela não é a única variável a ser considerada.

A resolução é mais importante que o tamanho. As inovações estão cada vez mais incríveis e já tem equipamentos no mercado com tecnologia 8K, apesar de poucos jogos ainda chegarem nesta qualidade.

Um bom tamanho de tela para um PC Gamer são 27 polegadas, para jogar em full HD.

Mais uma vez, fique atento para a compatibilidade de seus componentes. Não adianta ter uma tela com resolução 4K mas uma placa de vídeo que não suporta essas características.

Se ainda estiver na dúvida, nós temos dicas práticas de como escolher um monitor gamer perfeito! Confira!

monitor gamer

 

8. Teclado

Um teclado gamer não pode ser um teclado comum, pois a dinâmica dos mecanismos de cada jogo demanda uma posição ou posicionamento específicos para melhor desempenho.

Além disso, a sensibilidade do toque, a opção de personalizar teclas tornam a experiência de jogabilidade mais prazerosa e descomplicada. A maioria dos teclados gamers também contam com teclas extras personalizáveis para você usar conforme a necessidade do jogo em questão. Veja quais foram os melhores teclados gamer!

9. Mouse

Vale a pena também, investir em um mouse gamer, pois são fabricados para oferecer excelente precisão e sensibilidade para as sessões de jogatina.

Outra característica relevante e diferencial são os botões configuráveis que deixam a experiência do jogo muito mais dinâmica e natural.

Existem diferentes aspectos anatômicos, que são outro fator determinante na hora de entrar em uma partida. Temos modelos Palm Grip, Fingertip Grip e o Claw Grip. Saiba como escolher um mouse gamer.

E aí, gostou da nossa lista? Por aqui nós damos várias dicas para você que quer saber mais sobre os PCs gamers. Por exemplo, veja nossas dicas para instalar SSD no PC!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *