Conheça a história e a evolução das placas de vídeo

evolucaoo das placas de video
ComparativosGAMERTECA

As placas de vídeo são acessórios extremamente importantes para um computador. Essa peça tem o papel de escolher qual será a qualidade da imagem que vai para tela. Seu funcionamento ocorre como uma máquina própria, onde existe uma memória e um processador responsável pelo processamento dos gráficos.

Se interessou? No post de hoje, contaremos a história das placas de vídeo e a sua evolução no mundo da computação. Ainda, mostraremos quais são os jogos que fizeram sucesso em cada fase. Não saia daí, continue a leitura e confira o conteúdo que preparamos para você!

Afinal, o que é uma placa de vídeo?

A placa de vídeo é uma das peças principais que você deve considerar ao montar um PC gamer e, normalmente, é um dos componentes mais caros.

Ao falar de games, sua funcionalidade é a de renderizar os gráficos em 2D e 3D. A sua potência é responsável pela boa execução de jogos, deixando eles com mais FPS e qualidade gráfica — que de forma resumida: deixam os jogos mais fluídos e mais bonitos.

Além disso, sua utilização também é importante em diversos programas que exigem mais desempenho do PC, como é o caso do Adobe Premiere, Photoshop, Sony Vegas e mais.

close-up do ciberespaço do circuito com luzes de neon

A história de uma das primeiras placas de vídeo: IBM MDA

A primeira placa de vídeo foi lançada com a criação do primeiro modelo do IBM PC, um computador do tipo pessoal ou doméstico lançado em 1961. IBM MDA — Monochrome Display Adapter foi o nome dado pela empresa a essa placa de vídeo que conseguia exibir 25 linhas e 80 colunas de caracteres na tela.

Essa placa de vídeo conseguia incríveis 4KB de memória, o que era sensacional para época. A tela tinha o suporte para exibir apenas uma cor, o verde. Mas com o passar dos anos, na década de 80, especificamente, recebeu uma atualização onde foi inserido o vermelho. Porém, o cartão só podia exibir uma das cores, e não as duas em conjunto.

Um dos principais destaques de jogos de PC da época, é o Zork: um dos primeiros do gênero aventura em formato de texto que conquistou diversos jogadores na década de 80.

close da placa de circuito com luz neon

O início das cores nas placas de vídeo: VGAs (Video Graphics Adapter)

Na geração seguinte (década de 90), com a chegada das placas de vídeo VGA, os PCs passaram a exibir mais cores em uma resolução com uma qualidade bem superior.

A Super VGA que veio alguns anos seguintes, já contava com uma gama de 256 cores e 2 MB de memória, um salto evolutivo quando comparado com as versões anteriores.

Os jogos sempre acompanharam a evolução das placas de vídeo, e nesse caso não é diferente. Na década de 90, surgiram inúmeros jogos icônicos da indústria dos games. Os mais famosos são Super Mario World, Sonic, entre outros.

A chegada do universo 3D das placas de vídeo: S3 ViRGE

Em 1995, chega ao mercado um dos componentes que marcaram a chegada das três dimensões aos computadores: S3 ViRGE. Durante alguns anos, essa foi uma das melhores placas de vídeo vendidas pela fabricante S3, onde o custo benefício alinhado com memórias eficazes, fizeram dessa placa uma dos mais rápidos aceleradores 2D do mercado.

Com um novo chip, a empresa desenvolveu uma API própria — chamada de S3D — que trazia consigo alguns recursos voltados para o 3D, como filtragem bilinear e trilinear, processamento de texturas, correção de perspectiva e entre outros.

No entanto, devido a algumas atualizações que visavam um suporte ao DirectX, a placa obteve um desempenho horrível com inúmeras falhas de renderização. Alguns desses problemas foram pilares para a placa receber o apelido de “desaceleradores 3D”.

Ah, e mesmo com esse apelido, esse componente continuou sendo uma das referências de desempenho em 2D por vários anos. Não à toa, a fabricante S3 ganhou bastante presença de mercado devido a ele.

Alguns jogos populares ganharam versões especiais para a placa, como Tomb Raider, Destruction Derby e Descente II.

Você vai se interessar por: Como instalar uma placa de vídeo no PC? 7 passos fáceis!

O início da NVIDIA ao mercado: NV1

Pouco tempo após o lançamento da S3 ViRGE, ainda em 1995, a NVIDIA entra no mercado com a placa NV1, usando processamento gráfico 2D e 3D, baseada em superfícies quadrangulares, com um processador de som de 32 canais.

Mesmo tendo um desempenho bom comparado às outras concorrentes, o modelo não conseguiu se fidelizar no mercado devido ao preço elevado que os polígonos quadrangulares obtinham.

Dentre os games 3D mais suportados pela placa durante esse período, se destacam alguns jogos como NASCAR Racing, Descent: Destination Saturn, Battle Arena Toshinden e outros.

A ATI não ficou para trás e lançou o Rage

Sem dúvidas, o ano de 1995 foi marcado por grandes lançamentos de placas de vídeo que marcaram a história.

Com a chegada do Rage II, com uma memória de 8 MB, 64-bit e 60 MHz de clock, não teve como o modelo não se destacar no mercado.

A conhecida linha Voodoo fabricada pela 3DFX

No ano de 1996, chegava ao mercado a placa de vídeo Voodoo 1, onde liderou por alguns anos o mercado de processamento gráfico. O seu desempenho abalou a concorrência, pois entregava uma performance voltada em 3D em um nível muito maior que a de outros concorrentes.

Mas, em contrapartida, a placa não tinha nenhuma função voltada para o 2D Por esse motivo, o consumidor caso comprasse o Voodoo1, iria precisar adquirir outro componente voltado para o 2D.

A 3dfx Interactive permaneceu um bom tempo liderando o mercado. Entretanto, a partir dos anos 2000 a empresa se viu em uma grande queda no ramo de placas de vídeo. E foi aí que a empresa abriu falência sendo comprada pela sua maior concorrente, NVIDIA.

NVIDIA, AMD e Intel assumem o mercado

De lá para cá, a NVIDIA, a Intel e a AMD se tornaram líderes na fabricação de placas de vídeo, onde trazem inúmeras inovações e tecnologias no ramo.

As novas placas de vídeo da Nvidia e da AMD são voltadas para games no geral, onde apostam em melhorar seus produtos entregando mais qualidade gráfica e fluidez nos jogos. Já a Intel, conta com placas fabricadas no mesmo chip que o processador, indicadas para funções básicas como trabalho.

Agora, vamos entender um pouquinho mais sobre cada uma delas. Bora lá?

NVIDIA

O Ray Tracing é uma tecnologia de ponta dos dias atuais onde utiliza “traçados de raios” para criar melhores efeitos de luz. Essa tecnologia causa grande diferença visual. Principalmente em games da atualidade, como COD Warzone, Minecraft, Battlefield 2042 e outros.

Além disso, o Deep Learning Super Sampling também é uma inovação trazida pela NVIDIA, onde a inteligência artificial é utilizada para treinar a placa de vídeo. Para isso, ela utiliza imagens renderizadas em resoluções menores, para atingir uma qualidade equivalente a uma resolução superior.

imagem ilustrativa da placa da nvidia

AMD

A AMD é uma marca focada na fabricação de placas de vídeo para games e conta com inúmeras inovações no ramo. O FidelityFX Super Resolution é uma ferramenta que utiliza o aumento de escala para impulsionar a taxa de quadros, deixando os jogos mais fluidos.

Já o Radeon ProRender, é uma inovação trazida pela AMD onde a renderização possibilita a criação de imagens hiper realistas. Os mecanismos de rastreamento e raios dimensionável usam padrões abertos do setor para aumentar o desempenho de GPUs e CPUs.

imagem ilustrativa de placa AMD

+ Radeon série RX 6000: conheça as novas placas AMD!

Intel

A Intel HD Graphics é uma linha de processadores gráficos integrados, conhecidos como placas de vídeo onbord. Sua utilização é comumente indicada para uso mais doméstico. Por esse motivo, ela não é uma opção recomendada para quem busca uma boa placa para games.

Uma Intel HD Graphics é suficiente para que você assista vídeos em alta resolução, conecte seu computador a um monitor HDMI e até se aventure em games, desde que ele tenha as configurações mais simples de vídeo.

imagem da marca intel hd graphics


Esperamos que o texto de hoje tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre a história e a evolução das placas de vídeo. Se você quer se aprofundar ainda mais, confira a diferença entre uma placa de vídeo integrada e delicada.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *